Hashtags para marketing digital: descubra aqui as melhores!

|

Neste artigo abordaremos quais as hashtags para marketing digital mais usadas no marketing brasileiro e como utilizar esse recurso tecnológico.

Acompanhe!

Se você trabalha com mídias sociais e tem dúvidas sobre quais são as melhores hashtags para marketing digital, certamente este texto é para você.

Mas antes de entrarmos diretamente nesse assunto, precisamos voltar no tempo e lembrar que o ano de 2020 ficará marcado na história do mundo pela revolução ocasionada pela pandemia da Covid-19 e não só por isso, mas também pelo impacto digital que causou na vida das pessoas e empresas.

Vimos o comportamento e as relações humanas mudarem completamente, hábitos e rotinas se modificaram da noite para o dia.

Foi preciso alterar nossos hábitos com relação, por exemplo, ao modo como fazemos compras, ir a lojas se tornou algo “perigoso”.

Por isso, o meio online se transformou em uma solução, que já vinha em ascensão e agora, no período pós-pandemia, expandiu muito mais.

Com o isolamento social, muitos empresários sentiram uma queda nas receitas e, na busca por soluções para seus prejuízos, houve um aumento na procura por agências de marketing digital, que se viram valorizadas nesse momento pós-pandemia.

Como surgiram as Hashtags para marketing digital

As hashtags são muito importantes nas estratégias de marketing digital, e para entender como elas surgiram no meio virtual vamos ver um pouco da sua história e como estão evoluindo para atingir bilhões de usuários nos dias atuais.

A notícia é bem atual, o Facebook ganhará suporte às hashtags, ou seja, mais de um bilhão de usuários, no mundo inteiro, acessará essa função, que já funciona no Twitter e também no Instagram.

Quem inventou a hashtag foi Chris Messina e sua ideia surgiu do antigo IRC (Internet Relay Chat), quando a pessoa criava um texto com o seguinte formato: #nomedocanal, com o intuito de mostrar para os outros que a mesma é integrante de um determinado grupo.

O Jaiku – uma rede de microblogging comprado pelo Google – adotou a ideia. Nele era possível criar canais, começando a mensagem com a #nomedocanal.

Vale dizer que cada canal abrangia mensagens que tivessem um conteúdo semelhante.

Em seguida a tudo isso, os usuários do Twitter, em 2007, começaram a idealizar como seria criar grupos nas redes sociais. Chris Messina, então, propôs algo maior do que grupos.

Mas as hashtags só estouraram mesmo em 2009, com o Twitter transformando todas elas em links que levavam à interface de busca.

A rede social então, se popularizou e as hashtags passaram a ocupar mais espaço, atingindo outras áreas e mídias sociais.

Agora, sendo adotadas pelo Facebook, sua expansão será enorme e deve atingir bilhões de usuários.

O conceito de hashtag para o marketing digital

Podemos definir a hashtag como a reunião de uma palavra com o símbolo #.

No entanto, ela é utilizada nas redes sociais com o intuito de direcionar o usuário para uma página de publicações que contenham o mesmo assunto.

A hashtag para marketing digital é utilizada em redes sociais como o Twitter, Instagram, Facebook e o recente TikTok.

Vamos analisar da seguinte forma: são nas redes sociais que as pessoas expressam as suas opiniões e sentimentos, então, não seria algo excelente se pudéssemos filtrar essas expressões, de forma que ficassem agrupadas em torno de temas semelhantes?

Então, é isso que as hashtags fazem.

O uso de hashtags é uma das estratégias do marketing digital

Como dissemos anteriormente, com a pandemia, a economia mudou, várias empresas fecharam as portas.

Por outro lado, para não deixar que isso acontecesse, outras tiveram que se reinventar e surgiram também novos negócios online.

Todos foram em busca das estratégias do marketing digital, que se viu então muito mais valorizado do que já era no período pré-pandemia.

O marketing online une de forma dinâmica, clientes e empresas, usando para isso ferramentas do mundo virtual, como e-mail marketing, mecanismos de busca, redes sociais, blogs, dentre outros.

Nesse ponto é que entram as hashtags que, apesar de terem um nome um pouco confuso, são de extrema importância nesse mundo de conexões virtuais.

Descubra como economizar com o Google Ads

Representado pelo símbolo que é conhecido como jogo da velha (#), as hashtags fornecem um conhecimento mais profundo ao redor dos temas que são tendências de mercado, dando assim maior ênfase ao perfil de associações e pode ser utilizada para aumentar o engajamento da página criada.

As plataformas online que buscam as melhores hashtags do mercado

Plataformas como a Tagsfinder, All Hashtag, TagBlender, dentre outros sites e aplicativos, existem para proporcionar um vínculo entre as empresas e o público, no intuito de encontrar hashtags para marketing digital que atendam às necessidades de ambos.

Estas plataformas oferecem resultados de acordo com os temas que estão em alta no mercado, dando condições às empresas de se tornarem dinâmicas e atuais ao redor das tendências.

Além disso, abrem todo um leque de novos assuntos para uma futura especialização de acordo com a área de atuação da empresa.

As melhores hashtags para marketing digital no Brasil

As hashtags são escolhas versáteis e certeiras para quem busca reinventar-se de maneira criativa e inovadora em um momento tão incerto como o que estamos vivendo.

E, aproveitamos para usar a plataforma Tashfinder e selecionar as melhores hashtags para marketing digital no Brasil, são elas:

  • #marketing
  • #digital
  • #marketingdigital
  • #brasil
  • #empreendedorismo
  • #publicidade
  • #instagram
  • #sucesso
  • #digitalmarketing
  • #empreender
  • #facebook
  • #redessociais
  • #business
  • #seo
  • #midiasdigitais
  • #whastapp
  • #foco
  • #negocios
  • #anuncios
  • #empreendedor
  • #marketing
  • #marketingdeconteudo
  • #socialmedia
  • #publicidadeonline
  • #contentmarketing

Por que você deve usar hashtags na sua estratégia de marketing digital?

Assim como as palavras-chaves servem como estratégias para otimizar um site no Google, as hashtags ajudam os usuários a encontrar suas postagens nas redes sociais.

Aliás, as hashtags são grandes aliadas para que as empresas atinjam os seus propósitos, principalmente quando se trata de atrair novos clientes e consequentemente novas vendas.

As hashtags funcionam como um segmento fundamental do marketing de conteúdo, que sem dúvida nenhuma, é uma das estratégias do marketing digital.

Lembrando aqui, que conteúdo é tudo aquilo que é veiculado em redes sociais e blogs, o que inclui: textos, fotos, vídeos, dentre outros.

Nesse ponto do texto, você já deve ter noção que, usar as hashtags nas redes sociais, contribui e muito para a sua divulgação, expandindo o seu alcance.

Um bom exemplo dessa divulgação em massa, seria a de um pequeno restaurante, que utiliza as redes sociais para divulgar os seus pratos e, dessa forma, atrair e conquistar novos clientes. 

A marca sobe fotos fotos originais e bem trabalhadas de seus pratos principais utilizando a hashtag  #burguer e #pizza em sua publicação. A primeira já bateu

12 milhões de publicações e a segunda mais de 35 milhões de publicações disseminando assim a postagem para um grande número de usuários.

Então, quando se está dentro de um mercado, é essencial conhecer as hashtags mais usadas naquele ramo para obter sucesso nas publicações e divulgação de produtos e serviços.

Como usar hashtags: boas e más práticas

Se você é jovem deve achar esse assunto bastante simples e até mesmo óbvio, pois a geração mais recente lida com as hashtags de uma forma tão natural, que elas já fazem parte do seu dia a dia.

Mas para muitas pessoas elas ainda são novidade, por isso, saber como utilizá-las é primordial para não errar em suas campanhas nas redes sociais, principalmente.

Pensando nisso, listamos algumas regras básicas do que não se deve fazer com relação as hashtags. Este pequeno guia lhe ajudará a tornar suas mensagens engajadas e difundidas nas redes sociais. Confira a seguir:

1) Não use palavras juntas

#nuncaescrevapalavrasjuntasdemaisissoatrapalhaaleitura, como você pode perceber, não é uma boa ideia. O espaçamento entre as palavras não existe por acaso, é para que se tome um fôlego durante a leitura e a compreensão do texto seja mais eficiente.

Quando você tem uma hashtag e mistura muitas palavras, principalmente as que terminam e iniciam com vogais, dificulta a leitura e a compreensão da mesma.

O recomendado, então, é usar hashtags curtas e se precisar usar mais de uma palavra, separá-las por letras maiúsculas, dessa forma fica #FacilCompreender.

2) Não use uma hashtag para cada palavra da estrutura da frase

#nunca #faça #isso #em #uma #hashtag, pois você correrá o risco de ter pausas demais na mensagem e a compreensão da mesma, também ficará prejudicada. 

Outra maneira de errar é dar ênfase a artigos e preposições, pois eles não são importantes na sua publicação, ou seja, não são o foco da comunicação. Portanto indexá-los está fora de cogitação.

Quando for preciso separar as hashtags de sua comunicação, faça isso no final da mesma, depois que sua ideia principal tiver sido passada, como no exemplo a seguir: #hashtagsCurtas use sempre.

3) Somente use hashtags que têm relação com o post

Jamais exagere. Não é a cada parágrafo do texto que você usará uma hashtag.

Lembre-se que ela é um indexador, ou seja, está presente ali para facilitar a busca de outro usuário e não deixá-lo confuso.

O excesso de hashtags pode afugentar os leitores, pois pode transparecer uma ideia errada, como por exemplo, a vontade excessiva de aparecer em todas as páginas de indexação. Portanto, moderação é a palavra-chave aqui.

E como dissemos no título, a hashtag deve estar relacionada ao post e não apenas procurar indexar um assunto qualquer.

4) Atenção com a ortografia!

Mesmo sendo um recurso que pode ser irônico e divertido, não se esqueça de prestar atenção na ortografia, para não cometer erros primários e cair no ridículo.

Afinal, uma hashtag escrita de forma errada pode fazer com que sua marca perca credibilidade no mercado e também não seja indexada, devido ao erro ortográfico.

Imagine um post da Alaska com a hashtag #alasakmasrketing. A estratégia não funcionaria, pois, não seria indexada, já que a forma correta seria #AlaskaMarketing.

Somente seria indexada se alguém, por ventura, cometesse o mesmo erro de grafia, o que é muito difícil de ocorrer.

Como utilizar hashtags para marketing digital e suas estratégias

Como você pode ter visto no item anterior, existem formas erradas de se usar as hashtags para marketing digital e agora que você já sabe o que não fazer é só não aplicá-las à sua estratégia.

A seguir veremos como utilizar este recurso tão valioso para divulgar a sua marca, produto ou serviço e, dessa forma, obter ótimos resultados utilizando as redes sociais.

Tomando como base que seus perfis em redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter sejam públicos, é de se esperar que você queira que o maior número de pessoas possível compartilhe as mesmas ideias e interesses de sua empresa.

Assim, suas publicações, com o uso das hashtags, não ficam restritas somente aos seus seguidores, mas também a uma gama enorme de usuários.

Portanto, quando vimos, neste texto, sobre as hashtags para marketing digital mais usadas no Brasil, o intuito era fazer com que você as conhecesse e aplicasse em suas redes sociais.

Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social

Você já sabe que pode usar as hashtags em diversas redes sociais, porém, é válido lembrar que não deve usar as mesmas em todas as publicações ou rede sociais.

Por exemplo, a mesma hashtag que se aplica ao Facebook, não deve ser replicada no Instagram ou no Twitter e assim por diante.

Isso porque, cada rede social tem suas características próprias e peculiaridades, e você precisa aprendê-las, para ter uma noção de quais hashtags usar em cada uma delas. Para, dessa forma, tirar um melhor proveito das mesmas.

Vamos ver no Twitter, por exemplo, o recomendado é usar hashtags curtas, pois o número de caracteres permitidos é 280.

Qual a melhor opção para trabalhar as hashtags para marketing digital?

Nesse período pós-pandemia, usar de forma correta e assertiva as hashtags para marketing digital, se tornou algo muito importante e que, certamente, poderá contribuir para os resultados de muitas campanhas de sua empresa.

Às vezes por conta própria, como empreendedor, não tem as habilidades necessárias para implementar esses recursos tecnológicos, então é o momento de contar com o auxílio de uma empresa especialista nesse assunto.

É nesse momento que entramos em ação.

A Alaska Marketing cria estratégias com foco em atração de clientes e conversão de vendas. Além disso, oferecemos consultoria de marketing digital para você que deseja vender muito mais utilizando as redes sociais.

Conheça os nossos serviços e entre em contato conosco para garantir o sucesso do seu empreendimento online.

CTA materiais gratuitos