Copywriting: Como Criar Textos Que Vendem E Gerem Resultados?

|

Você faz ideia do quanto as técnicas de uma copywriting aplicada a um texto podem gerar resultados positivos para um negócio?

Também conhecida como a escrita persuasiva, a copywriting é para o meio digital, uma grande aliada no aumento das vendas e no crescimento das conversões que são feitas pelo leitor a partir da leitura e de uma chamada para ação.

Toda essa persuasão é construída com as informações do público alvo, do produto ou do serviço e também com o auxílio dos gatilhos mentais que são essenciais na construção de uma copy.

A propósito, se você quer saber o que é um copywriter e como ter sucesso nessa profissão, é importante começarmos com um esclarecimento básico, mas muito necessário sobre o assunto:

  • Copywriting é a junção de técnicas, de estilos de escritas e de uso de gatilhos mentais aplicados aos conteúdos que serão usados em uma estratégia de conversão, seja ela uma venda ou não.
  • Copywriter é o profissional responsável por criar os conteúdos que vão persuadir o leitor a realizar uma compra, a fechar um contrato ou a fazer qualquer outra ação a partir do texto.
  • Copy é o texto que foi construído com a finalidade de conversão. Ela pode ser adaptada para diferentes formatos de conteúdos e de distribuição em várias plataformas.

Pensando nesses primeiros spoilers sobre o que é uma copywriting e o que é ser um profissional copywriter, vamos seguir nesse post com os detalhes dessa profissão.

O que é ser um profissional de copywriter

Ser um copywriter é ser persuasivo, criativo e também saber dominar a organização das palavras para que elas formem um texto que tenha clareza, seja objetivo e, principalmente, que seja capaz de despertar no leitor a realização de um próximo passo.

Quando falamos em próximo passo, podemos listar algumas ações que o leitor pode tomar através de uma copy persuasiva:

  • Baixar um e-book;
  • Assinar a lista de e-mail;
  • Compartilhar o post nas redes sociais;
  • Deixar um comentário.

Além dessas ações, temos também a finalização de uma compra, onde a copy é sempre utilizada com esse intuito.

Imagine um cenário em que a equipe de comunicação está planejando ações de marketing digital pós pandemia e o principal objetivo é fazer com que o público alvo faça o download de um guia que traz passos de como restabelecer a empresa após essa crise.

Além do guia, a equipe também pode querer que durante toda a estratégia o leitor tome outras ações como, por exemplo, ler outro artigo do blog ou assinar a lista de e-mail.

Então é aí que o profissional copywriter entra usando as palavras, a persuasão e os gatilhos mentais para fazer com que o público alvo tome as ações que foram planejadas.

Se através do uso das técnicas da copywriting é possível fazer com que o leitor tome alguma ação específica, isso quer dizer que se tornar um copywriter é conseguir criar textos que sejam coerentes, com informações relevantes e que fale diretamente com público-alvo de forma persuasiva.

Atuar no planejamento e no desenvolvimento dos textos atrativos que vão fazer com que o leitor tome uma ação, é basicamente o resumo do que é ser um copywriter.

Além disso, um bom copywriter também precisa conhecer muito bem o público para qual vai escrever, afinal, é a partir dessas informações que o texto persuasivo começa a nascer.

As copys chamativas e direcionadas para um objetivo podem ser aproveitadas em diferentes canais de comunicação:

  • Landing pages;
  • Peças publicitárias;
  • E-mail;
  • Anúncios;
  • Textos para blog;
  • Roteiros de vídeo;
  • Cartas de vendas.

Ser um copywriter é ser um redator com habilidades para criar copys atrativas e usar as palavras para criar conversões de vendas e de todas as outras metas do negócio que podem ser alcançadas através das palavras.

Passos para se tornar um bom copywriter 

Ainda que a persuasão seja a chave para que uma boa copywriting seja criada, o profissional também precisa ter conhecimento sobre o brand voice adotado no planejamento da estratégia, ou seja, conhecer e definir o tom de voz que será usado nas plataformas de comunicação.

Saber o tom de voz não só facilita, como também vai direcionar toda a produção de conteúdo, mas não é só isso, um bom copywriter também precisa constantemente estar atento a outros pontos que formam essa profissão. Entenda alguns deles abaixo!

1) Ler muito

Se a maior chave do copywriting é ser persuasivo e levar o leitor a tomar uma ação, então, a leitura constante torna-se não só um requisito importante para quem quer ser um copywriter de sucesso, mas também um grande aliado na hora de produzir.

E com leitura, queremos dizer que isso vale não só para os conteúdos que se aprofundam em gatilhos mentais e em técnicas de escrita persuasiva, mas também em leituras de temas diversos, pois esse hábito ajuda também na criação do repertório de palavras e de assuntos que vão ajudar muito na construção do conteúdo.

2) Entender gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são fundamentais para que um simples texto ganhe características de um conteúdo que foi pensado e criado com o objetivo de conversão.

Estímulos psicológicos e emocionais são ativados quando o gatilho certo é usado de maneira correta. Os gatilhos são os responsáveis por influenciar na escolha de um produto ou de um serviço ao invés de outras opções que são oferecidas pelo mercado.

3) Aprender a usar o poder de persuasão

Tendo a persuasão como a chave do copywriting, é de grande importância que o copywriter estude, entenda e aprenda a colocar em prática as técnicas de persuasão durante o texto.

Pense que a persuasão é complementar aos gatilhos mentais, assim como o uso do telegram no marketing digital é complementar às estratégias de captação e nutrição de leads.

Porém, é importante reforçar e diferenciar a persuasão da manipulação. Usar a persuasão na copy não é o mesmo que mentir ou manipular, mas sim, incentivar o leitor de forma positiva através de gatilhos mentais.

4) Falar sempre a verdade

Pegando o gancho do tópico anterior: a verdade precisa prevalecer em toda a construção da copy.

A persuasão e os gatilhos mentais devem ser vistos como ferramentas que vão ajudar na construção de um conteúdo que venda e que gere resultados para o negócio, e isso só será conquistado e mantido com a copywriting se houver a verdade nas palavras.

O leitor precisa ler cada linha e sentir confiança e naturalidade ao ser conduzido a fazer a compra de um produto ou a contratação de um serviço.

5) Pensar no público

Estudar o público e as variantes de comportamento faz parte da rotina e das funções de um copywriter, por isso, não subestime o poder de pensar no leitor na hora de criar uma copy.

Saber quem será o público impactado pela copywriting faz com que a assertividade da linguagem e da abordagem escolhida tenha mais chance de sucesso.

Assim como o uso das hashtags para marketing digital ajuda no direcionamento correto do conteúdo, o pensamento no público na hora de produzir o conteúdo também vai fazer com que o texto seja direcionado para o público certo. 

6) Escrever de maneira direta

Outra característica importante sobre o que é ser um copywriter de sucesso é entender as formas de transmitir a mensagem de forma clara, objetiva e direta, mas não generalize isso!

Criar conteúdos atraentes e que levem o leitor a tomar uma ação requer uma comunicação direta, mas isso não deve ser impedimento para que as informações secundárias e as histórias sejam incluídas na copy para aproximar ainda mais o leitor.

Aqui, o ideal é o equilíbrio entre ser direto e envolver o público sem deixar que ele se distraia da ação esperada com o texto.

7) Ter claro o objetivo da copy

Se o maior objetivo de uma copy é a conversão, então, saber o principal objetivo a ser alcançado com uma determinada peça é fundamental.

Além de saber para quem você vai escrever, também é preciso saber a razão pela qual você vai escrever, pois, se o objetivo final for o fechamento de uma venda, por exemplo, você irá usar técnicas e gatilhos mentais específicos para esse fim.

8) Comprovar o que está sendo dito

Mostrar ao leitor que tudo o que você está dizendo e oferecendo é verdade vai contribuir para a construção de uma relação de confiança e de aproximação com o leitor.

Nesse momento, a demonstração de provas sociais com depoimentos vai ajudar muito que a sua copy alcance o objetivo que foi estabelecido.

Deixar que outras pessoas retratem a própria experiência com o seu produto ou serviço é de grande contribuição para a construção não só da marca, mas também do aumento de conversões.

9) Escrever textos escaneáveis

A escaneabilidade de um texto ajuda não somente na produção que o copywriter vai fazer, mas também incentiva o leitor a ficar mais tempo na página e a ler o conteúdo até o final.

Aqui voltamos ao ponto de pensar no público, pois, construir um texto com grandes blocos de palavras é uma ação que não ajuda o leitor, na verdade, isso pode cansá-lo e fazer com que o objetivo planejado para a copy não seja alcançado.

10) Escolher bem as palavras

Essa é uma análise que precisa ser feita antes mesmo de começar a escrever a copy, por isso também é importante conhecer bem o seu público, pois só assim você vai conseguir identificar as palavras que vão entrar no texto e as palavras que devem ser evitadas.

Importante ressaltar que ainda que o objetivo de uma copywriting seja persuadir o leitor, o texto não deve ser construído apenas com palavras que indicam a ordem de uma ação.

11) Fazer perguntas para envolver o leitor

Fazer perguntas durante o texto é uma técnica que ajuda não só na pausa e na reflexão do conteúdo, como também cria conexão.

Se uma copywriting tem a intenção de influenciar de uma forma leve e sutil, nada mais pertinente do que envolver o leitor no texto a ponto de fazer com que ele reflita sobre uma questão compartilhada durante o texto.

As perguntas causam envolvimento e aumentam as chances de fazer com que a leitura aconteça até o final.

12) Oferecer algo para o público

Entregar recompensas a mais pela decisão do público é certamente uma jogada assertiva que o copywriter pode usar para atrair ainda mais a atenção do leitor.

A prática de oferecer algo a mais como vantagem para quem realiza a compra de um produto, por exemplo, faz com que o público-alvo sinta-se importante e em vantagem por fechar o negócio.

Portanto, aposte nos bônus e recompensas como aliado de persuasão.

13) Reconhecer erros

Uma maneira de também criar conexão com público é agindo com transparência e usando da vulnerabilidade quando necessário.

Assim como em outras profissões de dentro e de fora do marketing digital, a chance do erro existe, por isso, sempre que ele acontecer, use da humildade e para se retratar diante do leitor que leu uma informação equivocada na sua copy.

14) Demonstrar autoridade

A finalização de uma ação planejada para uma copywriting também tem maiores chances de acontecer se no decorrer do texto você conseguir mostrar autoridade no que diz e oferece.

Ainda que você não tenha sido a pessoa responsável pela criação do produto ou serviço que está sendo ofertado, cabe ao copywriter investir na pesquisa para que o leitor perceba a sua autoridade em cada linha.

A construção da autoridade é algo que pode levar um certo tempo, mas com certeza é algo que chega para os profissionais que se comprometem em entregar valor através do conteúdo.

15) Contar histórias

Por último, mas não menos importante, temos as histórias como grandes aliadas na construção de um profissional de copywriter de sucesso.

Você é bom em narrar um fato através de histórias que prendem a atenção? Caso a sua resposta tenha sido não, então, esse é um ponto para também focar os seus esforços.

Como já mencionado antes, uma copy precisa ser objetiva, mas isso não tira a importância de criar aproximação e reciprocidade com o leitor através das histórias dos fatos.

Se ao fazer o planejamento de uma copy você identificar que vai precisar compartilhar mais informações com o leitor para que o objetivo seja alcançado, então, não descarte a hipótese de transmitir essas informações através de narrativas que atraiam o seu leitor.

Você conseguiu compreender a importância de um copywriter para uma empresa que usa o marketing de conteúdo como ferramenta de crescimento de vendas?

Uma copy bem feita conduz o público a uma tomada de decisão e em um possível início de relação com o cliente.

Se você percebeu o quanto uma copywriting é essencial em uma estratégia de vendas e de crescimento, então, a Alaska pode ajudar a sua empresa com consultorias em marketing digital.

Temos um time especializado em estratégias para ajudar a sua empresa a trilhar e colocar em prática ações de conversões com a copywriting e todas as outras partes de uma estratégia digital. Fale com nossos especialistas.

CTA materiais gratuitos