Google Post: como usá-lo e aproveitá-lo para o seu negócio?

|

O Google Post é uma ferramenta do Google Business, ela serve para destacar artigos rápidos na SERP.

Testada durante as eleições presidenciais dos EUA, ela permite que o próprio negócio informe de forma fácil e rápida sobre os seus serviços.

Com 82% das pessoas utilizando mecanismos de busca para encontrar informações locais, sua listagem no Google é o lugar ideal para mostrar o que sua empresa tem de único.

Para ser encontrado com facilidade nas buscas e fortalecer a sua autoridade, mantenha o nome da sua marca fortalecida através do Google post, ao usá-lo como um complemento às suas estratégias de marketing.

Nem todas as companhias fazem bom uso das ferramentas disponibilizadas pelo Google, e você pode se beneficiar desta opção ao compreender qual a função do post e o que ele proporciona.

O que é o Google post e Como Funciona?

O Google post é uma ferramenta voltada às publicações realizadas no Google Business e serve para fortalecer a busca orgânica de diferentes usuários por meio do fortalecimento de ofertas ou divulgação de informações relevantes aos clientes. 

Todas as publicações feitas em nome da empresa ficam disponíveis em abas de atualização ou visão geral, além de aparecerem também nos dispositivos móveis pelo Google Maps.

Veja neste exemplo sobre como funciona:

google post exemplo

É possível ver atualizações e informações completas a respeito de festivais feitos pelas empresas, sejam elas públicas ou privadas. Neste exemplo, é mencionado o Mercado Municipal da cidade de São Paulo, que interage com os seguidores através de conteúdos relevantes e atrativos, como a Sangria do Brasil e o famoso Festival da Gastronomia.

Como funciona o Google post e quem pode usar?

Os posts funcionam através do desenvolvimento de um texto pequeno, chamativo, que apresente rapidamente aos usuários o que será encontrado na página ou evento.

É necessário incluir imagens, vídeos ou até mesmo gifs para prender a atenção do público-alvo e os fazer interagir com o material.

Todas as companhias que estejam com o perfil de empresas do Google e que se encontram ativos podem usar a função. A ferramenta é gratuita, fácil de trabalhar e proporciona certas vantagens, pois é uma forma eficaz de interagir com possíveis clientes durante as buscas orgânicas e se destacar dos concorrentes.

Não é necessário colocar um texto muito longo no seu Google post, pois pequenas frases impactantes com informações do que você quer falar são suficientes. Observe como o Mercadão da capital paulista usou a ferramenta para divulgar o FGC:

google post mercadao

Há horários de início e encerramento, assim como datas, endereço e sobre o que se trata o festival. O Mercadão incluiu também hashtags para fortalecer nas buscas e aparecer para um número maior de pessoas, além de manter disponível o botão de compartilhar para o evento ser divulgado nas redes sociais.

Como usar o Google Post?

Para trabalhar com o Google post, realize o login ou faça o seu cadastro, caso não tenha.

Na sequência, abra a opção de “Postagens” e clique em “Criar post”, para você acrescentar textos, fotos e diferentes dados a respeito do evento.

É permitido usar de cem a trezentos caracteres em seu texto e melhorá-lo através de excelentes CTA’s. As informações precisam ficar visíveis aos seus clientes para fazê-los realmente quererem abrir a postagem e ler a publicação completa.

Ao concluir esta etapa, aperte o botão de “Visualizar” para ver como fica e publique caso esteja de acordo com as suas estratégias. Lembre-se que erros ortográficos, dados muito longos ou com gírias não dão nenhum retorno, portanto, evite usá-los em seus posts.

Como criar um bom Google Post?

Usar a ferramenta exige mais observação e atenção, principalmente para não cometer erros que atrapalhariam a sua performance nas SERP’s e o colocaria abaixo dos concorrentes.

Analise estas dicas para você se manter forte nas buscas:

Atualize com frequência

É importante ter um controle quanto à periodicidade das postagens para evitar que fiquem antigas. Caso você queira divulgar um evento que ocorreu em agosto, por exemplo, renove as informações de horários, dias e locais, permitindo que o seu público te encontre com segurança no período combinado.

Atenção aos posts

Não é recomendado criar posts que sejam repetitivos, cheios de erros ou com falta de informações. Seja sucinto, aposte em boas CTA’s e, lembre de ser breve para garantir que os usuários leiam até o fim e fiquem interessados na publicação.

Cuidado com imagens

As imagens são bem-vindas no Google post desde que apresentem excelente qualidade, pertençam a sua organização e não sejam exageradas. Luzes intensas, cores que incomodam ao serem observadas e figuras que não condizem com as suas falas precisam ser evitadas para não criar problemas.

Melhore a experiência dos seus clientes

Quando você cria postagens atraentes, está melhorando a experiência de busca dos clientes ao mesmo tempo que tira dúvidas e os faz ter uma tomada de decisões mais rápida sobre comprar o seu produto. 

Através do Google post, você também cria uma relação maior e melhor com o seu público-alvo, além de chegar a mais pessoas através do processo de compartilhamento que o próprio buscador disponibiliza.

Os Principais Benefícios do Google Post

O Google post é totalmente gratuito e você pode usá-lo quando quiser para fortalecer as suas campanhas, conquistar mais tráfego e converter leads em clientes fiéis que gostam da sua marca, dos produtos ou serviços. 

No entanto, para obter estes benefícios, é importante entender como o seu público-alvo se comporta e o que você quer atingir, havendo a necessidade de contar com uma equipe de marketing digital para auxiliá-lo neste processo.

Conheça os principais benefícios de atuar com a ferramenta:

  • Compartilhar atualizações sobre o seu negócio;
  • Fazer promoções para atrair novos clientes (e leads!);
  • Promover eventos da sua marca;
  • Mostrar seus produtos e serviços;
  • Oferecer os lançamentos da sua empresa.
  • Aumenta o tráfego para o site ou loja digital;
  • Melhora a reputação da marca;
  • Aumento de visibilidade da empresa;
  • Informações frequentemente atualizadas;
  • Mais praticidade em atrair os clientes.

Além disso, o Google post permite que você inclua imagens, elevando as taxas de clique, principalmente por ser a primeira característica que atrai a atenção do público.

Os clientes em potencial precisam ficar interessados no que estão vendo, pois através disso é que eles definem se querem comprar ou frequentar o seu evento.

Quais os tipos de postagem para o Google post?

Um dos posts mais comuns de fazer são os eventos por possibilitar que você divulgue rapidamente dia, horário e local, e o que acontecerá na data combinada, como atrações principais e brindes exclusivos a quem frequentar.

Saiba quais outros tipos de postagens você pode fazer:

  • Atualizações sobre produtos;
  • Divulgação breve da marca;
  • Dicas rápidas e interessantes;
  • Diversas informações sobre os seus serviços.

Você define quais dados devem ser divulgados, conforme as campanhas da sua empresa. Por exemplo, se você for realizar um evento para falar sobre como as métricas dos mecanismos de busca funcionam, é possível divulgá-la, colocar imagens e o dia que deve ocorrer a palestra.

Sempre que você tiver uma atualização importante e quiser compartilhar com um número maior de pessoas, atue em conjunto com a ferramenta do Google, tendo em vista que todos os dados informados precisam ser verídicos e precisos.

Como funciona o tempo de veiculação do Google post?

O período de veiculação é de até seis meses e quando estiver próximo do Google post ser arquivado, você recebe uma mensagem para verificar o conteúdo. Atualize-o, caso você queira e este é também um método seguro de proporcionar aos usuários informações recentes e procedentes.

Observe que o próprio Mercadão da capital paulistana possui postagens do começo de setembro, especificamente no dia 1, em que foi feita a divulgação do FGC que ocorreu entre oito e nove do mesmo mês para apresentar a gastronomia do México e do Peru.

Como usar o Google Post no seu negócio?

  1. Faça o login no Google Business ou cadastre-se;
  2. Clique em Postagens no canto esquerdo;
  3. Na tela Criar Postagem, adicione fotos, textos, eventos e um botão para sua postagem;
  4. Insira as informações;
  5. Clique em Visualizar para conseguir ver como vai ficar;
  6. Aperte Publicar.

Se você quiser postar um evento ou um call to Action é só marcas as opções.

Google Posts Google Meu Negócio
Mais um exemplo de Google Posts

7 dicas para criar Um Google Post Relevante

1) Crie conteúdo relevante

Faça conteúdos que consigam solucionar dúvidas e desafios da sua audiência.

Os usuários pesquisam com uma intenção: procurar soluções ou repostas!

Identifique as principais dores do seu público e aproveite a sessão para entregar conteúdos ricos com potencial de gerar leads.

2) Atualize Sempre

As publicações do Google Post duram em torno de uma semana, então é melhor criar um planejamento e cronograma para manter atualizado.

Se você trabalha com muitas promoções ou tem uma programação diferente todos os dias, é melhor fazer um evento, com dia de começo e fim.

Isso facilita o seu trabalho, já que o Google programa no tempo correto.

3) Pense bem nos CTA’s

É possível utilizar de 100 a 300 caracteres.

Mas cuidado, pois apenas os 100 primeiros que são visíveis!

Por isso é preciso prestar bastante atenção nos seus CTA’S para que eles consigam ficar visíveis para os usuários.

Além disso, a postagem não possui título, é preciso criar um conteúdo atrativo para incentivar a sua audiência a clicar e ler.

4) Cuidado com o que posta

É preciso tomar cuidado com certos conteúdos, pois eles não podem ter os seguintes critérios:

  • Ser repetitivo
  • Usar gírias
  • Serem automatizados
  • Que escondam informações
  • Erros de ortografia

Conteúdos adultos, de assédio, violentos, produtos relacionados a álcool, jogos de azar, farmacêuticos/de saúde são banidos.

5) Utilize imagens atrativas

Como as imagens aparecem pequenas, não é bom que tenha algo escrito nelas.

Procure utilizar imagens bonitas, porém simples.

Dica: o Google valoriza bastante fotos reais da sua empresa!

Update: agora é possível subir vídeos

6) Mas cuidado com imagens extravagantes

A imagem tem que ser atrativa, mas não extravagante.

É proibido imagens com qualidade borrada, com efeito de luz pulsante ou sem autorização dos responsáveis.

7) Utilize o conteúdo adicional a seu favor

Existem duas opções adicionais da ferramenta:

Evento: divulgue os eventos da sua empresa, com a definição de datas e horário de início e término.

Botão: insira um botão para levar o usuário até uma página específica do seu site.

É possível utilizar cinco opções: Saiba mais, Inscreva-se, Salvar Oferta, Reservar e Comprar.

copywriting