Consultoria de Marketing: Como Escolher a Melhor Para Sua Empresa

Em momentos em que a empresa parece estar em uma encruzilhada, seja porque estagnou ou porque os resultados não têm trazido boas notícias, o marketing sempre é lembrado com apelo forte. Erro.

O marketing é parte integrante de todos os dias da empresa desde o início.

A confusão vem do fato das pessoas associarem o marketing apenas à publicidade e à comunicação.

Muito mais do que isso, a realidade mostra que o relacionamento com o mercado possui diferentes frentes de trabalho, cujo elo de união entre elas é a estratégia, que orienta todos os esforços para proporcionar crescimento e consolidar o posicionamento da empresa.

Neste contexto, a consultoria de marketing é uma opção para trazer para perto o olhar treinado de um profissional especializado.

Abaixo, confira como saber aproveitar ao máximo esta modalidade de prestação de serviço para traçar novos horizontes para o seu negócio.

consultoria de marketing

Para cobrar é preciso conhecer e depois demandar!

O marketing, como um todo, é a participação ativa no mercado.

Assim, todos os fatores que estão relacionados para olhar do cliente sobre a empresa é de responsabilidade da área.

Entre eles:

  • Conhecimento de mercado (percepção dos clientes, tendências, logística de atendimento e expansão, concorrência, clientes e potenciais perfis para atendimento);
  • Estratégia (branding, modelo de negócio, política de preço, tom e personalização da comunicação e parcerias).

Isso porque é preciso dar vida à marca, sendo coerente os propósitos (visão, missão e valores) estabelecidos, bem como obter retorno lucrativo para que as operações e melhorias contínuas possam se concretizar.

No ambiente digital esta realidade se estende, ganhando visibilidade em escala, o que pode gerar muitos benefícios para as empresas que souberem de desenvolver com o marketing digital que tem como objetivo básico atrair e converter potenciais clientes em consumidores apaixonados.

O que esperar de uma consultoria de marketing?

Direcionamento e resultados são as palavras que melhor exprimem a utilidade deste serviço, uma vez que a empresa contratada realiza levantamentos internos e externos detalhados e, a partir dos resultados que afere, aponta as melhores abordagens e estratégias para atingir os objetivos empresariais.

Este processo pode ser de grande aprendizado para a empresa e seus funcionários que têm contato com uma visão externa e aprofundada sobre o cenário do qual estão imersos.

Como escolher uma consultoria de marketing?

Após olhar para dentro da empresa e entender, ainda que sem o know-how do especialista, as demandas a serem supridas, o ideal é arregaçar as mangas nas pesquisas.

Ponto importante é saber as metodologias utilizadas, avaliando se elas vão de encontro ou não com o que é esperado.

Porém, não fique na dúvida, marque reuniões e esclareça pontos nebulosos para não haver frustrações futuros.

Uma empresa que se sinta pronta para dar passos largos no atendimento a demandas certamente necessita de uma growth marketing para canalizar esforços que aumentem significativamente a busca por ela, por exemplo.

Importante, ainda, optar por quem transmita confiança e empatia pelos dilemas internos.

Estes são pontos críticos, pois, será necessário compartilhar informações internar com quem realizar a consultoria, além de colocar em práticas os apontamentos feitos.

Só a partir de relacionamentos alinhados será possível trabalhar em sinergia que leve à ação e traga o conhecimento e as respostas aos desafios.

E para não errar na escolha, é necessário preservar os recursos da empresa.

Uma forma de validar a credibilidade de quem presta consultoria de marketing é levantar os atuais e antigos clientes e entrar em contato para conhecer melhor a experiência e resultados que obtiveram durante o atendimento.

Levantados estes pontos, eles devem alicerçar a decisão sobre a contratação, fazendo do valor do investimento — ainda que inevitável — não deva ser mandatório!

Venha para o topo com a Alaska!

Inconformados com respostas prontas, montamos nosso modo de fazer:

A metodologia Alaska Sprint, que soma diversos conceitos a fim de garantir que nossas entregas sejam personalizada e efetiva para a realidade e momento da sua empresa.

  • Lean marketing (idealizar, produzir, analisar e aprender);
  • Growth Hacking (crescimento acelerado em resposta ao mundo que se tornou uma jaula de leões);
  • Branding Looking (propósito para engajar e sustentar resultados progressivos).

Durante o processo de atendimento e execução da estratégia de marketing digital, fazemos questão de educar os nossos parceiros.

Para que, ao entenderem, valorizem e consolidem a estratégia digital como um dos pilares para os resultados dos negócios o que é feito a partir do conhecimento sobre os processos e o papel de cada um deles na construção do futuro.

O inbound marketing, nesta etapa, é fator central, pois apresenta e detalha as ações, as características, os anseios, os medos, as possibilidades e os diferentes momentos da persona.

Assim, é possível entender o papel e a importância do que vem a seguir, como o marketing de conteúdo,o  branding e a parte técnica-estratégica das mídias pagas.

As orientações que damos são feitas a partir da soma do pragmatismo da análise de dados com a criatividade de quem precisa encantar o cliente para proporcionar experiências e relacionamentos fortes!

O planejamento para se firmar no mercado como a melhor resposta para todos os dilemas que o consumidor enfrenta é o desdobrar focado e consistente que a consultoria de marketing traça para, em seguida, ser implantado.

E não é apenas conversa, afinal, o que seria de uma growth marketing que não trouxesse crescimento acelerado para si mesma?

Você que está lendo agora, é resultado do nosso esforço contínuo e focado em atrair a atenção de quem precisa das nossas soluções!

Queremos e podemos fazer o mesmo pela sua empresa e seu público. Traga a sua história e os seus objetivos para nós.

geração de leads

Consultoria de Marketing: Como Escolher a Melhor Para Sua Empresa
4 votos (média de 5 estrelas)

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇