7 dicas para alavancar o seu e-commerce

|

Entenda como o marketing para e-commerce pode te ajudar a escalar as vendas da sua loja online.

Criar um negócio do zero não é uma tarefa fácil, e aprender a como alavancar seu e-commerce pode parecer um bicho de sete cabeças, mas é mais simples do que se pensa. 

Após a pandemia do novo Coronavírus, o número de compras online cresceu drasticamente, foram milhares de compras realizadas todos os dias, aumentando ainda mais o faturamento de marcas online e a influência do meio digital no ramo dos negócios. 

Portanto, vamos dar algumas dicas práticas para te ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce de forma simples e objetiva, tudo por meio do seu computador e celular. 

O que é um e-commerce? 

Para começo de conversa, vamos lhe situar dentro do conceito do protagonista deste texto, o e-commerce. 

Muitas pessoas ainda não estão habituadas a este termo e nem sabem o que ele significa, mas provavelmente já tiveram contato ou até mesmo compraram diretamente de um.

Um e-commerce nada mais é do que um negócio 100% digital, ou seja, uma marca que nasceu, se desenvolveu e permaneceu somente na internet. 

Hoje, tornou-se mais comum do que se pensa encontrar e-commerces espalhados por aí, são diversos negócios que comercializam roupas, acessórios, produtos de beleza e tantos outros. 

Durante a pandemia do novo coronavírus, os e-commerces foram a salvação daqueles que não deixaram o hábito das compras de lado mesmo dentro de casa. 

Por meio das lojas online, qualquer um comprava o que queria e recebia o produto na porta de sua casa. 

Isso mostra como o poder da internet cresceu e não serve mais apenas para ensinar alguém a como aplicar epoxi no chão, por exemplo. Ela se tornou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro e alavancar novas marcas. 

Um e-commerce traz diversos benefícios para os clientes e também para os empreendedores, que veem neste novo conceito a chance de realizar o sonho de ter o seu próprio negócio de forma prática e acessível.

Os benefícios de um e-commerce

Alguns dos benefícios do e-commerce para os empreendedores são:

  • Baixo custo;
  • Maior alcance;
  • Loja aberta 7 dias na semana e por 24 horas;
  • Mais visibilidade;
  • Monitoramento e resultados em tempo real;
  • Mais vendas. 

Quando se vê esses benefícios, muitos ficam com os olhos brilhando na expectativa de os conquistarem da noite para o dia. 

Mas, esses e tantos outros benefícios só aparecem após muito esforço e persistência, porém, não é uma missão impossível. 

A seguir, vamos apresentar algumas dicas que consideramos primordiais para alavancar o seu e-commerce. 

E caso você seja o tipo de pessoa que ainda não possui um, mas está pensando na possibilidade, essas dicas também podem lhe ser úteis neste começo. 

As 7 dicas básicas de marketing para e-commerce

1) Esteja presente nas redes sociais 

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são fenômenos que não saem mais do dia a dia das pessoas, são milhões e milhões de usuários espalhados pelo mundo e ativos diariamente nas diversas redes que existem. 

Por isso, estar presente nelas vai muito além de apenas entrar na onda da galera e gravar alguns vídeos para internet, estar presente nas redes sociais é uma prova de intimidade e cuidado com os seus clientes e seguidores. 

Você pode fazer publicações sobre lançamentos, mostrar a sua equipe, o seu dia a dia na empresa da marca e até mesmo os bastidores de reuniões e produções. 

Isso gera contato com seus clientes e cria um vínculo ainda maior entre empresa e consumidor. 

Independente de qual seja o seu negócio, uma marca de embalagens São José SC ou de roupas para bebês, as redes sociais são parceiras de todo e qualquer tipo de negócio que decide usá-las como meio de trabalho e divulgação. 

2) Invista em marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma das diversas estratégias dentro do marketing para e-commerce que possuem o objetivo de atrair leads qualificados para o seu negócio e aumentar a autoridade e visibilidade da sua marca dentro do mercado. 

O conceito do marketing de conteúdo gira em torno da produção de conteúdo e materiais educativos que ajudam o seu público-alvo a esclarecer uma determinada dúvida ou aprender algo novo sobre o assunto que a sua marca engloba. 

Vamos imaginar que o seu e-commerce seja de aquecedores a gás, você pode produzir um conteúdo em qualquer formato explicando onde o cliente pode encontrar uma assistência técnica aquecedor a gás

Dessa maneira, você consegue ensinar algo novo ao seu público e provar que você possui autoridade no assunto, gerando ainda mais confiança e segurança da parte deles na hora de comprar o seu produto. 

3) Defina seu público-alvo 

Saber para quem o seu produto será destinado é essencial para o sucesso de qualquer campanha ou estratégia criada dentro da sua empresa.

Definir o seu público-alvo é mais do que uma simples estratégia, é uma necessidade. 

Um público-alvo nada mais é do um grupo de pessoas que possuem as mesmas características e problemas que poderão ser solucionados através do produto ou serviço que o seu e-commerce oferece. 

Vamos supor que a sua marca forneça serviços como limpeza de grades, para definir o seu público-alvo você precisará entender qual o perfil de pessoa que procura este tipo de serviço e o que a leva a ele. 

Com isso, você conseguirá traçar uma linha de raciocínio sobre o seu cliente e assim, construir estratégias certeiras para que esse exato público conheça a sua marca.

4) E-mail marketing  para e-commerce

O e-mail marketing também é mais uma das diversas estratégias de marketing para e-commerce que visam a atração e fidelização de clientes, muitas lojas online tem essa estratégia como praxe e não abrem mão dela por nada. 

O e-mail marketing trata-se do disparos de e-mails com informações sobre a sua marca, informações essas que podem levar o usuários a retornar ao seu site e comprar um produto. 

Normalmente, esses e-mails contêm promoções, descontos, conteúdos exclusivos, newsletters ou até mesmo um pequeno recado que mostre ao cliente a importância que ele tem para a marca. 

E essa estratégia também pode ser usada para qualquer tipo de negócio, seja uma empresa de saco plástico para roupas no cabide ou até mesmo uma loja de acessórios e brinquedos para pets. 

5) Tráfego pago 

E como se não fosse o bastante poder investir em conteúdos orgânicos dentro das redes sociais, você também pode pagar para que elas divulguem ainda mais a sua marca para os usuários através do marketing para e-commerce. 

Plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e Google possuem a opção Ads, que nada mais é do que a chance de pagar para que elas mostrem a propaganda do seu e-commerce para o maior número de usuários possíveis ativos nessas plataformas.

Seja o seu negócio, uma clínica estética Taboão da Serra ou uma marca de jóias e bijuterias, os anúncios pagos por meio das redes sociais garantem ainda mais alcance, isso significa que ainda mais pessoas podem conhecer o seu trabalho. 

Essas plataformas conseguem divulgar o seu trabalho por meio de um pequeno valor e ainda por cima, filtrar as informações sobre o seu público-alvo para que a sua marca não seja apenas divulgada, mas chegue ao público certo que irá comprar de você. 

6) Tenha várias formas de pagamento 

Fornecer diversas opções de pagamentos faz com que o seu cliente sinta ainda mais liberdade na hora de comprar o quer na sua loja, porque sabe que poderá pagar da melhor forma para ele. 

Uma pessoa que procura pelo preço de mão de obra piscina alvenaria e encontra uma marca que aceita o pagamento apenas por meio do boleto bancário pode se sentir pressionado pela marca e acaba optando por outra. 

Mas, quando ele encontra diversas formas, como: boleto bancário, débito em conta, parcelamento em cartão de crédito, transferência bancária ou até mesmo o pix, que é a novidade do mercado financeiro, ele se sente mais confiante para realizar a compra. 

Por isso, dê liberdade e espaço para que seus clientes escolham a melhor maneira de realizar o pagamento do produto. 

Dessa forma, você garante mais lucro para o seu negócio e o cliente mais confiabilidade na sua marca.

7) Ofereça um atendimento de qualidade 

Erros e acidentes acontecem, disso nós já sabemos, e o cenário não é diferente quando falamos de um e-commerce. 

Muitas vezes a plataforma pode dar problema, um funcionário pode cometer um erro ou o próprio cliente pode ter comprado um produto errado. 

Quando algo desse tipo acontece, o cliente normalmente liga na empresa para resolver a questão, e neste momento é preciso contar com uma excelente equipe que forneça um ótimo atendimento. 

Por mais incrível que a sua marca possa ser, se o atendimento ao cliente não for bom, as chances dele voltar a comprar com você ou recomendar a sua marca serão praticamente nulas. 

O atendimento ao cliente possui uma grande influência na imagem e validação da marca como um todo, seja ela qual for, uma empresa de jardinagem ou um escritório de advocacia. 

É preciso contar com profissionais de marketing para e-commerce que saibam lidar com crises, apaziguar os ânimos, resolver problemas de forma prática, ter calma e, acima de tudo, empatia pelo cliente. 

Com isso, você consegue manter uma linha de debate saudável com o cliente, e juntos, acharem uma solução para os problemas de maneira em que nenhum saia no prejuízo. 

Com essa e todas as outras dicas que apontamos anteriormente, você conseguirá não só alavancar os resultados e tornar seu e-commerce de sucesso, mas tornar a sua marca um verdadeiro sucesso e referência no seu mercado de atuação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CTA-Materiais-Gratuitos