Aprenda o que é Experiência Digital e desenvolva na sua empresa

|

Criar uma experiência digital para seus consumidores é uma excelente forma de se estabelecer corretamente em um mercado cada vez mais competitivo, onde é importante trabalhar com qualquer tipo de diferencial para conseguir se destacar.

O mercado digital tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, em grande parte por conta de um processo conhecido como transformação digital em vários setores, como em uma empresa de automação residencial.

Esse tipo de ação acaba sendo muito importante para você trabalhar com qualidade e ter um potencial de exploração maior em sua empresa, uma vez que você precisa se adaptar a uma série de mudanças estruturais.

Um dos movimentos mais importantes para as empresas com relação a esse tipo de ação é justamente criar uma experiência mais satisfatória para o cliente.

O que é experiência digital?

Pensar em como o consumidor interage com sua empresa e que sensações ele extrai dessa movimentação é um passo importante para conseguir um destaque adequado para suas ações, seja para vender concreto projetado ou botas de couro.

Além disso, é importante saber como ganhar mais visibilidade e se destacar no mercado, principalmente através das técnicas de marketing digital, que são altamente dependentes da experiência oferecida aos clientes para conseguir trabalhar com mais qualidade.

Esse tipo de ação é muito importante para você conseguir focar com qualidade suas ações e criar experiências muito mais satisfatórias, aproveitando estes elementos para atrair mais consumidores para seu público-alvo.

Até pouco tempo atrás, o cliente era muito mais reativo. Ele simplesmente aceitava a publicidade e a propaganda que era direcionada a ele, e eventualmente se interessava em experimentar uma marca ou continuar comprando com ela.

Entretanto, o mercado digital trouxe algumas mudanças expressivas para esse conceito, transformando o consumidor em uma figura mais exigente, onde seu conhecimento e experiência são muito mais relevantes do que um anúncio vazio.

Muitas empresas ainda erram em questão de estratégia de marketing por tentar emular esse efeito do passado, que já não faz sentido atualmente, uma vez que a conexão entre público e empresa de papel para modelagem é muito mais próxima.

O usuário comum passa a maior parte de seu dia conectado.

Seja através de um computador ou notebook, ou com um smartphone em mãos.

O consumidor está o tempo todo online e disponível para trabalhar com o mercado digital.

Por isso, as empresas tiveram que começar a pensar além da jornada do cliente, criando experiências digitais únicas que fazem a diferença para o consumidor que deseja fazer qualquer tipo de negócio com a marca.

É importante pensar que você não precisa criar ambientes específicos para conseguir gerar uma experiência digital. 

Essas oportunidades podem surgir de qualquer meio, como por exemplo:

  • Conversando em redes sociais;
  • Gerando antecipação por um produto;
  • Atendendo um cliente satisfatoriamente;
  • Cobrindo um evento ao vivo de interesse do público.

Qualquer uma dessas ações e muitas outras são capazes de tornar esse tipo de ambiente memorável, estabelecendo assim uma série de possibilidades para lidar com a experiência digital de seus clientes de agência de eventos SP ou de imobiliárias.

Normalmente, esse tipo de ação está diretamente conectado ao branding da sua empresa, uma vez que vincular a imagem de sua companhia com um atendimento diferenciado e experiências positivas pode alavancar ainda mais suas oportunidades.

Como criar experiências digitais

Para garantir resultados mais satisfatórios para os seus consumidores, é importante saber como lidar com esse tipo de ação. Isso é necessário para que você trabalhe com mais qualidade as experiências oferecidas para seus clientes.

Para isso, é fundamental que você saiba como lidar com qualquer detalhe de sua empresa, uma vez que cada experiência é única e criar aquelas que se adaptam a sua realidade é muito importante para conseguir resultados positivos.

Quanto mais você trabalha nestes recursos, maior é o potencial para trabalhar com suas ferramentas com mais qualidade, possibilitando novas aberturas e possibilidades para o trabalho como um todo, seja na indústria com uma bomba industrial ou no varejo com a venda de roupas infantis.

Experimentação

O primeiro passo para conseguir experiências digitais é praticar. Quando você tem uma ideia, é importante fazer testes e identificar se esse tipo de atividade terá as vantagens que os clientes estão esperando, para criar um conteúdo muito mais qualificado.

Para identificar corretamente todas as informações necessárias para criar experiências digitais, é importante entender o que seu público precisa e como você pode trabalhar com ele vendendo chapa de alumínio lisa, por exemplo.

Para isso, o primeiro passo é identificar com quem você está falando. A integração de seu público-alvo é um passo fundamental para que você consiga trabalhar em cima desse tipo de conceito ao criar as experiências.

Entretanto, esse tipo de ação é muito pessoal, o que pode acabar afastando alguns consumidores se você usar somente o público-alvo. Nem todas as pessoas estão no mesmo momento, e por isso essa métrica acaba sendo muito genérica.

Para conseguir mais detalhes e uma estrutura de qualidade para suas perguntas, uma persona é o passo certo a seguir. A persona conseguirá dar respostas muito mais completas sobre suas possibilidades e o que você precisa fazer para conseguir bons resultados.

A persona é uma idealização do cliente, uma figura fictícia formada com base nas informações coletadas tanto de suas ações anteriores quanto da pesquisa para qualificar seu público-alvo.

Então, você deve alimentar a persona com informações relevantes, descobrindo suas necessidades, como a renovação de licença ambiental para sua empresa ou um presente criativo para o dia das mães.

Mais do que um nome, endereço ou profissão, é preciso pensar na mentalidade de sua persona, desde seus padrões de consumo até um perfil psicológico para conseguir respostas mais expressivas.

Dessa maneira, você consegue testar suas possibilidades, experimentar técnicas de diversos canais digitais e até mesmo de growth hacking sem precisar se preocupar com isso.

É importante ter em mente, entretanto, que os dados utilizados para criar as personas e estudar o público-alvo devem estar de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo assim muito mais segurança para seus consumidores.

Invista na experiência interna

A experiência digital é um caminho de duas mãos. Isso significa que quando você cria uma experiência satisfatória para seu colaborador, as chances de ele criar uma experiência boa para o cliente são muito grandes.

Algumas empresas estão aproveitando o levante tecnológico para conseguir utilizar de maneira muito mais efetiva suas ações em diversos segmentos, ajudando a entender melhor suas possibilidades.

Quando você cria uma experiência positiva para o colaborador, está gerando um ambiente propício para a elaboração do trabalho, com investimento de qualidade e atenção para os detalhes que podem fazer a diferença em sua estrutura.

Dessa maneira, você consegue transformar seus próprios colaboradores em promotores de sua marca, conquistando novos potenciais clientes dentro das redes de amigos e familiares de seus colaboradores em uma fábrica de produtos de limpeza.

Quando um colaborador identifica que o local de trabalho é adequado e investe em melhorias, ele se sente mais motivado a trabalhar, conseguindo produzir consideravelmente mais e aumentando o potencial de trabalho em diversas áreas de atuação.

Entenda como avaliar resultados

A avaliação de resultados é um passo fundamental para que você trabalhe com qualidade, garantindo uma estrutura muito mais aprimorada para suas ações. Por conta disso, é importante ter em mente seu potencial de trabalho desde o início.

A experiência digital não tem uma métrica específica para ser avaliada, dependendo do gestor para identificar pontos em comum para o trabalho e aumentando as possibilidades de interação, aproveitando melhor esse tipo de estrutura.

É importante que você pense em formas de trabalhar com mais qualidade esse tipo de métrica, seja através da utilização de outras medidas de satisfação ou encontrando em outras unidades para identificar as possibilidades de seu trabalho.

Redução de custo

Quando você foca na experiência do usuário, sobretudo do ponto de vista digital, consegue ter uma qualidade muito maior para suas ações, uma vez que elas são bem estruturadas e prontas para conseguir resultados.

Esse tipo de ação é muito importante para reduzir os custos da operação, conseguindo trabalhar de maneira mais assertiva e sem precisar correr o risco de retrabalho ou de outras ações que desperdicem recursos.

Assim, você tem uma ideia muito mais fixada sobre como trabalhar com a experiência digital, eliminando uma série de problemas de gasto para sua empresa como um todo.

Considerações finais

O investimento em experiências digitais é um passo importante para que sua empresa consiga se tornar uma liderança no mercado em que ela está inserida, garantindo muito mais qualidade em suas ações a longo prazo.

Portanto, é importante ter em mente que o fator humano ainda deve ser um dos principais focos para o trabalho com sua companhia. Quanto mais você conseguir explorar seus recursos e trabalhar com qualidade as experiências de seus consumidores, melhor.

Dessa forma, você tem uma atividade muito mais potencializada e com retorno imediato garantido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CTA-Materiais-Gratuitos