As redes sociais mais usadas em 2020: as 20 tendências que você não pode ignorar

marketing-digital-40

Entenda quais as redes sociais mais usadas em 2020 e ainda descubra todas as tendências do ano para você aplicar na sua empresa.

As redes sociais são canais que há algum tempo fazem parte do planejamento de marketing das empresas.

Isso porque, por meio delas, é fácil atingir seu público-alvo, tendo em vista que o Brasil é o segundo país no ranking de utilização das redes, perdendo apenas para Filipinas.

No último ano, 10 milhões de novos usuários brasileiros ingressaram neste tipo de site, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Por isso, conhecer e entender as tendências das redes sociais em 2020 é fundamental para suas ações e estratégias de marketing digital. 

Entendendo melhor essas plataformas e suas tendências, você faz um planejamento mais preciso e não gasta recursos inutilmente. Além de ser um bom diferencial em relação a sua concorrência.

Por isso, separamos as tendências das redes sociais mais usadas em 2020 em um guia descomplicado.

Quais foram as redes sociais mais usadas em 2019?

Antes de mais nada, é importante rever quais foram as redes sociais mais usadas pelos Brasileiros em 2019.

Vamos lá!

1) Youtube

Sim, o Youtube passou o Facebook em 2019! 

A plataforma de vídeos se tornou a rede social mais usada pelos brasileiros com 95% dos internautas presentes por lá.

2) Facebook

Na segunda posição no ranking brasileiro, a rede social tem mais de 2,2 bilhões de contas ativas no mundo, sendo 130 milhões brasileiras.

3) Whatsapp

Praticamente todas as pessoas que têm um smartphone no Brasil possui o whatsapp – mais precisamente 89% dos internautas. 

4) Instagram

Em quarto lugar está o instagram, onde tem a possibilidade de postar fotos, vídeos e Stories.

5) Facebook Messenger 

O facebook messenger é mais que um app de mensagens, pois ele tem a função dos Stories, além de ter recursos interessantes para as empresas como respostas inteligentes e bots. 

6) Twitter

Rede social muito usada para comentários e debates do que os usuários estão assistindo na TV, postando opiniões sobre a programação televisiva como reality shows, noticiários, jogos de futebol, novelas, séries, etc.

7) Linkedin

Usada por muitas empresas para recrutamento de novos colaboradores, o Linkedin é focado em contatos profissionais.

Por meio dele é possível fazer conexões profissionais e discutir sobre vários temas do seu segmento de mercado.

8) Pinterest

O Pinterest é uma rede social que serve como mural de referência para os usuários. 

Você pode criar pastas para guardar inspirações, assim como fazer upload de imagens.

9) Skype

Versão renovada do MSN Messenger onde é possível utilizar para realizar chamadas de vídeo e voz, gravar as chamadas, enviar mensagens e arquivos pelo chat.

10) Snapchat

Aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto com a proposta de conteúdos que desaparecem depois de 24 horas de publicação. 

Todas as tendências de redes sociais em 2020:

1) Likes continuam perdendo sua importância

A quantidade de likes do Instagram já foi ocultada para que os usuários possam focar mais no conteúdo do que em apenas números.

Engana-se quem pense que isso se deu apenas pensando na saúde mental ou experiência do usuário. Essa também é uma forma de beneficiar os anúncios pagos.

A questão é que métricas de vaidade estão perdendo cada vez mais espaço. As pessoas já entenderam que o importante é analisar os indicadores relevantes para o sucesso da empresa.

2) Engajamento é mais relevante do que nunca

Se as métricas de vaidade deixou de ser importante, o engajamento ocupa o seu lugar e se torna realmente importante para as marcas.

No marketing, temos os algoritmos das redes sociais ao nosso favor, que a medida que evoluem cada vez mais, passam a mostrar tudo aquilo que é verdadeiro.

Por isso focar na produção de conteúdos realmente relevantes para seus usuários possui melhores resultados.

3) Comunidades ganham espaço 

As empresas precisam começar a olhar para os grupos das redes sociais.

Grupos costumam ser um lugar onde você pode encontrar consumidores que estão dentro do perfil que você busca. Tanto para eles se transformarem em seus comprados ou até para você fazer algum tipo de pesquisa e entender melhor o comportamento de determinadas pessoas.

Só no facebook o número de pessoas fazendo parte de comunidades é maior que um bilhão.

Alguns dados mostram que o tempo médio de um usuário em grupos e comunidades é de 20 minutos e 90% das conversas online sobre serviços e produtos são de responsabilidade desse tipo de canal.

Essa é uma estratégia ótima para quem precisa alcançar determinados segmentos.

4) Vídeo continua sendo altamente eficaz 

Os vídeos continuam sendo o formato mais relevante quando se trata de redes sociais. Essa é uma estratégia ótima para quem precisa alcançar determinados segmentos.

Dados mostram que, no Instagram, esse tipo de formato recebe 38% a mais de engajamento e duas vezes mais comentários que uma foto.

5) Redes sociais com mais recursos para o marketing

A experiência de usuário deve ser a base de todas as estratégias digitais das empresas.

Utilizar as redes sociais para facilitar que o seu serviço e produto fiquem mais próximos do consumidor é essencial, como por exemplo, vendas pelo facebook messenger ou pelo próprio direct do instagram.

6) Conteúdos temporários possuem mais destaques

Conteúdos temporários como os Stories do Instagram ou Facebook, Status do Whatsapp ou até o SnapChat são exemplos de conteúdos temporários.

Nos próximos anos, a tendência é que este tipo de conteúdo faça ainda mais sucesso por serem rápidos e excelentes para gerar engajamento. 

E aproveitá-los para sua estratégia de marketing é ótimo.

7) Sua marca ter uma voz não é mais opcional

O objetivo de criar uma brand voice é aproximar sua marca de seus consumidores.

Se sua marca transmite seus valores e suas missões através da abordagem de relacionamento nas redes sociais, ela se destaca, além de ser uma maneira de criar laços e fidelização. 

Algumas pesquisas apontam que 89% dos usuários optam por uma marca que se posiciona e se relaciona bem com seus consumidores.

8) Influenciadores precisam influenciar

Os usuários estão cada vez mais atentos a comportamentos dos influenciadores digitais. 

Até porque pessoas que não são espontâneas ou falsas no momento de falar sobre marcas não são bem vistas pelos consumidores.

Os usuários estão cada vez aumentando o nível de exigência para as empresas que usam a estratégia de influenciadores.

influenciadores redes sociais

9) Menos é mais: de olho nos micro-influenciadores

Nicho em crescimento, os micro-influenciadores estão tendo muito peso como autoridade nos seus nichos de mercado.

Esse fenômeno tem acontecido porque os usuários estão em busca de se sentir relevantes e se incluírem em grupos cada vez mais seletos.

Algumas empresas já estão prestando mais atenção na qualidade dos conteúdos desses micro-influenciadores e dos consumidores que a seguem. O ROI estará mais presente nessas campanhas do que nunca.

10) Atenção para as redes sociais de nicho

Você já percebeu que a tendência está cada vez mais ligada aos nichos e comunidades específicas. E as redes sociais estão incluídas nessa.

Quando plataformas são segmentadas, elas conseguem fornecer conteúdos realmente relevante e mais aprofundado.

E redes sociais têm mais potencial de oferecer um ROI mais alto para as marcas. Um exemplo é o TikTok, a nova rede social que já tem cerca de 750 milhões de usuários. 

11) Conteúdos ao vivo já possuem mais alcance e engajamento

As lives conseguem gerar até 3x mais engajamento do que uma foto ou vídeo no feed. 

Conteúdos assim, sem edição e 100% verdadeiro, são mais bem vistos aos olhos do público, aproximando ainda mais a marca do usuário. Além da oportunidade que o usuário tem ao conseguir interagir em tempo real.  

12) Segurança de proteção de dados

Todo mundo sabe dos escândalos do Facebook sobre vazamento de dados dos usuários para marcas. Por esse motivo, as redes sociais já começaram a mudar políticas de segurança para maior proteção dessas informações sigilosas. 

A sua empresa também pode ser transparente e assegurar os usuários que as informações solicitadas serão protegidas.

13) As avaliações da sua empresa nas redes sociais

Tomar cuidado com os reviews nas redes sociais da sua empresa é um dever.

Esteja certo que seu consumidor vai buscar informações sobre sua empresa nas redes sociais antes de comprar. E ter o real cuidado de resolver avaliações ruins será um diferencial para sua marca.

Dê atenção para as avaliações positivas, aceite e responda as críticas ruins se tiver. Ter uma boa postura nesses casos pode evitar uma crise e até ter a oportunidade de melhorar o seu produto e serviço.

 14) A Realidade Aumentada nas redes sociais

Que os stories já são tendência há algum tempo todo mundo sabe. Mas você já pensou em criar uma animação de realidade aumentada nos stories da sua marca? 

Além de criar uma experiência super bacana com os usuários é uma forma de atrair a atenção de novos seguidores. 

15) Não ignore o twitter!

O twitter sempre foi uma rede social ótima para gerar engajamento dos usuários com sua marca através de conteúdos virais.

E em 2020 ele ainda continua forte com algumas tendências como as threads – sequências de tweets explicativos sobre determinado assunto. 

16) Esteja atento nas notícias pelas redes sociais

Você sabia que a metade dos usuários que utilizam a internet ficam sabendo sobre as notícias nas redes sociais? 

Pensando nesses dados, a sua empresa pode utilizar notícias relacionadas ao seu mercado nas redes sociais, gerando uma maior interação e engajamento com seu público. 

 17) Vendas através das redes sociais: simples e fácil

Redes sociais como Facebook e Instagram já possuem funcionalidades para compra e venda de produtos. 

Isso facilita para o usuário comprar da sua empresa, bastando um clique, aumentando a taxa de conversão. 

18) Rede sociais como mecanismo de busca

A busca por produtos ou serviços nas redes sociais tem crescido.

Nos mercados da América Latina, África e Oriente Médio a busca tem sido até mais frequente do que no próprio Google.

Por isso é importante postar conteúdos com tags que facilitam os usuários a descobrirem o seu post. 

19) Bye bye alcance do Facebook e Instagram

Essa é uma tendência ruim, mas o alcance orgânico do Facebook e do Instagram vai diminuir ainda mais.

Se você quer saber como conseguir bons resultados com anúncios nas redes sociais, temos um artigo que explica como.

20) Inteligência Artificial nas redes sociais

Usar a automatização para se relacionar com seus usuários é uma tendência excelente para ser mais eficiente para seu público.

Os chatbots conseguem oferecer respostas personalizadas, rápidas e objetivas para as dúvidas dos usuários, garantindo uma boa experiência com sua marca.

Pronto para aplicar as tendências de redes sociais em 2020?

Agora que você já sabe todas as tendências de redes sociais de 2020, está na hora de aplicá-las na sua empresa.

Um conselho é primeiramente escolher e priorizar as que mais tenham a ver com seu público-alvo.

Como você notou, hoje em dia as empresas precisam facilitar a vida dos usuários através de uma boa experiência de consumo e boa experiência com a marca em si.

Depois que aplicar suas estratégias me conta o que deu certo e como estão os seus resultados, combinado?

marketing-digital-40

Sobre o Autor

Mariana Bueno
Mariana Bueno

Curiosa por natureza. Sedenta por constante inovação e evolução de negócios. Delicadamente desastrada, baixinha com espaço enorme para bons conteúdos e as boas cervejas da vida.

marketing-digital-40

AUMENTE SUAS VENDAS 🔥

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades de Growth Marketing!

Assine a Newsletter: