Inbound Marketing em Ribeirão Preto: por que vale a pena investir?

|

Quem acha que o Inbound Marketing é a nova sensação do momento, sinto decepcionar… O Inbound Marketing não é novo, mas ainda assim é efetivo e recomendado.

[dropcap]E[/dropcap]ssa estratégia tão falada em blogs, conteúdos em redes sociais e por gurus da área é apenas o presente, está acontecendo agora.

Na verdade está acontecendo há algum tempinho, basta você observar pelo seu próprio comportamento.

O comportamento do consumidor mudou

Repare em você mesmo.

Quando vai comprar alguma coisa – qualquer coisa – você tende a ir ao Google pesquisar sobre determinado produto, acertei?

E quando você tem um pequeno problema para resolver, decide dar um google para ver se alguém tira suas dúvidas. Isso também acontece, né?

Se você ainda descobre um produto que vai resolver o seu problema então, felicidade na certa!

E é assim que caminha a humanidade.

Vamos pensar um pouquinho em como funciona o marketing tradicional, ou se preferir: o outbound marketing.

No marketing tradicional, o produto ou serviço da sua empresa vai até o consumidor através de propagandas de TV, spot no rádio, panfletos, e até mesmo quando interrompem o seu vídeo no youtube para passar aquela propaganda de 30 segundos…

O consumidor é diretamente interrompido e abordado por informações da marca. Ele não estava procurando por isso e, na maioria das vezes, não quer saber sobre a sua empresa.

Além disso, quem garante que aquele consumidor vai preferir a sua empresa e não a do concorrente que investe em mais mídia paga do que você?

Deixo abaixo um pedaço de um infográfico super bacana do Viver de Blog que mostra as diferenças entre o outbound marketing e o inbound marketing:

Inbound Marketing em Ribeirão Preto

Vale a pena investir em Inbound Marketing em Ribeirão Preto (e em qualquer outra cidade)?

Como mostrado no infográfico, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e conquistar potenciais clientes através de conteúdo e relacionamento entre a marca e consumidor.

Em outras palavras, o Inbound Marketing é uma estratégia que faz o cliente chegar até você.

Quando sua empresa entrega um conteúdo relevante e de qualidade para os seus visitantes, ela não está interrompendo as pessoas, mas sim ajudando elas a resolverem um problema.

Além disso, sua marca está criando uma autoridade no seu segmento de mercado.

Sabe aquele velho ditado: “faça com quem entende?”.

Você pode estar se perguntando: “ok, vou criar conteúdo pra minha empresa sendo que já existem diversos sites e blogs que abordam o mesmo tema. Eu nunca chegarei no ranking deles no Google”.

É aí que entram as estratégias certas de SEO.

Precisamos falar sobre SEO

Como você já deve saber, o SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas e boas práticas que fazem com que um site avance nos resultados orgânicos do Google.

E uma das técnicas de planejamento de SEO é usar e abusar de pesquisas e análises de keywords antes de planejar qualquer conteúdo, seja ele em qual formato for.

Sim, estou falando de long-tail keywords ou palavras-chaves de cauda longa.

Esse termo é utilizado quando a sua keyword é formada por três ou mais palavras, tendo uma pesquisa mais personalizada e aprofundada.

A cauda longa é uma ótima estratégia para compras de palavras-chave no Google e também é vista como boas práticas de SEO.

Quando você dá ênfase para keywords mais específicas você deixa de lado as keywords genéricas que todo mundo compra e concorre entre si.

A metodologia do Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem uma metodologia de atrair potenciais consumidores através de conteúdos e materiais ricos e transformá-los em clientes fiéis da marca.

O processo é baseado no funil de vendas e está dividido em quatro etapas, onde cada uma delas possuem pequenas estratégias de marketing de acordo com o nível de interesse do potencial cliente:

1) Etapa de Atração

A etapa do topo do funil ou chamada também de etapa de atração, é a parte do processo que as visitas são atraídas para o seu site ou conhecimento de marca através de diversos canais da web.

As principais estratégias utilizadas nessa etapa são:

  • Planejamento de conteúdo através da persona da marca;
  • Criação de blog;
  • Estratégias de SEO e keywords;
  • Gestão das redes sociais de acordo com o perfil das personas;
  • Distribuição de conteúdos nos diversos tipos de formatos e canais.

2) Etapa de conversão

A segunda etapa do Inbound Marketing é focada em converter visitantes em leads.

Resumindo, é a parte em que converte as visitas dos canais da sua empresa em leads.

Para essa conversão acontecer, são utilizadas as seguintes estratégias:

  • Calls to action;
  • Criação de materiais ricos como: whitepaper, ebooks, webinars, etc…
  • Landing Pages;
  • Formulários inteligentes.

3) Etapa de fechamento

É o momento onde acontece um relacionamento mais direto com os seus leads.

Costumamos dizer que é quando acontece a nutrição de leads para que eles se transformem em clientes reais da sua empresa.

Para isso acontecer, é preciso de:

  • Criação de conteúdo específico do meio/fundo do funil de vendas;
  • Campanhas segmentadas de e-mail marketing;
  • Newsletter;
  • Utilização de CRM;
  • Sintonia máxima com a equipe de vendas;
  • Venda.

4) Etapa de encantamento

A venda já aconteceu na etapa anterior, mas você não pode abandonar o cliente só porque ele já efetuou a compra.

Muito pelo contrário. A chance dele voltar a comprar da sua empresa é enorme se ele continuar sendo nutrido com conteúdos e estratégias específicas para clientes.

Além de fidelizar o cliente a sua marca, ele pode muito bem indicar outras pessoas para comprar de você, já pensou nisso?

As estratégias são:

  • Análise de dados;
  • Conteúdo específico para essa etapa da jornada;
  • Monitoramento de redes sociais;
  • Boas resoluções de eventuais problemas com o serviço ou produto;
  • Programa fidelidade;
  • Eventos específicos para clientes.

Não estou dizendo para largar de vez o outbound e investir 100% no inbound marketing em Ribeirão Preto. Até porque, tudo depende do segmento da sua empresa e, principalmente, do consumidor dela.

Mas é importante estar atento a evolução de comportamento do seu público e estar presente onde e como ele quer que você esteja.

Estratégias de inbound aliadas e bem integradas com estratégias de outbound – ambas pensadas e planejadas em conjunto – são um grande passo para atingir os objetivos e resultados da empresa.

Raio X do Marketing Digital