Comunicação Integrada: Tudo O Que Sua Empresa Deveria Saber

Comunicação Integrada: Tudo O Que Sua Empresa Deveria Saber
chatbot

Seria muito estranho procurar informações sobre um produto que você quer comprar e encontrar em cada lugar, o mesmo produto, da mesma marca, sendo anunciado em línguas diferentes.

É mais ou menos assim que o seu cliente se sente quando um site fala de um jeito, o blog fala de outro e no e-mail parece que estão falando de outra coisa!

Ele fica confuso e as vezes nem percebe isso.

Mas essa confusão se transforma em um sentimento que poderia ser traduzido assim:

“— Acho que não é bem isso que eu estava procurando.”

O que todo cliente espera da empresa que ele escolheu é uma comunicação eficiente, relevante e que estará lá novamente para próxima compra.

Comunicação em marketing tem a ver com as diferentes formas de transmitir a mensagem da empresa sobre ela mesma e sobre cada produto ou serviço que ela oferece.

É a voz da empresa que chega na área. É a maneira como corre uma notícia sobre a empresa. É como a empresa faz sua divulgação, entre outras coisas.

Comunicação Integrada é o tema deste post.

Se é novidade para você, perfeito, você vai adorar!

Se você já sabe o que é, ótimo! Este post está recheado de informações que com certeza vão lhe agregar um pouco mais.

Bônus: descubra como atrair usuários e clientes para sua empresa com inbound marketing

As organizações e a comunicação

Toda organização se comunica, e essa comunicação tem diversas origens.

Ela parte da assessoria de imprensa, da equipe de criação de conteúdo para as campanhas, do redator que produz conteúdo para o blog ou campanhas e também do contato com clientes, por exemplo.

No caso de empresas menores é comum que uma única pessoa tome conta da comunicação toda.

As empresas se comunicam por meio de blogs, de seus sites, podcasts, vídeos, comunicados de imprensa e muitas outras formas. Mas uma mesma informação relevante pode estar perdida em diferentes mensagens e formatos.

Vale a pena começar a pensar em como esta mensagem está sendo decodificada pelo seu receptor (o cliente!).

O processo de comunicação, seja entre duas pessoas ou de uma organização para uma pessoa ou para o governo, é o mesmo. O processo comunicacional que é similar a qualquer tipo de transmissão de mensagens (faladas, lidas, ouvidas…).

Muitas empresas estão devidamente preocupadas em se comunicar com seus clientes, e o fazem.

Mas existe um grande número delas que não estão considerando 4 aspectos importantes que suas mensagens devem ter:

  • Coerência:

    As mensagens da empresa precisam ser coerentes entre si em todos os canais de comunicação.

  • Consistência:

    Os esforços promocionais da empresa precisam falar a mesma língua, conter o mesmo sentido, falar exatamente aquilo que a empresa quer transmitir.

  • Continuidade:

    Precisa haver um encadeamento apropriado entre as mensagens, ajudando o cliente a caminhar pelo funil de vendas até a compra. As mensagens precisam de uma sequência temporal para o cliente.

  • Complementaridade:

    Uma mensagem deve complementar a outra, criando assim uma mensagem completa e muito bem detalhada para o cliente.

comunicação integrada

Uma breve introdução à Comunicação Integrada

O final do tópico acima já introduziu ligeiramente o que é a Comunicação Integrada.

Comunicação Integrada é o que garante que todas comunicações da empresa e suas respectivas mensagens estejam alinhadas a um objetivo maior e único.

Qualquer tipo de conteúdo que a empresa produz e divulga, bem como a estratégia de marketing e comunicação nas redes, precisa de coerência, consistência, continuidade e complementaridade.

Vamos explorar um pouco mais o conceito.

Philip Kotler é o marqueteiro mais influente de todos os tempos. É o que a Associação Americana de Marketing disse sobre o cara.

Philip Kotler diz o seguinte:

“A Comunicação Integrada de Marketing é abordar todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”.

Isso quer dizer que o foco está em quem recebe a comunicação. O foco é o cliente. Ele é a maior referência para todo o processo de comunicação da empresa.

Agora, a comunicação não acontece apenas para os clientes externos, mas para os internos também.

Tradicionalmente o marketing se ocupa mais com o último P do mix Produto, Preço, Praça e Promoção. Não é mesmo?

Mas quando o assunto é Comunicação Integrada a coisa vai para outro nível.

O planejamento da comunicação

O planejamento é feito para assegurar que todos os contatos feitos pela organização com seu cliente-alvo sejam relevantes e consistentes ao longo do tempo para essa pessoa.

Seja para divulgar produtos, serviços ou para falar da empresa em si.

O papel do marketing em transmitir a centralidade de uma mensagem singular da empresa ultrapassa a comunicação com o cliente e chega à comunicação com os colaboradores, com a imprensa, com o governo e com a sociedade em geral.

O marketing ganha a responsabilidade de transmitir a centralidade da mensagem da empresa em diversos canais com uma mesma voz.

Percebe o impacto disso?

Normalmente as empresas dividem os núcleos de comunicação.

Mas a comunicação da empresa no universo digital não pode perder contato com a do universo offline, que fazem parte do marketing tradicional.

Quando esse é o caso os setores começam a falar de uma forma diferente entre si.

Eles usam linguagens diferentes e isso é negativo para a experiência do receptor da mensagem, seja ele um cliente interno ou externo.

comunicação integrada

A presença da organização (presença forte, marcante, impactante) no mercado e na sociedade, depende da união e da convergência de todos os núcleos de comunicação em um foco comum.

A notoriedade da empresa para o cliente depende da projeção que a organização faz de si para o seu público. Se a comunicação é destoante o impacto da mensagem da empresa na vida do cliente vai por água abaixo.

O conceito de integração de comunicação atende a uma necessidade de mudança que está acontecendo nas empresas: a transformação digital.

Nesse sentido as agências de marketing digital são fundamentais para as empresas.

Sua dedicação ao universo digital é de suma importância por que é neste universo que ocorre a maior parte da comunicação da empresa.

Mas mais do que isso: neste canal é possível receber, da maneira mais eficaz, o feedback do cliente.

Quando o feedback é analisado a equipe de marketing tem um papel ativo nos primeiros Ps do Mix! Ele influencia então o produto, sugerindo mudanças. Impacta no preço, podendo trazer a informação de que o cliente pode pagar mais, por exemplo.

Alguns benefícios da comunicação integrada

Em termos gerais o maior benefício que a comunicação integrada traz à empresa é o aumento da efetividade da promoção.

Uma mensagem unificada tem muito mais impacto do que uma porção de mensagens desconexas entre si.

Em um mundo congestionado de promoções, uma mensagem clara, objetiva e consistente é fundamental para aparecer no meio de tanto ruído. E a Comunicação Integrada garante estas características na mensagem.

A comunicação integrada faz com que a sua empresa tenha uma mesma voz em qualquer formato de conteúdo ou canal escolhido para veiculação.

Toda a comunicação da empresa é impactada, do cliente final até os comunicados de imprensa e a comunicação interna. A comunicação integrada previne os desalinhamentos quando se trata de comunicação em geral.

Ela reforça imagem que o público tem da sua marca. Imagem são as crenças, ideias e impressões que os clientes têm da empresa.

Trabalhar com uma comunicação integrada ajuda e eliminar eventuais confusões, tanto das equipes de comunicação da empresa quanto dos clientes.

Em suma, uma comunicação bem redondinha ajuda todo mundo.

3 dicas para trabalhar a comunicação integrada na sua próxima campanha

Antes de mais nada, uma coisa sumamente importante: para trabalhar a comunicação integrada é necessário que haja um objetivo de marketing bem claro da empresa.

Isso é definido em um plano de marketing que precisa ser bem estruturado.

Feito isso, algumas dicas podem ajudar!

1) Identidade Visual

Tenha certeza de que todas os logos, as cores e tamanhos de demais peças de comunicação estejam coerentes entre si e seguindo uma sequência lógica.

2) Estratégia de comunicação

Defina uma estratégia de comunicação que seja a mais clara possível e que esteja focada na mensagem da empresa e seus objetivos.

Isso é para garantir que em qualquer peça de comunicação estas ideias sejam sempre as centrais. Todo conteúdo produzido deve ajudar a construir a marca e a identidade da empresa na mente dos clientes.

3) Integração de equipe

Ponha todo mundo na mesma página e envolva as pessoas da organização. Isso, todo mundo mesmo! Abra canais de comunicação, peça e considere as sugestões.

A Comunicação Integrada é a nova forma de trabalhar a comunicação dentro das empresas. Sem ela está ficando cada vez mais difícil se manter relevante para os clientes.

As pessoas hoje navegam por muitos canais até tomar uma decisão. A única saída para a empresa é ter uma mensagem coerente, consistente, contínua e completa para ser como uma bússola para o cliente.

Afinal, hoje se vive uma tempestade de competitividade na web, e ganha quem der a melhor ajuda ao cliente. E a excelente notícia é que oferecer a melhor ajuda via de regra gera o melhor retorno.

Gostou das dicas? Agora é hora de colocar as mãos na massa!

 

Marketing de Conteúdo

Advertisement
Redator Alaska

Este artigo foi redigido por um de nossos redatores certificados em marketing de conteúdo e inbound marketing.