Entenda a importância da análise SEO e veja como gerar um relatório efetivo

|

Você já pode ter ouvido falar em análise de SEO, algo que é fundamental para a qualidade de páginas na web.

E uma vez que para implementar melhorias e garantir o sucesso do negócio é preciso sempre estar atento a como destacar a sua marca, essa discussão se torna ainda mais importante!

Neste post iremos falar sobre a pertinência deste assunto e explicar como você pode gerar um relatório efetivo de SEO, que o ajude a nortear esforços e a atingir e medir resultados.

O que é uma análise de SEO?

A análise de SEO tem o objetivo de garantir um bom posicionamento no ranking dos motores de buscas como Google, o Bing ou o Yahoo. Através de um relatório de SEO e um conjunto de estratégias de marketing digital é possível identificar e otimizar o seu site para ser encontrado organicamente nas primeiras posições desses mecanismos de buscas.

SEO (ou Search Engine Optimization) diz respeito ao trabalho de otimização para motores de busca.

Isso porque esses mecanismos, como o Google, utilizam critérios de qualidade dos conteúdos disponíveis na internet para avaliar se eles correspondem aos termos procurados pelos consumidores e se têm qualidade para serem mostrados.

Quanto mais otimizado for um conteúdo, mais chances ele tem de aparecer no topo das páginas de pesquisa.

Com isso, maior potencial apresenta de atrair e reter leads para o negócio.

Nesse sentido, a segmentação comportamental, que agrupa perfis de cliente, e a correta definição de buyer personas, representação fictícia desses potenciais clientes, são essenciais para alinhamento das práticas de SEO — tanto ao que os mecanismos pedem quanto ao que é de interesse dos leitores, garantindo o ajuste necessário à estratégia.

exemplo de análise de seo

Um relatório de análise SEO é justamente o documento que irá compilar informações sobre os resultados dessa otimização.

Ele ajuda a descobrir se o site está performando dentro das expectativas, mostrando como se pode melhorá-lo.

Além de trazer métricas, ele ainda pode conter análises do site em geral e também de páginas concorrentes.

Objetivos da análise de SEO

O objetivo de um relatório de SEO é mostrar índices sobre o desempenho de um site ou de conteúdos veiculados sobre a marca, que sejam alvo de tráfego orgânico.

Isso ajuda a entender quantas foram as visualizações de determinada página, a distribuição da posição orgânica dela, a performance das palavras-chaves e até o número de leads gerados ou clientes adquiridos, principalmente se elas forem páginas de conversão.

Uma ferramenta como o Analytics auxilia a levantar esses parâmetros, apontando o chamado tráfego de pesquisa orgânica, por exemplo.

Por aí dá para ter uma ideia do caminho que seus leads estão percorrendo, embora ele não seja o único recurso para analisar.

Vamos falar mais adiante sobre ferramentas para isso!

A importância de produzir relatórios regularmente 

Entendendo o que é um relatório de análise SEO e seus objetivos, o próximo passo é compreender a importância de produzi-los com frequência.

Como o trabalho de marketing de conteúdo deve ser contínuo, para gerar autoridade e manter engajamento, além de boa relevância para os mecanismos de busca, os relatórios precisam sempre existir para avaliar os novos conteúdos que surgem.

exemplo de relatório de seo

Além disso, eles podem acompanhar a evolução de conteúdos anteriores, apontando quais foram mais acessados e tiveram maior potencial de resultados. As análises ajudam a entender os pontos positivos, para reforço do SEO em novas produções.

Mediante essa ação, o negócio consegue entender em que eixos mais investir para tornar a estratégia cada vez mais eficaz.

Benefícios da otimização SEO

A otimização SEO oferece vários benefícios para os negócios, começando pelo fato de aumentar as chances de um conteúdo ser visto.

Caso contrário, de nada adianta ter um texto muito bom, mas que não ranqueia, e por isso não chega até as pessoas.

Mais do que um bom conteúdo, na sua análise de SEO, você deve se preocupar bastante com a formatação e a estratégia.

A transformação digital trouxe muitas facilidades e vantagens, para as pessoas e para as empresas, que agora também podem alcançar um número muito maior de consumidores.

Por outro lado, elevou consideravelmente a quantidade de informações a que estamos expostos e a competitividade no espaço da web.

Portanto, otimizar seu conteúdo de acordo com as melhores diretrizes de SEO é fundamental para se destacar em meio às opções que os potenciais clientes têm.

Veja melhor cada benefício:

Maior captação de leads 

O SEO é fator que contribui para captação de leads, pois consegue fazer com que as páginas atraiam mais pessoas.

Mas também pode facilitar a leitura, retendo e captando um visitante, para que se torne um lead.

Melhor posicionamento nas buscas 

Apresentando correto emprego e distribuição de palavras-chaves, o conteúdo tem melhor posicionamento nas buscas.

Essa é uma vantagem inclusive para maior sensação de autoridade.

snippets da alaska

Melhor retenção de clientes

Otimizar suas páginas e seus conteúdos auxilia a reter clientes, além de gerar leads.

Páginas com relevância continuam a ser visitadas, mesmo que o cliente já comprou. Isso porque elas se tornam referências por sempre oferecerem conteúdo útil e interessante.

Maiores taxas de conversão

As taxas de conversão de visitantes a leads são maiores com bom SEO das páginas.

Ao estarem no topo, elas aumentam a probabilidade de o cliente clicar na que for mais fácil para ele e estiver à frente. 

Melhor alcance de marca

A otimização SEO, ao possibilitar que seu conteúdo se destaque, contribui para o melhor alcance da marca.

Não só por mais clientes encontrá-la, mas principalmente pela capacidade que ela tem de fazer com que mais conteúdos ranqueiem. Com isso, a marca consequentemente aparece mais vezes.

Melhor imagem da marca perante o público

Conteúdos bem ranqueados auxiliam na credibilidade da marca e encorajam o lead a aprender.

Desse modo, ele explora melhor os assuntos tratados por ela e há espaço para educar o público a respeito do valor agregado das soluções.

Potencialização do engajamento em redes sociais

Por meio do contato com maior número de conteúdos, mais chances o consumidor tem de fixar a marca em sua mente.

Assim, se lembra dela com maior facilidade, interage e a reconhece em outros canais e situações, como nas redes sociais.

Site com melhor desempenho

Otimizar um site de acordo com as boas práticas de SEO faz com que ele seja mais eficiente, mais rápido e com navegação acessível

desempenho do blog

Experiência mais agradável para o usuário

Um site otimizado para SEO oferece melhor experiência para seu usuário.

Isso porque tais melhorias contemplam também atributos além do texto, como alt, tamanho de imagens, meta-description e tags, que contribuem para leveza e leitura mais intuitiva.

Redução de custos 

Ao optar por conduzir adequadamente a otimização, uma empresa consegue reduzir custos.

Eliminando ações menos eficientes e investindo no que realmente vale a pena, ela evita gargalos com outras medidas que não trazem resultado.

Como analisar o SEO de um site?

Tendo esses aspectos em vista, veja quais são os pilares de um bom relatório de análise SEO e o que nele deve ser analisado:

  1. Tráfego

Um relatório de SEO precisa primeiro analisar o tráfego e a origem dele.

As pessoas basicamente chegam a um site ou por meio do conteúdo orgânico ou por meio de ações de performance, como anúncios e mídia paga.

Então, uma das funções do relatório deve ser apontar em qual proporção isso vem ocorrendo, para que se possa equilibrar adequadamente as estratégias de marketing.

A partir desse conhecimento, são ampliadas as oportunidades de investir nos meios que mais estão trazendo retorno para a empresa.

exemplo de análise de tráfego
  1. Ranqueamento

Outro fator que precisa ser observado na análise de SEO é o ranqueamento. E esse ponto tem dois significados.

É preciso avaliar como sua página ranqueia, mas também o conjunto de palavras-chaves mais buscadas.

Por isso, fazer um levantamento dos termos de procura que estejam relacionados ao seu produto ou serviço é uma base importante para melhorias.

  1. Desempenho dos conteúdos

A análise SEO abrange o desempenho dos conteúdos.

Nesse contexto, procura verificar se o conteúdo tem boa legibilidade, se o tamanho das frases não ultrapassa o aceitável, se as palavras de transição são usadas adequadamente e se o texto tem um bom resumo.

Em um segundo momento, avalia também qual foi o tempo de leitura e o nível de interação das pessoas com ele, bem como acessos, o que indica que ele despertou maior interesse dos consumidores.

desempenho de conteúdos
  1. Saúde do site

Uma análise de SEO adequada preocupa-se com a saúde do site como um todo.

Várias páginas, inclusive as institucionais, podem passar por melhorias para ranquear melhor.

Com bom investimento em otimização, é possível adaptar o uso de keywords (palavras-chaves) e aumentar o valor do tráfego orgânico, elevando as chances de sucesso do site e da empresa.

Perfil de backlinks

Na análise SEO, o perfil de backlinks merece bastante atenção. Os backlinks são os hiperlinks criados de uma página a outra

Quando um texto tem links externos, seu desempenho pode melhorar, pois traz referências e fontes confiáveis sobre um assunto.

Da mesma maneira, se sua página é citada por outra, há um ótimo indicador de relevância para ela, o que também pode gerar maior tráfego.

exemplo de relatório de backlinks

Como medir SEO: Definindo indicadores

Para a elaboração de uma análise SEO bem estruturada, é preciso definir indicadores claros.

As métricas ajudam a mensurar e a quantificar resultados, bem como a estabelecer novas metas.

Elas contribuem também para que se possa tomar decisões baseadas em dados. E verificar se os objetivos estão sendo atingidos.

Em uma análise, algumas das principais métricas de SEO que podem ser olhadas são:

  • O tempo de duração médio de cada sessão do site
  • A quantidade de páginas por sessão acessadas por um visitante
  • O volume do tráfego orgânico
  • O índice de conversão (quantas pessoas preencheram campos com contato)
  • As taxas de clique

As 4 melhores ferramentas para você gerar relatórios na sua análise de SEO 

1) Google Search Console

O Google Search Console é o mais recomendado para o seu relatório de SEO.

Ele oferece excelentes recursos para ajudar na análise SEO, pois permite inclusive monitorar todos os sites externos que apontam para o conteúdo.

2) SEMRush 

O SEMRush é a segunda ferramenta queridinha dos profissionais de SEO.

Ele é a melhor opção para trabalhar com análise SEO, por disponibilizar formas de fazer pesquisa competitiva de palavras-chave, criar links e seguir rankings.

3) SEO Analyzer 

O SEO Analyzer é prático e por meio da inserção da sua URL você obtém um relatório rico.

Ele aponta os erros que as páginas apresentam e indica o passo a passo para que você possa melhorá-las.

4) Crazy Egg

O Crazy Egg oferece a possibilidade de fazer análise de comportamento dos visitantes do site, trazendo insights para o SEO.

Ele auxilia a fazer mapeamento de calor, que é análise de onde houve mais atividade dos visitantes.

Planejamento de SEO: dicas rápidas

Planeje

Para começar a escolher uma ferramenta para elaborar relatórios, analise as necessidades e as condições de sua empresa.

Avalie o ciclo de vida do consumidor (CLM), composto também por fases como segmentação, aquisição e conversão e descubra que indicadores mais te ajudariam a ajustar esses processos.

Assim, você estabelece o tipo de recurso crucial em sua tomada de decisões e consegue até pensar num processo de branding que ampare o fortalecimento da marca em paralelo.

Pesquise

Em seguida, para sua análise de seo ser certeira, pesquise mais a fundo as opções existentes no mercado.

E imagine como as funcionalidades de cada uma delas podem contribuir para o ajuste de seu SEO e seu inbound, de acordo também com suas metas, a proposta de valor de seus produtos e sua estrutura de negócio.

Conheça

Procure referências sobre as ferramentas, além de informações sobre elas.

Conheça a opinião de outras empresas que já utilizaram e os resultados que elas apresentaram.

Experimente

Por fim, faça um teste. Implemente uma das ferramentas em seu ambiente e veja se consegue se adaptar a ela.

Analise o que muda na vida de sua empresa após essa implantação.

Caso queira, alterne a ferramenta antes de bater o martelo.

Este conteúdo te ajudou a entender a importância da análise SEO e o que a compõe?
Precisa de auxílio para fazer mais pelo seu marketing?

A Alaska é especialista em marketing digital e pode te dar a força que precisa. Conheça nossos serviços!

CTA-Materiais-Gratuitos