Inbound Marketing para restaurantes: entenda como fazer de uma vez por todas

|

[dropcap]O[/dropcap] mercado gastronômico é um dos que mais cresce no mundo todo. De acordo com a Fiesp, houve um crescimento de 35% no segmento em 2015. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comprovam que o mercado cresce 7% ao ano.

Por conta disso, a concorrência acaba sendo grande e é necessário se destacar. Para fazer seu restaurante sobressair perante os concorrentes, não ter um plano de marketing acaba não sendo uma opção.

Tudo precisa estar totalmente adequado e interligado para obter os resultados desejados. Lembre-se que para uma ótima estratégia de marketing digital é necessário utilizar aquela equaçãozinha que sempre falamos por aqui: U+S+D+P+C = Uma Soma De Pequenas Coisas.

Já explicamos muito sobre o que é Inbound Marketing e até temos um Ebook completo para você começar aplicar no seu negócio. Mas hoje estamos aqui para falar sobre o segmento de gastronomia, certo?

Vamos te explicar como usar a estratégia de Inbound Marketing para restaurantes e bares, atraindo clientes e convertendo em vendas.

Tenha um site e se possível um blog

Para começar, convido você a esquecer um pouco as redes sociais (não que elas não sejam importantes para a estratégia, mas vamos focar em uma etapa de cada vez, certo?).

Ter um website do seu bar ou restaurante é questão de necessidade. Aliás, qualquer negócio deveria possuir um. Entenda que o site é como se fosse a sua casa na internet,ou seja, é o meio mais fácil do cliente chegar até você. Já pensou se amanhã o Facebook decide sair do ar? Como seus consumidores vão te encontrar?

Ter informações importantes em um único local, bem posicionadas, faz com que o seu cliente encontre o que ele precisa de modo fácil, sem complicações.

Explique de forma simples do que se trata o seu bar e restaurante, ofereça o seu cardápio online, além de informações de contato, como endereço, telefone e redes sociais.

Se por acaso o seu bar apresentar opção de delivery, seria legal se o usuário pudesse fazer o seu pedido através do seu site. Caso não tenha, deixe o telefone de delivery destacado nos contatos, para que ele encontre de forma rápida.

Inbound Marketing para restaurantes
Ter conteúdo próprio compartilhável pode levar sua marca em todo canto do mundo

Como atrair clientes para restaurantes com Inbound Marketing

Você que já conhece o básico da estratégia, sabe que o canal principal de atração das empresas costuma ser o blog.

Criar conteúdo é importantíssimo para que seus potenciais clientes te encontrem na internet. Mas cuidado! Criar bom conteúdo não é apenas escrever um texto grande sobre determinado assunto. É preciso primeiro planejar como isso será feito.

As personas da sua marca devem ser bem definidas e, depois de estruturadas, aconselho criar editorias de acordo com o perfil de cada uma para te ajudar no momento da escolha de pautas.

Mas como assim?

Por exemplo, se o seu bar tiver um tema rock’n roll, faça conteúdos desse universo. Dê notícias sobre bandas de rock, dê dicas de drinks para beber ouvindo o estilo, conte histórias de como bandas famosas se formaram e escreva também sobre algumas curiosidades. Vale até indicar novas bandas de rock toda semana para o seu público conhecer.

Seu restaurante é especializado em comida mediterrânea? Fale sobre os países que se localizam em volta do mar mediterrâneo, escreva sobre suas culturas, dê dicas de cidades legais desses países para viajar. Por que não disponibilizar algumas dicas de receitas mediterrâneas?

Saber identificar e planejar cada conteúdo é essencial para um resultado eficaz. Pesquise bastante keywords antes de decidir a sua pauta e aplique estratégias de SEO. Lembre-se que mais vale um texto com as estratégias corretas do que três textos escritos sem um embasamento.

Utilizar o google adwords também é uma forma adequada de atrair usuários para o seu site e blog. Segmente corretamente o público e analise constantemente os dados.

Redes Sociais como canais de atração

Outra forma de atrair os usuários para o seu blog é através das redes sociais. Divulgue o conteúdo na sua página do facebook para que o seu público saiba sobre o blog do seu bar!

Esteja aonde os seus clientes estão! Trabalhar bem o relacionamento no Facebook é uma ótima estratégia. Responda as dúvidas, reclamações e elogios dos usuários e aproveite para estreitar a relação da sua marca com eles.

Como fazer Inbound Marketing para Bares e Restaurantes

Outra rede social eficaz para estabelecimentos gastronômicos é o Instagram.

Através dele você pode publicar as fotos dos pratos, drinks e entretenimento do seu estabelecimento. Imagens bonitas têm um poder enorme e um ótimo engajamento. Aproveite e faça uma produção de deixar qualquer um com água na boca.

Utilizar o Instagram para empresas da forma correta é uma excelente forma de atração e relacionamento.

Converta usuários do blog em leads

Conteúdos exclusivos tem o objetivo de converter usuários em leads.

Produza materiais que suas personas se interessem. Crie Landing Pages com formulários e CTA’s corretos para converter os seus usuários em leads. Por que não oferecer um cupom de desconto em troca de informações dos seus clientes?

A medida que você for nutrindo os seus leads, mais informações você pode ter de cada um deles.

Com esses dados valiosos de quem são os seus potenciais clientes, você pode enviar conteúdos de acordo com o perfil de cada um dos leads e estruturar a jornada de compra da sua base de mailing.

Se relacionar é preciso!

Como já foi explicado no tópico acima, se relacionar com os seus clientes através das suas redes sociais é essencial.

Monitore com frequência o que falam de você na internet (facebook, instagram, reclame aqui, foursquare, tripadvisor) e responda sempre!

explicamos aqui no blog no que pode se transformar uma reclamaçãozinha sem resposta ou com um feedback não adequado.

Outra forma de se relacionar com seus clientes é através do email marketing. Depois que você conseguir converter usuários em leads através de Landing Page, você terá que alimentar a sua base. Como?

Separe os seus conteúdos de começo, meio e fundo da jornada de compra. Depois disso, é o momento de manter esse relacionamento com cada lead qualificado. Procure ter uma relação pessoal com o seu lead e esqueça mensagens robotizadas.

(Se quiser saber um pouco mais sobre as boas práticas de email marketing, temos um artigo focado no assunto.)

Aproveite para oferecer materiais através de e-mail marketing também. Fazer com que o seu lead preencha formulários em landing pages é uma excelente oportunidade de conhecer quem são cada um deles.

Através do email marketing você pode aplicar diversas ações como pesquisa de opinião e programa de fidelidade.

Saber o que o seu cliente acha do seu estabelecimento é ótimo para o posicionamento de marca e conhecer alguns problemas que até então você não sabia que existiam. Poder melhorar alguns pontos desconhecidos é estar sempre à um passo à frente no mercado.

Seus clientes fiéis merecem fazer parte de um programa de fidelidade, não acha? Aposto que eles iriam adorar receber receitas de drinks e pratos do seu bar. Aquele segredinho nãotãosegredinho do chef, sabe? Ou quem sabe alguma promoção especial para ele e um acompanhante?

Fazer o cliente se sentir especial é dever de qualquer marca.

Análise é essencial para qualquer estratégia de marketing digital

Para você conseguir aplicar Inbound Marketing para restaurante de forma eficiente tem que mensurar!

Batemos na mesma tecla sempre: uma estratégia completa de marketing digital é aquela que você analisa as métricas importantes para cada objetivo desejado.

O processo de análise faz com que a sua performance seja ainda mais eficaz. Poder identificar cada dado e mensurá-lo para descobrir se sua estratégia está dando bons resultados é uma dádiva das campanhas digitais.

Aprenda a identificar qual dado é importante medir para que realmente você descubra se está colhendo bons frutos. Tenha isso como sua rotina semanal.

Inbound Marketing para Bares e Restaurantes
Dashboards e automações podem ser uma mão na roda!

Analise campanhas de anúncios, engajamento de redes sociais, o que está ou não está dando certo. Faça testes A/B de e-mail marketing, calcule ROI e pratique cada etapa do processo novamente.

Depois dessas dicas a única coisa que você pode fazer é: fazer.

Inbound Marketing para restaurantes