O que é o Core Update do Google e como preparar suas estratégias?

|

Com a chegada do Core Update do Google, muitos criadores de conteúdo começaram a estudar frequentemente a respeito das mudanças, como podem usá-las para não terem problemas nas buscas orgânicas e analisar a possibilidade do site ser afetado negativamente.

Antes de você considerar modificar o seu site, avalie o que o mecanismo fará e investigue as informações. Se for conveniente, reúna-se com a sua equipe para estabelecerem novas métricas e chegarem às melhores estratégias para não perderem posições no ranqueamento.

O que é o Core Update do Google?

O Core Update é uma das maiores e principais atualizações do Google realizadas diretamente no mecanismo de busca, que inclui ou altera diferentes critérios em avaliação e classificação dos resultados da Search Engine Results Page (SERP) — no português página de resultados de pesquisa dos buscadores.

Há criadores de conteúdo que ficam confusos quanto às atualizações presentes no Core, por acreditarem que se trata de um algoritmo novo. Na verdade, é apenas a atualização do mesmo mecanismo que já conhecemos, que precisa ser avaliado por donos de blogs ou sites, como você.

A última e mais recente atualização do Core Update do Google foi em agosto de 2023 para refinar os resultados de buscas dos usuários. Todo o processo tem previsão para ser iniciado, no máximo, em duas semanas.

Qual a diferença da última atualização do Core Update do Google para antiga?

Na última atualização do Google, foram priorizados, especificamente, conteúdos relevantes, úteis e de excelente qualidade, como forma de melhorar a experiência dos usuários.

Os snippets de FAQ, com a modificação de agosto, são mostrados apenas em sites governamentais ou de saúde.

Além desta alteração significativa, o Core Update do Google não mostra mais os FAQs em pesquisas comuns. Quem decide o que deve aparecer é o próprio mecanismo, que também restringiu o HowTo (instruções) apenas aos computadores, deixando os smartphones de lado.

Qual impacto dessa atualização nos sites?

Caso você apareça somente nos snippets de busca, a sua página tende a ser prejudicada integralmente.

O ranqueamento pode ter uma queda brusca se não estiver presente nas buscas orgânicas dos usuários, havendo uma forte necessidade de você melhorar os seus materiais.

A diferença do Core Update do Google de agosto de 2023 é não disponibilizar a resposta integral já nas pesquisas. Dessa forma, aqueles que quiserem entender melhor a respeito do tema, devem acessar a página e ler todo o conteúdo, aumentando as suas taxas de clique.

O que fazer se meu tráfego for atingido pelo Core Update do Google?

Conforme orientado pelo Google, a melhor e mais segura maneira de permanecer com o tráfego a todo vapor e recebendo acessos, é criar conteúdos de qualidade, curiosos e responsivos ao público-alvo. 

Além disso, você também deve trabalhar com estratégias eficientes que o mantenham no topo mesmo com todas as mudanças que estão chegando.

Se reunir com o seu time e conversar o que pode melhorar para chegar a um número maior de clientes é um método eficiente de não ficar atrás da concorrência.

Se mesmo assim você não conseguir ter eficiência para atrair os melhores leads até você, a Alaska Marketing Digital te auxilia de maneira prática a chegar ao topo. Para isso, reunimos uma equipe conceituada, de longa experiência, que analisa diferentes informações para descobrir o que prejudica a sua página e assim encontrar soluções assertivas ao problema.

Core Update do Google SEO estratégia

Como preparar suas estratégias?

O método mais adequado para se preparar é ler as informações disponibilizadas pelos relatórios do Google para compreender o que é esperado, o que eles desejam dos criadores de conteúdo e o que você e sua equipe podem fazer para manter o site no topo das buscas.

Anualmente, ocorrem atualizações bem específicas realizadas pelo mecanismo que devem ser estudadas por toda a sua equipe.

É desta forma que todos entenderão se as alterações podem impactar ou não o seu tráfego e, se acontecer, qual a melhor maneira de resolver o problema.

Aposte em conteúdo de qualidade

‌O Google requer dos criadores de conteúdo materiais de qualidade, que sejam o mais originais possíveis, que tenham pesquisas interessantes e dados relevantes acerca de determinado assunto.

Ao selecionar um tópico para escrever, pense em um título que chame atenção do seu leitor e o faça querer ler o que foi escrito. Nunca use informações falsas ou tendenciosas porque o Google não recomenda o artigo e você fica nas últimas posições do ranking.

Nível de especialização

Todo o artigo deve conter informações confiáveis e com fontes de locais seguros, preferencialmente, governamentais. Em temas de saúde, em que os dados precisam ser ainda mais seguros e recentes, aposte em pesquisas científicas dos últimos 10 anos para trazer mais confiabilidade aos leitores.

Quando você terminar de escrever o seu texto, faça uma leitura atenta para verificar se o conteúdo gera confiabilidade ou se você sente pouca confiança sobre o abordado. Assuntos de saúde e similares precisam ser concisos, transmitir somente a verdade e muita segurança ao leitor.

Cuidado com a produção

Escolher um tema para escrever, embora pareça simples e muito fácil, requer o dobro de atenção a respeito do artigo que deve ser redigido porque deve demonstrar qualidade e veracidade em todas as informações. 

Ter atenção quanto aos problemas ortográficos e estilo são importantes para o Google avaliar o conteúdo e deixá-lo subindo na SERP. No entanto, artigos que tenham poucos dados, erros de escrita e estejam inseridos em uma página com dezenas de anúncios podem minar as suas estratégias.

Faça comparativos

Após passar por uma revisão rigorosa, realize comparativos sobre o seu conteúdo e o de concorrentes, verificando quem oferece informações relevantes e como os dados foram dispostos no artigo.

Analise igualmente se o texto elaborado atende às necessidades dos seus clientes ao se colocar no lugar deles, checando se as perguntas das headings foram bem respondidas ou se deixam lacunas.

Melhore o SEO

O Search Engine Optimization (SEO) precisa ser melhorado em seu site ou blog. As informações presentes nos artigos devem ser completas, fáceis de ler e entregar todas as respostas que os clientes querem rapidamente.

Para ter sucesso em seu trabalho, considere:

  • Trabalhar mais com as palavras-chave: o uso de keywords possibilita que você construa um texto relevante que pode ser encontrado através das buscas orgânicas, mas respeitando sempre a quantidade que deve aparecer entre oito a doze vezes;
  • Usar títulos e meta descrições mais agradáveis ao leitor: o title precisa ser convidativo, porém, como explicado, não deve ser mentiroso. A meta descrição deve respeitar a quantidade de 160 caracteres, entretanto, o ideal é permanecer em 145 para facilitar a leitura;
  • Inserir imagens, vídeos ou infográficos: artigos que tenham imagens, vídeos ou infográficos tem maiores chances de serem recomendados aos usuários que fazem pesquisas no Google. Nem todos têm tempo de ler artigos longos, mas podem se interessar por este tipo de informação;
  • Incluir dados “org” ou similares: para mostrar autoridade sobre o assunto abordado, prefira usar sempre informações retiradas de sites “org”.

Além de todas as estratégias que precisam ser melhoradas com a chegada do Core Update do Google, você deve ter um site responsivo voltado aos smartphones.

A grande maioria dos usuários acessam os sites pelo celular, seja pela praticidade e agilidade, o fato é que você não pode esquecer de tornar o seu conteúdo disponível aos leitores de dispositivos móveis.

Google EEAT
Google EEAT: nova série de diretrizes de SEO do Google

Como se beneficiar do Core Update do Google?

Para você adquirir os benefícios do Core Update do Google, acompanhe todas as atualizações propostas pelo buscador para integrá-las em seu site e mantê-lo organizado para não perder posições na SERP.

Além disso, verifique integralmente todos os relatórios sobre acessos na página por parte dos clientes, o que mais consumiram e avaliar o que pode ser alterado para melhor. Com estes dados em mãos, você beneficia a sua empresa e resolve qualquer empecilho em menos tempo.

Caso você tenha um site de jornalismo, que apresente informações mais breves, receberá do Google um relatório diário ao usar ferramentas de autoatendimento. Até pouco tempo, este processo era feito com quatro métricas semanais, enviadas uma vez por mês ao seu e-mail, impossibilitando que você tivesse praticidade em seu trabalho por ter pouca precisão nos dados.

Para você não ficar atrás da concorrência, se mantenha atento quanto às mudanças propostas pelo Core Update do Google e, se o seu conteúdo for um jornal, não deixe de ver todas as métricas junto ao seu time. Aumente as posições no buscador com boas estratégias, além de contar diretamente com a Alaska Marketing para alavancar os seus ganhos.

Ebook Copywriting para Conversão