Brand voice: entenda o que é e qual a importância deste conceito

|

Neste artigo vamos entender o significado Brand Voice, qual a sua importância dentro das estratégias do marketing digital e também veremos alguns cases de sucesso.

Os principais objetivos de um empreendedor atualmente devem ser a fidelização de clientes e fazer com que sua marca se torne relevante no mercado digital.

Portanto, criar estratégias de comunicação de sua marca com seus clientes é de suma importância, e é nesse momento que compreender o significado de Brand Voice se torna fundamental.

Neste mundo globalizado e com a tecnologia tão avançada, se destacar no meio dos concorrentes é um enorme desafio para as novas empresas.

Além disso, os clientes se tornaram extremamente exigentes e buscam, cada vez mais, por conteúdos que os impactem. Devido a esse motivo, a fidelização se tornou algo muito difícil e complexo.

Porém, existem formas de contornar essa dificuldade, uma delas se dá através do Inbound Markerting, que pode ser definido como uma estratégia de marketing digital onde se cria materiais relevantes para cada etapa do funil de vendas, fazendo assim com que o cliente tenha a sua empresa como uma referência no setor em que ela atua.

Para melhorar ainda mais essa estratégia surgiu o Brand Voice, que consiste em definir um tom de voz que será usado pelo Branding em plataformas de comunicação, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

Por que o Brand Voice é tão importante como estratégia de marketing digital?

Para que o cliente se sinta atingido por sua empresa, é preciso que você o conheça, para assim definir o tom de voz correto da comunicação com o mesmo, para que o relacionamento entre ele e sua marca se consolide cada vez mais.

Este é o significado de Brand Voice, a forma de comunicação de sua marca com o seu público-alvo através das redes sociais e também dos outros canais de comunicação.

Essa estratégia também é válida no que se refere a Marketing de Conteúdo, por exemplo, qual será o estilo e a linguagem usada nos textos do seu blog.

Nada de utilizar um linguajar que não seja adequado ou que vá de encontro à forma de comunicar de seus clientes, pois eles simplesmente irão embora.

Portanto, a forma de comunicação usada nas suas redes sociais, nos seus textos de blog e em outros canais, deve criar um vínculo entre sua marca e sua audiência.

Através da comunicação de valores e ideias de sua marca, os clientes ficam cientes de seu posicionamento e passam a conhecê-la e por consequência a admirá-la.

Logo, quando a Brand Voice é bem feita e planejada, a fidelização de clientes se torna eficiente e a conversão em vendas acontece com mais facilidade.

Entenda o que é Branded Content

O termo Branded Content significa “conteúdo de marca” Ele está relacionado à divulgação de conteúdo ligado diretamente do universo de determinada marca, com assuntos e temas que são de seu total domínio.

Quais os pontos positivos de acertar na produção da voz da sua empresa?

Criar a Brand Voice de sua marca ou empresa, como vimos até aqui, é fundamental, para que não haja dúvidas dessa importância, listamos abaixo alguns benefícios dessa estratégia de marketing:

1) Destaque no mercado

Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, se torna difícil ganhar destaque, uma vez que há muitas marcas, ferramentas e estratégias de divulgação.

Tanta variedade pode, inclusive, gerar certa confusão na hora de escolher os canais e formatos certos, porém, com a Brand Voice é possível conhecer melhor o seu cliente e criar a comunicação mais adequada.

Ao encontrar um tom de voz exclusivo, sua marca se destaca das demais, ganhando assim um diferencial.

2) Estratégias de marketing mais precisas

O uso de estratégias e ferramentas de marketing se torna, a cada dia, mais popular. Então, a concorrência é cada vez maior.

Segundo pesquisas, gerar engajamento e solidificar o reconhecimento da marca são dois objetivos principais de quem aplica o Marketing de Conteúdo.

Portanto, se você utiliza, dentro do Marketing de Conteúdo, a Brand Voice de forma correta, seu público se tornará engajado e fidelizado à sua marca.

Usando uma linguagem diferenciada e apropriada para sua audiência, sua marca ganhará o espaço devido dentro do mercado em que atua.

3) Aproximação com clientes

Ter a certeza de que o consumidor vai preferir a sua marca dentre as concorrentes é o desejo de qualquer empreendedor.

Com uma comunicação mais próxima e direta, o cliente se torna confiante em colocar os seus recursos na marca.

Portanto, quando se cria uma relação de confiança mútua, as chances de fidelização são enormes.

Com a estratégia da Brand Voice, o conteúdo não é simplesmente “tocado” em cima da audiência, mas sim feito sob medida para ela, visando que a mesma tenha a melhor experiência possível.

Quais os passos mais essenciais para produzir a Brand Voice?

Depois que você entendeu o conceito de Brand Voice e conheceu os benefícios de usá-la em suas estratégias de marketing digital, vamos colocar a ideia em prática:

1) Alinhe com seu público-alvo:

O seu estilo de linguagem e o seu tom de voz deve ser adequado ao seu público-alvo.

Por exemplo, não se deve usar a mesma linguagem ao se comunicar com um público jovem e em uma comunicação para um grupo de advogados.

2) Identifique uma persona:

Identificar a sua persona, nada mais é do que criar um consumidor imaginário, que contenha a maioria das características do seu consumidor ideal, pode ser chamada também de Avatar.

Quando se tem a persona bem definida, a produção de conteúdo e, portanto, as estratégias de marketing digital ficam mais assertivas e os resultados são muito melhores.

3) Defina os canais certos de comunicação:

Não tente atingir o seu público-alvo usando todos os canais de comunicação disponíveis, isso não funcionará.

Se você estudou corretamente o seu Avatar, então sabe quais são os canais que ele costuma frequentar. Foque apenas nesses meios de comunicação.

4) Produza uma tabela de tom de voz:

Produzir uma tabela de tom de voz para guiar o tipo de linguagem da sua empresa também é essencial.

Busque por 3 palavras que lembrem sua empresa e faça uma tabela com a descrição de cada uma delas – o que fazer e o que não fazer.

Isso lhe dará um norte sobre o que colocar em sua comunicação ou não.

5) Dê um toque de humanidade a sua marca:

Transmita para sua persona que sua empresa tem sentimentos, um tipo de comportamento e valores, isso é fundamental, pois as pessoas se identificam com atitudes.

Por exemplo, defenda uma causa social como o direito dos animais, ou algo parecido, isso toca as pessoas.

Mas, lembre-se, nada de hipocrisia, tenha uma bandeira de sua marca de verdade e atitudes que comprovem sua ideologia, isso atrairá seguidores e audiência para sua empresa.

6) Utilize Brand Voice na produção de conteúdo

Por fim, utilize a Brand Voice na sua produção de conteúdo e faça as adaptações necessárias de acordo com cada canal, uma vez que a comunicação via Facebook deve ser diferente da utilizada no Instagram, por exemplo.

Relação entre Brand Voice e Brand Persona

Ao criarmos uma Brand Voice é importante criarmos também um personagem imaginário que represente consumidor com quase todas as características ideais de seu público-alvo, que seria a Brand Persona, ou seja, um personagem que possa representar a sua marca.

O cliente, atualmente, quer muito mais do que apenas comprar o seu produto ou o seu serviço, ele quer também ser valorizado pela sua empresa.

Então, quando você cria uma Brand Voice e uma Brand Persona, facilita a aproximação entre o consumidor e a sua marca, e os resultados são extraordinários.

3 Passos para identificar a sua Brand Persona

  1. Qual é o seu público-alvo? Quem você está querendo atingir? Quem são os seus consumidores em potencial?

Essas 3 questões são importantes para as suas estratégias de marketing, mas também são essenciais para sua Brand Voice. Falar com sua audiência no tom de voz adequado e atrair outras pessoas para sua comunicação, irá alavancar o seu marketing.

Porém, se você não se concentrar no público-alvo que deseja atingir, poderá falar no tom de voz errado e atrair um grupo diferenciado de pessoas, que não serão seus consumidores.

  1. Neste momento, gaste um pouco de tempo, respondendo a estas perguntas:
  • Eu desejo que a minha marca faça as pessoas se sentirem ____________.
  • Eu desejo que as pessoas __________ quando entrarem em contato com a minha marca.
  • As e palavras que definem a minha marca são: _________, ___________ e ______________.
  • Eu não gosto de vozes que soam ____________.
  • Interagir com meus consumidores e com potenciais clientes faz eu me sentir ________________.

Responder a essas perguntas ajuda no seguinte ponto: se você quer uma Brand Voice verdadeira, ela será um reflexo da sua própria voz.

Dessa forma, atenção no tom que você utiliza ao preencher os espaços. É engraçado? Divertido? Autoritário? Jovial?

  1. Não se esqueça que em nossa vida, família e amigos podem auxiliar a pensar sobre nossas características. Então devemos utilizar a mesma abordagem para produzir a nossa Brand Persona.

Quais são os principais cases de sucesso da Brand Voice?

Segundo palavras de André Telles, publicitário, podemos dizer sobre a Brand Voice o seguinte:

“Brand Voice é o coração e a alma de sua comunicação. Mais do que palavras e frases específicas, a sua voz marca é o tom em que você fala ao se conectar com seu público. Lembre-se que personalidade é uma alma única e autêntica e marcas com estas características apaixonam pessoas. Sua voz pode ser amigável, professoral, informativa, divertida, mas principalmente deve ser autêntica. Os consumidores compram produtos de marcas que eles se conectam em um nível emocional, os próprios estudos de neuromarketing tem demonstrado esta questão.”

Agora que você já tem uma boa base de conhecimento sobre a Brand Voice, vamos conhecer alguns cases de sucesso do uso da mesma, muitos deles você identificará logo no início de nossa explicação, pois viralizaram na mídia e impactaram o público de uma forma sensacional.

Então, confira:

Case 1 – Nike:

Você se lembra da campanha da Nike que dizia “Just do it?”.

Bom, mesmo em países como o Brasil, que não tem o inglês como idioma oficial, esse slogan impactou o público de uma forma incrível.

Essa simples frase transmitia a ideia da marca, que era praticar esportes mesmo em condições extremas.

As propagandas têm o predomínio do preto e do branco, e as cenas são feitas a distâncias em que não se podem ver os detalhes. Tudo isso é repetido em todos os canais de comunicação da marca.

Até hoje as campanhas da empresa buscam inspirar pessoas, isso se tornou uma marca registrada da Nike, que utiliza atletas em suas campanhas e luta por igualdade racial.

Case 2 – Disney:

Quando você pensa na Disney, provavelmente vem a sua mente um mundo maravilhoso de sonhos e fantasias, não é mesmo? Isso não é à toa.

Toda a campanha da empresa é voltada para que você a veja dessa forma.

Até mesmo o Instagram da marca nos remete a um mundo de sonhos. Na sua Bio, temos a seguinte mensagem: “A mágica da Disney ao alcance dos seus dedos”.

É para dar asas à imaginação e sonhar.

Sucesso total!

Case 3 – Coca-cola:

Não podemos considerar a Coca-cola apenas como mais uma bebida, afinal, ela está há décadas no mercado e todo o marketing que é feito em cima do produto, já o levou a outro patamar.

Sua marca vem associada à felicidade, amizade, natal, valores importantes para o ser humano.

Você se lembra da campanha da marca que trazia nomes impressos nas garrafas e latas, olha só que modo mais incrível de inclusão foi colocado para o público, inesquecível, não é verdade?

Pois este é o poder da Brand Voice!

Conclusão

A Brand Voice pode ser considerada a alma e o coração da comunicação da sua marca.

O tom da voz vai além de palavras e frases específicas, mas diz respeito à maneira como a sua empresa se comunica com o consumidor, como acontece a transmissão de valores e o compartilhamento de objetivos com a sua audiência.

Dessa forma, é crucial pensar que a sua marca tem uma personalidade, para humanizar as comunicações que são repassadas e transmitidas ao público.

Tudo isso pode fazer com que os consumidores se apaixonem e se aproximem da sua marca.

Afinal, os clientes não somente adquirem um produto ou serviço por necessidade, eles também compram pela ligação a nível emocional.

Daí a importância de saber como, quando e onde falar.

Não se esqueça que saber aplicar esta estratégia de marketing exige conhecimentos e habilidades específicas. A Alaska Marketing pode ajudá-lo nessa tarefa, qualquer dúvida ou informação, clique aqui e entre em contato conosco, temos diversos materiais gratuitos para download em nosso site.

inbound marketing ebook