Backlinks: por que são importantes para sua estratégia de SEO?

|

Você sabe o quanto os backlinks são importantes e fazem a diferença para o rankeamento SEO de um site?

Basicamente, o backlink é uma alternativa bastante reconhecida e considerada pelo próprio Google para posicionar um conteúdo na primeira página de busca.

Entre tantas vantagens em incluir os backlinks como parte da estratégia de conteúdo e de crescimento da marca, está também a redução nos custos financeiros que são investidos no marketing digital, pois com a estratégia de ancorar o link do seu site em outro domínio, cria-se o processo de economizar com o Google Adwords e investir em tráfego para o site de forma orgânica.

Ficou com dúvidas sobre como os backlinks podem ajudar na redução dos custos? Nós explicamos!

Quando uma pesquisa é feita no navegador do Google, por exemplo, além dos conteúdos bem rankeados, aparecem também os resultados dos anúncios do Google. Os anúncios são os primeiros resultados que surgem na página de pesquisa.

Certamente a sua empresa já deve ter adotado como parte da estratégia de divulgação e de crescimento da marca a compra de links patrocinados.

Os links patrocinados ajudam a posicionar produtos e conteúdos, mas quando se investe em estratégias de SEO para que a página tenha um posicionamento de forma orgânica (sem a compra de links patrocinados) a empresa não só reduz os custos como também ganha mais credibilidade com o próprio Google, afinal, estar na primeira página sem precisar investir dinheiro é sim, um grande sinal de relevância.

E entre as estratégias de rankeamento SEO, estão os backlinks que contribui diretamente para esse posicionamento e para o aumento da autoridade diante do grande Google.

Para entender melhor como inserir os backlinks na sua estratégia de marketing, basta continuar a leitura desse post, pois você vai entender tudo o que é necessário para criar o rankeamento de forma orgânica.

Podemos entender o backlink como uma indicação, que perante o Google, terá bastante peso na hora de decidir se o seu site ou página realmente merece estar entre os primeiros resultados de busca.

Indicar um conteúdo ou outra página que é de fora do seu site é fazer um backlink. Ter outros sites indicando o seu conteúdo através de um link que leve o leitor a uma página do seu site também é backlink.

A troca de link entre sites faz com que os mecanismos de buscas vejam o seu conteúdo como relevante, afinal, outras páginas também o estão recomendando.

Mas, antes mesmo de prosseguir com mais informação sobre o que é o backlink, é importante esclarecer que essas indicações precisam ser de qualidade, ou seja, não adianta sair por aí fazendo troca de links com outros sites de forma desenfreada.

O algoritmo dos mecanismos de busca, principalmente do Google, já se atualizou o suficiente para entender e identificar quando as suas políticas estão sendo burladas.

Dito isso, podemos seguir com essa metodologia de marketing digital que contempla os backlinks e seus benefícios para o rankeamento orgânico.

Receber backlinks de outros sites influencia não só nos mecanismos de buscas, como também no engajamento orgânico, no valor percebido e em suas respectivas relações com a jornada do usuário.

backlinks

Além disso, outras consequências positivas são ativadas para a estratégia:

Fator de classificação

Ainda que existam outros buscadores na internet, o Google ainda é o maior e o principal mecanismo de busca do mundo. Aos olhos dele, um site que recebe e que sabe usar corretamente as estratégias de backlinks merece estar entre as páginas com uma boa classificação.

Conseguir backlinks de outros sites é conseguir estar entre os principais fatores de rankeamento do Google. A aquisição de backlinks gera três benefícios principais:

Autoridade de marca

Voltando ao exemplo de que backlinks são como indicações online, pense que quanto mais indicações o seu site receber, melhor vai ser a autoridade que a sua marca vai exercer perante o seu público e perante a internet.

Se, por exemplo, um possível cliente que está fazendo pesquisas para encontrar o melhor produto para solucionar a sua dor encontrar links em sites de confiança que esteja direcionando para o seu site, automaticamente esse cliente vai passar a ver a sua solução e a sua marca com mais relevância e autoridade.

Além disso, o próprio domínio do site passa a ter mais relevância e autoridade com os backlinks recebidos.

Otimização do tráfego

Os backlinks contribuem diretamente para as condições favoráveis de mais visitas no site, pois se a página que estiver direcionando links para o seu site fizer um posicionamento atraente para o seu conteúdo, a chance de mais pessoas chegando até o seu conteúdo é grande.

Por todas as vias, trabalhar com backlinks é planejar e estruturar ações assim como é feito com o funil de vendas. Assim, cada vez mais a marca ganha autoridade e relevância diante dos mecanismos de buscas e também do público em geral.

Agora que você já sabe o que é um backlink e como ele pode trazer bons resultados para as estratégias de marketing digital e consequentemente para todas as redes sociais, é importante entender as variações que existem dentro do conceito de backlink.

Além dos links que são usados para direcionar outras pessoas para o seu site, existem também outras formas de usar o poder dos links na sua estratégia digital.

Talvez, você já até tenha usado alguma dessas ações em seu site ou conteúdos:

Os links nofollow tem, na verdade, um papel contrário ao que você leu até aqui, pois o objetivo dele é dizer ao Google que um link específico não tem relevância ou autoridade.

Usado como um atributo em HTML para alterar a URL, essa forma de link é geralmente usada em casos, onde um conteúdo precisa citar uma fonte, mas que não é necessariamente relevante ou confiável.

Ao inserir o nofollow na URL, o link passa a ficar assim:

<a href=”https://www.exemplo.com/” rel=”nofollow”>isso é um link nofollow</a>

Essa alteração indica ao Google que sua página não tem uma relação com o link indicado.

Diferente do link anterior, o dofollow passa autoridade e diz aos mecanismos de buscas que esse link é de qualidade.

Quando você indica outro site através de links durante o seu conteúdo ou recebe essa indicação de outros sites, o Google vai entender que o conteúdo indicado é relevante.

Então, não existindo a alteração na HTML com o nofollow, o backlink utilizado já é um dofollow.

O link juice é o compartilhamento de autoridade entre o seu site que está indicando outro conteúdo através dos links e também acontece o inverso quando um site cria backlinks para você.

Resumidamente, o juice é a parcela de otimização de rankeamento que cada link envia para a página de destino programada.

Root Domains

É a quantidade de domínios que está criando backlinks para a sua página.

Então, vamos imaginar que você tenha um parceiro que está sempre direcionando links para o seu site, para o Root Domains, o que será contabilizado é um domínio, independente de quantos links esse parceiro fez para o seu site.

Low Quality

Quando falamos lá em cima que os backlinks precisam ser feitos com qualidade, era desse ponto que estávamos falando.

Também conhecido como links de baixa qualidade, essa categoria indica os links de páginas de baixa qualidade e que são consideradas suspeitas ou de spam.

Receber backlinks é super importante, mas se esse link vem de sites com baixa reputação, então, o efeito pode ser o contrário e resultar em queda de autoridade, rankeamentos orgânicos entre outros malefícios.

Esse é provavelmente o tipo de link mais comum e mais utilizado. Aqui, estão os links que são inseridos durante o conteúdo ou em páginas do site e que direcionam para espaços no próprio domínio.

Os links internos são essenciais nas estratégias SEO e contribui muito para que o leitor continue navegando e conhecendo outros conteúdos, por isso, o apontamento de links internos deve ser feito de forma estratégica. 

Textos âncora

O texto âncora é o conteúdo usado na estratégia que vai receber todos os links referentes a uma palavra-chave.

Usar os links internos associados a um texto âncora é ótimo para criar autoridade e classificar conteúdos para termos específicos de buscas. Criar o texto âncora é criar pontos com o rankeamento orgânico do Google.

Entender a função e as variações dos backlinks é importante para que a estratégia SEO, incluindo os links, sejam pensadas de forma ampla e que sejam consideradas todas as alternativas.

Usando os recursos do backlinks você consegue dizer e mostrar ao Google que o seu domínio e o seu conteúdo tem relevância, assim como incluir a sua empresa no Google meu negócio também mostra isso.

Depois de ver o quanto os backlinks são benéficos para ganhar destaque e autoridade nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas, muitas pessoas entram na ilusão de que alcançar os melhores números usando os backlinks é uma ação instantânea.

Mas, na verdade não é, pois, diferente das ações do YouTube Ads ou dos links patrocinados que apresentam resultados imediatos com o posicionamento nos primeiros resultados do Google, trabalhar com os backlinks exige paciência.

Considerar o uso dos backlinks é entender que essa estratégia requer investimento de tempo e de planejamento para dar resultado.

E por parecer uma estratégia que traz resultados instantâneos é que existem muitos mitos em torno da criação dos backlinks. 

Para evitar ser enganado por eles, conheça os mitos mais comuns:

Visto que existem diferentes tipos e formas de se usar o link, é importante colocar na balança que a qualidade é sempre mais importante do que a quantidade.

Uma página pode até receber muitos backlinks, mas se eles forem em sua maioria de nofollow, ou pior, através de spam que são deixados em comentários de outros blogs, pode ter certeza que você não vai querer ter esses números na conta.

Considere e priorize sempre a qualidade ao invés da quantidade.

Assim como cogitar a compra de seguidores nas redes sociais não é uma boa estratégia, a compra de links também não é.

Importante dizer também que a compra de links ou a troca da indicação por produtos gratuitos são ações que vão contra as diretrizes webmasters do Google.

Portanto, ao pensar em criar estratégias de rankeamento utilizando os backlinks, retire totalmente do plano a hipótese de fazer a compra desses links.

Houve um tempo em que a compra de links se espalhou pela internet e desde que o Google passou a penalizar essas atitudes, criou-se o mito de que ter muitos links era motivo de penalização.

A verdade é que se os links forem de qualidade e se não existir a violação das regras do Google, você não tem com o que se preocupar. 

Usar os backlinks como parte da estratégia de conteúdo, de rankeamento e de autoridade da marca é um trabalho que precisa ser constante e estar sempre em evolução.

Quando outras páginas da internet passam a referenciar o seu conteúdo e o seu domínio, toda a cadeia digital passa a ver a sua produção de conteúdo e a sua marca como referência.

Além disso, a troca de links de qualidade com sites de boa presença e classificação no Google, permite que o seu conteúdo seja encontrado por diferentes públicos que podem vir a se tornar consumidores fiéis dos seus conteúdos e possivelmente dos seus produtos e serviços.

A estratégia de backlinks é uma estratégia atemporal que seguirá refletindo bons retornos e visitas para o seu domínio ao longo do tempo.

Veja na lista de links as abordagens que mais combina com a sua estratégia, fuja dos mitos e construa uma visibilidade orgânica com os links.

A Alaska Marketing é especialista em marketing digital e está apta a dar consultorias para orientar a sua empresa na criação e na implementação da estratégia de backlinks.

CTA materiais gratuitos