Como fazer um anúncio de venda: 5 estratégias para sua campanha

|

Neste artigo você vai saber as melhores estratégias de como fazer um anúncio de venda.

E o melhor: anúncio de venda que vende!

É fato que a internet causou uma verdadeira disrupção tanto para as pessoas quanto para os negócios. E a transformação digital teve impactos muito grandes no comportamento do consumidor.

Isso levou as empresas a olharem mais de perto essa questão e a reverem suas estratégias.

Nesse cenário, repensar a importância de ter presença nos canais certos leva também a refletir: como fazer um anúncio de venda bom nesse meio online?

Para potencializar o alcance da marca, hoje não basta ter um site. É preciso ser encontrado por quem realmente esteja buscando serviços pela internet. 

Como aliados, os anúncios podem contribuir para maior conversão de leads e de clientes.  Assim, é essencial que eles tenham uma atenção especial em todo planejamento de marketing e de campanha.

Por isso, neste post iremos explicar mais um pouco sobre essas mudanças, como se posicionar em meio a elas e como fazer um anúncio de venda que cause impacto, chame atenção e tenha alto potencial de gerar resultados.

Acompanhe!

Como fazer um anúncio de venda?

Entendendo a propaganda

Para iniciar, é comum que as pessoas atrelem anúncio de venda à propaganda.

Embora cada área tenha suas conceituações específicas, inspirações em diferentes tipos de propaganda contribuem para entender o propósito dos anúncios.

O comportamento do consumidor que hoje utiliza a internet como ferramenta de busca é bem diferente do que no passado.

Hoje o consumidor utiliza bastante o online e em geral é omnichannel, ou seja, utiliza vários canais ao mesmo tempo e por isso sua atenção é disputada com diferentes conteúdos.

Logo, a necessidade dele também mudou, não só no que se refere a produtos, mas também, no que se refere à informação: agora ele busca agilidade e deseja comodidade.

Assim, a empresa precisa saber como fazer um anúncio de venda que converse com as necessidades e expectativas do consumidor. Que atraia sua atenção e consiga despertar a curiosidade e acionar mecanismos mentais que provocam uma reação nos leads.

A propaganda, nesse sentido, é um instrumento usado não só para divulgar, mas em muitos casos para trabalhar a persuasão. Assim, frequentemente ela atua com emoções, opiniões, atitudes e busca ressaltar as qualidades de um produto ou serviço.

Veja a seguir três tipos de propaganda que podem fazer parte da ideia de seu anúncio:

Propaganda informativa

A propaganda informativa tem a intenção de promover um reconhecimento de problema, uma conscientização em torno de alguma solução ou importância de determinada ação.

Em geral, ela pode fazer isso dizendo que há um serviço ou produto que possa ajudar o consumidor com uma necessidade ou desejo.

Uma das características marcantes, contudo, é comunicar a própria existência de um produto.

Ou mesmo falar de um benefício, não necessariamente esperando o retorno imediato em vendas. Por isso, ela tem um caráter mais de informação, embora esteja, de certa forma, promovendo a marca e sua visibilidade.

Por ter um tom mais leve, muitas vezes ela atrai de forma mais empática. 

Um exemplo é quando a marca projeta seu nome ou logo em uma propaganda, mas atrelando a um conceito positivo ou a algo que acredita, que está presente em seus valores: como o caso de um resort com a inscrição “no worry” ou “sem preocupação” em uma faixa de anúncio. Isso faz o cliente atrelar à ideia de relaxamento, ao benefício daquele serviço, para quando puder usufruir – e isso talvez o faça querer usufruir logo.

Propaganda persuasiva

Já a propaganda persuasiva possui elementos próprios: ela trabalha o senso de urgência, o convencimento, o impacto, o desejo imediato.

Muitas vezes utiliza um verbo no imperativo em suas chamadas, como “Faça”, “Compre já”, “Ligue agora”, “Não perca tempo”. Com isso, influencia uma ação mais rápida do consumidor.

Ela também utiliza histórias para inspirar pessoas e depois insere perguntas como “Você não vai ficar de fora, não é?” que fazem a pessoa subjetivamente considerar questões como pertencimento.

Propaganda de presença

Para saber como fazer um anúncio de venda que melhor se identifique com a empresa e suas necessidades em cada momento, vale conhecer também as diferenças da propaganda de presença.

Ela, como o próprio nome sugere, reforça a presença da marca em um segmento ou na vida dos clientes, ressaltando sua importância, sua “estadia” junto ao dia a dia dele.

Um exemplo são propagandas que incentivam o consumo como um ato contínuo, como as propagandas de produtos como desodorante ou até  mesmo tecnologia, como os celulares e internet 4G.

Como a propaganda pode impactar meu negócio? 

É importante entender a forma como a propaganda contribui para o sucesso do negócio.

É claro que ela não pode ser enganosa ou inadequada.

Há momentos em que determinado produto ou serviço não é indicado a ser consumido ou usado, por isso é preciso respeitar os limites do bom senso.

Mas quando a solução realmente se encaixa no perfil e no momento do cliente, é a propaganda que irá permitir que essa possibilidade chegue até ele.

Veja por que ela pode contribuir:

Otimiza a conversão de clientes

Uma vez que a propaganda tem a capacidade de instigar o seu potencial consumidor a uma ação, ela otimiza a conversão de clientes, pois ajuda-os a partirem para uma etapa mais decisiva na jornada de compras e a concretizarem uma ação mais rapidamente, sem maior espaço para dúvidas.

Aumenta a exposição da marca

A propaganda também é uma excelente forma de gerar visibilidade, ainda que em um primeiro momento não gere vendas. Também contribui para o fortalecimento da imagem e referência da empresa  e de seus produtos. Isso tudo confere destaque frente à concorrência.

Fideliza o cliente

Outro ponto de contribuição da propaganda é ajudar a fidelizar o cliente. Mesmo que alguém já seja usuário do seu produto ou serviço, ainda é necessário lembra-lo e incentiva-lo a continuar comprando sempre que o produto acabe ou o serviço seja novamente necessário. 

Fixa sua marca na mente dos consumidores 

A propaganda também pode ajudar a marca a estar entre as mais lembradas pelos consumidores, em especial por frases de efeito ou por sua representatividade e campanhas de presença.

E os clientes também falam e indicam produtos. Por isso é tão importante saber como fazer um anúncio de venda que impactem os consumidores.

Quais as melhores opções para anunciar na rede?

Até aqui, você deve estar se perguntando: como anunciar na rede, afinal? Nossa dica é começar entendendo as grandes possibilidades que você tem, principalmente nos espaços onde as pessoas mais usam e mais compartilham informação.

Trabalhar anúncios ali é ter a certeza de estar onde elas estão.

Com isso, as redes sociais entraram em evidência e hoje são utilizadas por toda empresa que quer obter destaque no meio online e gerar mais vendas.

As mídias sociais são o grande foco nas ações de propaganda atualmente, isso porque impactam uma grande quantidade de consumidores.

Abaixo vamos falar especificamente sobre duas delas: o Facebook e o Instagram, explicando brevemente algumas das características, vantagens e alcance dessas plataformas:

1) Facebook

O Facebook é ainda uma das redes sociais mais usadas por usuários de diversas faixas etárias. Ele permite tanto criar fanpages e anunciar os produtos de forma orgânica, como trabalhar com impulsionamento de posts, anunciando produtos.

Mas como fazer um anúncio de venda no Facebook que seja atrativo?

O Facebook embora permita mais textos, hoje compete com outras mídias mais visuais e com textos mais curtos. Você pode optar por criar anúncios mais diretos ou investir em links patrocinados.

Ter uma fanpage, criar stories, segmentar a postagem de acordo com a localização, especialmente se você tiver um negócio local, ou usando grupos por bairro, por cidade, são algumas possibilidades em termos de marketing para Facebook.

2) Instagram

O Instagram é uma rede social mais nova que o Facebook, mas que já conquistou uma grande parcela do público, sendo hoje, o preferido dos mais jovens.

Utilizando um grande apelo visual, ela vem crescendo e atraindo número cada vez maior de usuários. As marcas já começaram a perceber essa enorme relevância e a intensificar ações de propagandas e anúncios,  patrocinados ou não, nesse meio também.

E como fazer um anúncio de venda no Instagram? Há diversos pontos que podem ser considerados no que se refere a conteúdos para Instagram. Você pode inclusive utilizar os stories também.

Basicamente, é preciso escolher o formato do anúncio que se quer fazer, patrocinar ou marcar pessoas e incentivar que seus seguidores marquem outros amigos e conhecidos, o que aumenta o alcance e visibilidade da marca ou do perfil.

Formatos de anúncio 

Para entender mais na prática como organizar e como fazer um anúncio de venda, abaixo listamos brevemente alguns deles, destacando as principais características em cada rede social tratada acima:

1) Anúncio de Imagem

No modo mais simples, tem como fazer um anúncio de venda por meio de uma foto tanto no Facebook quanto no Instagram.

Nesse caso, você pode optar por inserir um anúncio que já contenha dizeres, como se fosse um “banner” pronto, ou postar apenas uma foto de seu produto e em baixo, na legenda, fazer a chamada para ação ou detalhar mais as características dele.

Também é possível utilizar uma sequência de fotos em um único post, em ambas as redes, para demonstrar mais opções de um mesmo produto, como cores, ou produtos diferentes em uma mesma categoria, que estejam disponíveis para o cliente escolher.

anúncio de imagem no facebook

2) Anúncio de vídeo no feed

Sua empresa também pode optar por fazer anúncio mais dinâmico, por meio de vídeos que irão aparecer no feed dos usuários, podendo provocar maior engajamento.

3) Carrossel

O post carrossel utiliza uma sequência harmônica de fotos, com o objetivo de ser mais envolvente ao público.

No Instagram, as marcas podem criar sequência com setas, por exemplo, que instigam a seguir para a próxima.

4) Vídeo in stream

Disponível no Facebook, essa estratégia possibilita veicular seus vídeos a pessoas que estejam assistindo outros, como uma “propaganda no meio de um programa”. Garante mais facilmente que o anúncio seja visto.

5) Anúncio da coluna direita

Não são ideais para quem navega pelo mobile, mas nos desktops , são formas de exibir lado a lado vários produtos, serviços e marcas.

6) Mídia instantânea

É utilizada para mostrar bastidores de determinado acontecimento de uma marca e assim promovê-la, aproximando o público de sua realidade.

Considerações importantes em uma campanha 

Na hora de escolher como fazer um anúncio de venda, é importante levar em consideração também alguns fatores. Veja os elementos que precisam ser considerados para montagem de uma campanha:

1) Custos

Você precisa verificar o orçamento disponível e se há verba para trabalhar com anúncios pagos e quanto será.

Em alguns casos, o Google ADs entra como aliado no processo de anúncio de produtos e serviços, com ele é possível entender outras especificações, como a de tamanho e formato de banners, próprias para essa estratégia.

2) Recursos de segmentação

Tenha ferramentas de apoio e elabore estudos sobre as personas com antecedência. 

Também é importante pensar em quais recursos de segmentação irão te amparar: em geral o Google Analytics é uma ferramenta que te ajuda a entender perfil, tendências e como segmentar seu público, mas você pode utilizar enquetes e fazer estudos específicos com cada grupo de persona.

3) Tempo de duração

Outra coisa importante é observar o tempo de duração de cada campanha, pois nem toda fase do negócio será igual.

Elabore um cronograma que te ajude a gerenciar as etapas de cada uma.

4) Mensuração de resultados 

Por último, não esqueça de mensurar os resultados para nortear suas campanhas.

Utilize o Analytics ou os próprios relatórios de engajamento das redes sociais com as quais trabalhar e sempre verifique o que traz mais retorno ou não.

5 estratégias para um anúncio incrível 

Por fim, quer entender como fazer um anúncio de venda aplicando as melhores estratégias? Aqui vão algumas ideias que trazem bastante resultados:

1) Trabalhe com remarketing

O remarketing é uma técnica que faz o anúncio aparecer mais de uma vez para o consumidor.

Com ela você pode configurar especificações para o Google Ads, selecionando o público que será novamente alimentado pelo anúncio, trazendo mais assertividade para as suas campanhas. 

2) Segmente o público por interesses complementares

Entenda que é preciso ter bem clara a segmentação de seu público, para não desperdiçar investimento com campanhas que possam não dar retorno por não atingir as pessoas certas.

Afinal, como fazer um anúncio de venda sem conhecer precisamente seu público-alvo?

Além das segmentações mais básicas, procure separar o público por interesses complementares. Promova enquetes nas redes, veja insights dos comentários, pergunte o que seu público quer ver.

3) Não tenha medo de se posicionar

Deixe bem claro para o seu público a solução que vende, para não gerar expectativas equivocadas.

Se você defende alguma causa ou valor, também se posicione claramente, pois isso ajudará a gerar identificação no público adequado.

4) Segmente seus anúncios conforme o navegador ou dispositivo

Preocupe-se também em segmentar seus anúncios de acordo com diferentes navegadores que os seus potenciais clientes possam usar.

Igualmente faça anúncios que se adaptem a dispositivos mais usados por eles.

Por exemplo, um anúncio na tela de um smartphone precisa ser menor e ter características adequadas para o mobile, caso contrário as chances de o consumidor desistir de clicar são grandes.

5) Adapte sua campanha de acordo com os feedbacks

Para fechar, sempre configure e ajuste suas campanhas de acordo com os feedbacks que recebe, sejam diretos, com directs e mensagens dos leads ou indiretos, como análise das taxas de rejeição e de cliques.

Só assim você conseguirá encontrar o formato que mais dá certo.

Conseguiu entender melhor como fazer um anúncio de venda que aumente suas chances de conversão? Precisa de ajuda nesse sentido?

A Alaska é especialista no mercado e oferece consultorias de marketing digital com foco em tráfego e conversão.

Conheça nossos serviços ou acesse nossos materiais gratuitos abaixo:

CTA-Materiais-Gratuitos