Como usar o Google Meu Negócio para destacar sua empresa

|

Uma ferramenta gratuita como o Google Meu Negócio pode ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes por mostrar os produtos e serviços que você oferece! Saiba agora como utilizá-la para aumentar seus resultados.

Com cerca de 4 bilhões de buscas realizadas diariamente, o Google tornou-se uma plataforma fundamental não só para pesquisar por assuntos que você desconhece, como também para procurar por serviços e produtos que você deseja ou necessita.

Sendo assim, garantir presença no Google Meu Negócio é uma grande oportunidade de destacar a sua empresa e fazer com que as pessoas a encontrem de forma rápida e prática e por sinal, hoje impossível ter destaque sem a ajuda da internet.

Pense bem, se você pode usar gratuitamente um canal acessado por 4 bilhões de pessoas por dia, por que ignorá-lo?

Como Funciona o Google Meu Negócio

É uma ferramenta extremamente simples.

Na verdade, é uma estrutura online criada pelo Google para que empresas (principalmente negócios locais) consigam ter bons resultados com uma estratégia de Marketing Digital.

Imagine que você é proprietário de uma pequena clínica odontológica e não tem como investir altos valores em divulgação, marketing ou publicidade.

Então, ao cadastrá-la na Plataforma, seu alcance online é ampliado e assim é possível ser encontrado por potenciais pacientes/clientes.

Por exemplo: uma pessoa busca no Google o termo “clareamento dental preço”.

A partir disso, os resultados das primeiras posições serão os entendidos como mais relevantes e otimizados de acordo com os algoritmos (normalmente conteúdos informativos e páginas de venda), e se a sua clínica estiver no Google Meu Negócio as chances de você conquistar esse cliente são enormes.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio, afinal?

Bom, na Plataforma você é encontrado nos resultados de busca e também no Maps como uma recomendação relevante e para isso, é necessário preencher as seguintes informações:

  • Nome comercial da empresa;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Condições de pagamento;
  • Horário de funcionamento;
  • Dentre outras informações.

Além disso, é válido ressaltar: quanto mais informações estiverem cadastradas, maiores são as chances do Google entender seu negócio como relevante e recomendá-lo às pessoas.

Como otimizar o perfil da empresa no Google Meu negócio

Tudo certo, empresa cadastrada, equipe pronta para mensurar os resultados, mas como ser visto com a Plataforma?

Pois é, certamente não é só criar a conta.

A ferramenta do Google dá dicas para que você mantenha o seu perfil dentro do que se entende como relevante para o momento, como quais tipos de anúncios estão desempenhando melhor, o que outras empresas estão fazendo e por aí vai.

Porém, outras ações úteis são:

1) Atualize seu perfil frequentemente

Sabe quando você vai seguir uma pessoa no Instagram, mas vê que a última postagem foi feita em 2013 com o filtro ‘’Fish eye’’ e desiste do follow?

É mais ou menos essa atitude que seus clientes podem tomar em relação ao seu perfil.

Por isso, mantenha-o sempre atualizado – principalmente as informações de cadastro citadas acima e também as recomendações da própria ferramenta em relação aos anúncios.

2) Interaja

Interagir com os clientes na página passa duas mensagens importantíssimas sobre qualquer negócio: a primeira, a prova social – “pessoas recomendam aquilo”. A segunda, o cuidado com o feedback – “essa empresa se preocupa com o que os clientes acham”. 

Isso é um ponto muito positivo, por mais que algumas opiniões sejam negativas.

Outra dica é habilitar a troca de mensagens, assim os usuários que se interessam pelo seu serviço conseguem tirar dúvidas pontuais de forma rápida.

3) Disponibilize agendamentos

Esse recurso do Google Meu Negócio é muito útil a restaurantes, bares, consultórios e escritórios. 

Ainda usando aquele exemplo da clínica e o clareamento dental, o potencial paciente visita sua página, é redirecionado a um formulário e o preenche com informações pessoais e o horário desejado para a consulta. Assim, ele tem a sensação de segurança e consegue se planejar para fechar com a sua empresa.

Vantagens do Google Meu Negócio

A ferramenta é voltada aos pequenos empreendedores e trata-se de uma estratégia de Marketing Digital, que muitas vezes é visto como algo extremamente complexo e caro (sabe aquele estereótipo de Marketing com engravatados e gráficos intermináveis?), mas não é bem assim.

No bem da verdade, é mais que possível ter excelentes resultados com o Marketing Digital e o melhor de tudo: investindo pouco por isso. Então, já temos aqui o primeiro benefício, baixo custo e neste caso, gratuito.

E além da já citada visibilidade, o Google Meu Negócio gera oportunidades de mercado, atração de clientes, é um canal de comunicação direto e ainda por cima fortalece a marca da sua empresa.

Agora é hora de botar a mão na massa!

Crie agora a sua conta no Google Meu Negócio, otimize a sua página e conquiste muitos clientes para a sua empresa sem pagar nada por isso!

Este conteúdo foi produzido por Rafael MucheroniCriador de Conteúdo | Ideal Marketing/Clínica Ideal

leads telefonicos