O que Ă© o Google Shopping e como anunciar a sua loja virtual com mais performance

Quando se trata de ecommerce, fica difĂ­cil nĂŁo falar sobre anĂșncios pagos (adwords) como uma alternativa a curto-prazo para crescer as vendas.

Se vocĂȘ Ă© lojista ou pretende montar a sua loja online, provavelmente jĂĄ sabe que o desempenho em vendas do seu ecommerce estĂĄ proporcionalmente ligado ao seu nĂșmero de visitantes; e nĂŁo sĂł isso, mas tambĂ©m a sua qualidade.

Afinal, de nada adianta atrair vegetarianos para uma loja de produtos para pessoas fascinadas em bacon.

É importante considerar que nada farĂĄ seus pedidos aumentarem significativamente de uma semana para a outra de forma tĂŁo eficaz quanto um investimento planejado em anĂșncios pagos, principalmente em Google AdWords, que veicula seus produtos na maior rede de busca de produtos do mundo, o Google.

Na maioria dos casos, quando falamos de uma loja nova que ainda nĂŁo possui uma audiĂȘncia prĂłpria e reconhecimento de marca, suas vendas acabam sendo totalmente dependentes de anĂșncios.

Mas calma, existe uma forma de baratear esse investimento: fazendo do jeito certo!

BÎnus: conheça as ferramentas essenciais para aumentar as vendas da sua loja

O que Ă© o Google Shopping e porque sua loja deveria usĂĄ-lo?

O Google Shopping Ă© uma forma que o Google encontrou de entregar produtos que os usuĂĄrios estĂŁo procurando no buscador, de forma organizada e eficaz.

Esses produtos são separados por nome, preço e loja em que estão disponíveis. As informaçÔes são entregues no formato de carrossel, o que torna tudo muito intuitivo.

E quer saber da melhor?

A principal vantagem de anunciar no Google Shopping Ă© que os resultados aparecem no topo do Google, antes mesmo dos anĂșncios pagos para a rede de busca.

google shopping
Se até a busca se tornou mais responsiva, imagina a importùncia que o google då para isso?

Os anĂșncios tem significativo destaque, tanto no desktop quanto em dispositivos mĂłveis – que aliĂĄs, sofreu um pequeno redesign ano passado para ficar ainda mais notĂĄvel em smartphones.

Como anunciar no Google Shopping?

Inserir os produtos da sua loja no Google Shopping Ă© muito simples!

SĂŁo necessĂĄrios trĂȘs passos e aĂ­ pronto, vocĂȘ estarĂĄ utilizando a forma de anĂșncios mais recomendada para ecommerces: usamos o Google Shopping para nossos clientes e advinha sĂł?

Em mĂ©dia, os anĂșncios de Google Shopping geram 4x mais conversĂ”es por um custo bem menor em relação aos demais anĂșncios na rede de display e busca.

Passo a passo para Anunciar no Google Shopping:

  • 1°) Configurando seu arquivo XML

A primeira coisa que vocĂȘ precisa ter em mĂŁos para começar a anunciar, Ă© um arquivo XML contendo todos os produtos da sua loja, com preço, nome, categoria e quantidade.

Se vocĂȘ utiliza uma plataforma de ecommerce, parabĂ©ns!

A maioria delas oferecem o arquivo XML prontinho para o Google Shopping. Caso sua loja não ofereça essa função, veja como criar o arquivo aqui.

  • 2°) Se cadastrando no Google Merchant Center

Com o arquivo XML da sua loja em mãos, basta seguir para o próximo passo: faça um cadastro no Google Merchant Center.

ApĂłs inserir todas as informaçÔes para usar o GMC, basta clicar em “produtos”, depois em “feeds” e subir o seu arquivo XML.

Não se esqueça de configurar o país de destino e demais opçÔes na hora de subir seu feed.

  • 3°) Integrando o Google Merchant Center a sua conta do AdWords

Agora que seu feed estĂĄ no Google Merchant Center, a sua conta do Google AdWords precisa enxergĂĄ-lo para poder criar campanhas com os seus produtos.

Para isso, vĂĄ na sua conta do Google Merchant Center, no menu suspenso do Ă­cone de trĂȘs pontos, clique em “Vinculação de contas” e selecione “Google AdWords”.

Basta digitar o ID da sua conta do Google AdWords, clicar em “adicionar” e pronto!

Agora basta acessar o Google AdWords e criar uma nova campanha do Google Shopping.

FAQ – DĂșvidas comuns

“Onde estĂĄ meu ID?”

O ID de cliente fica na parte superior de qualquer pĂĄgina do Google AdWords quando vocĂȘ estĂĄ conectado, perto do seu endereço de e-mail.

É possĂ­vel vincular vĂĄrias contas do Google AdWords a uma Ășnica conta do Google Merchant Center, e uma conta do Google AdWords pode ser vinculada a vĂĄrias contas do Google Merchant Center.

Dicas: site responsivo, otimização de anĂșncios e remarketing

ApĂłs configurar e iniciar suas campanhas no Google Shopping, vocĂȘ precisa acompanhar a sua performance.

Se vocĂȘ vende diversos produtos com um Ăłtimo custo, provavelmente terĂĄ um aumento significativo de vendas jĂĄ nos primeiros dias de Google Shopping.

Mas ainda assim, existem algumas dicas que poderĂŁo contribuir para melhorar os resultados dos seus anĂșncios.

 

site responsivo

Site responsivo melhora performance do Google Shopping

Como jĂĄ mostramos, o prĂłprio Google Shopping foi otimizado para o mobile sendo mais responsivo.

De nada adianta vocĂȘ investir em tĂ©cnicas mais avançadas de mĂ­dia paga para seu e-commerce se sua plataforma nĂŁo Ă© responsava!

VocĂȘ em primeiro lugar deve ter uma plataforma de e-commerce que se adapte a qualquer tamanho de tela. Depois deve analisar o seu caso em particular para entender se vocĂȘ necessita ter um site responsivo ou uma versĂŁo mobile!

Pesquisando, a gente encontrou essa palestra do CEO da Peça no Evento do E-commerce Brasil.

Vale a pena assistir a palestra dele se vocĂȘ deseja se aprofundar no assunto!

Otimização de AnĂșncios para melhorar a performance do Google Shopping

Aqui na Alaska nĂłs falamos muito de Marketing de Performance e Growth Hacking, e vocĂȘ deve investir muito nisso se possui um e-commerce.

O lema aqui Ă© testar muito.

Sempre documente os seus testes e certifique-se de testar as hipĂłtese uma de cada vez.

NĂŁo adianta vocĂȘ pensar “esse meu anĂșncio nĂŁo converteu em nada” e mudar tudo o que jĂĄ fez. É preciso identificar problemas e validar hipĂłteses para melhorar o resultado anterior.

Desta forma seus anĂșncios poderĂŁo ter uma melhor performance de forma contĂ­nua.

Aqui vai uma excelente lição para vocĂȘ realizar testes A/B e obter mais resultados:

  • NĂŁo use sĂł um tipo de anĂșncio!

Aproveite cada um deles pensando em cada etapa do consumidor.

Quer um exemplo?

Use os anĂșncios da rede de busca para pesquisas especificas, de preferĂȘncia cauda longa, como “tĂȘnis adidas superstar azul tamanho 40”.

Esse tipo de busca tem uma ocorrĂȘncia menor do que “tĂȘnis adidas”, mas Ă© muito mais exata, o usuĂĄrio sabe exatamente o que quer.

Aproveite para entregar isto a ele com um bĂŽnus: informe que sua loja tem frete grĂĄtis!

Trabalhando Remarketing e Google Shopping

Aproveite da rede de display para Remarketing.

google shopping
O remarketing Ă© uma função para anĂșncios muito poderosa para recuperar visitantes e vendas perdidas

Esse tipo de anuncio possui um CPC muito barato, mas a qualidade dos cliques nĂŁo Ă© lĂĄ tĂŁo alta justamente porque o usuĂĄrio nĂŁo estĂĄ procurando por nada no momento do clique.

É seu banner que está por aí, vagando em algum blog ou parceiro da rede de display.

Mas quer saber de algo fantĂĄstico?

Esse tipo de anuncio funciona muito bem como remarketing!

Use e abuse do poder de atingir usuårios que jå visitaram sua loja, e até crie campanhas exclusivas pra quem abandonou o carrinho de compras.

Caso tenha interesse em configurar o remarketing na sua loja, o próprio google adwords possui toda uma documentação para isso.

E por Ășltimo, lembre-se que se o seu website nĂŁo for responsivo, provavelmente vocĂȘ jĂĄ estarĂĄ perdendo 50% das suas futuras vendas.

Como nĂŁo depender de Adwords no longo-prazo?

Neste artigo falamos muito de Adwords e aprofundamos aqui no Google Shopping.

Mas Ă© super importante vocĂȘ ter a consciĂȘncia de que tambĂ©m precisa investir em outros canais para nĂŁo depender somente do Adwords para obter sucesso na sua loja virtual.

E-mail Marketing para E-commerces

Ao investir em responsividade e qualidade de layout para sua loja, Ă© natural que vocĂȘ comece a conquistar sua audiĂȘncia de vĂĄrias maneiras.

Uma delas é com o tråfego orgùnico através de um blog!

Com o blog vocĂȘ tem uma grande oportunidade de construir a sua prĂłpria base de e-mails, e assim, utilizar no AdWords como e-mail remarketing e tambĂ©m para envio de newsletter como e-mail marketing.

Caso queira se aprofundar no assunto, não deixe de ler essas 26 dicas de e-mail marketing.

Marketing de ConteĂșdo

O Marketing de ConteĂșdo Ă© super importante, principalmente no seu caso que possui uma loja virtual.

Conhecido também como marketing de atração, é a ideia de atrair o consumidor através de relevùncia.

Dessa forma, vocĂȘ tambĂ©m qualifica o seu pĂșblico! Aqui, vocĂȘ pode investir em materiais ricos para agregar valor ao seu produto.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro:

VocĂȘ nĂŁo acha que agregaria muito valor para a sua empresa se ao comprar um “tĂȘnis adidas superstar azul tamanho 40″ , vocĂȘ criasse uma automação para enviar para todos que compraram esse produto, um infogrĂĄfico para fazer alongamento apĂłs atividades fĂ­sicas?

Esse infogrĂĄfico pode conter exercĂ­cios focados para o joelho e mostrar o sistema de amortecimento do tĂȘnis, caso aja.

VocĂȘ entendeu o conceito nĂ©? Adicionar informação ao contexto que ele serĂĄ usado pelo seu cliente!

Esta é apenas uma opção.

Vitrine Inteligente

A Roi Hero é uma ferramenta focada em performance e tem por objetivo o aumento de engajamento, redução da taxa de rejeição, aumento no ticket médio e taxa de conversão.

Com a ferramenta – que Ă© integrada com as principais plataformas do paĂ­s – vocĂȘ pode criar vitrines que ofertam os produtos certos para o usuĂĄrio, com base nos seus gostos e visitas.

Interessou? EntĂŁo clique aqui para saber mais sobre a ROI HERO.

Aqui na Alaska estamos preparados para melhorar a performance do seu e-commerce de muitas formas, mas sempre compartilhando informação de qualidade com vocĂȘ.

Mas agora Ă© a sua vez de falar, como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco!

google shopping

O que Ă© o Google Shopping e como anunciar a sua loja virtual com mais performance
11 votos (média de 5 estrelas)

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇