Inbound Marketing serve para qualquer empresa? Veja porque a resposta é sim!

Inbound Marketing serve para qualquer empresa? Veja porque a resposta é sim!

Todos que descobrem o Inbound Marketing acham o máximo que a essência da estratégia seja atrair o consumidor ao invés de comprá-lo.

Trabalhar o marketing e saber que você está educando o seu consumidor para que ele encontre sua marca é de fato muito mais satisfatório. Principalmente quando os resultados começam a ser percebidos.

Mas uma dúvida comum que acontece com todo mundo que se aventura a estudar inbound marketing, é se perguntar se a estratégia funciona para qualquer tipo de empresa…

Eu mesma já me deparei com essa pergunta diversas vezes antes de planejar uma proposta para um cliente. Será que vale a pena mesmo determinada empresa investir em Inbound Marketing?

Será que uma empresa de grande porte que vende equipamentos para médicos conseguiria aplicar o Inbound Marketing? Será que a padaria perto de casa conseguiria fazer também?

E um ecommerce que vende jóias, alcançaria as suas metas?

Saiba que a resposta é sim, e vou te explicar o motivo.

Inbound Marketing para ecommerces

Você está cansado de saber ou de ler aqui no blog que o comportamento do consumidor mudou. Nós não compramos mais por causa de uma única propaganda na TV ou de um comercial antes de um vídeo no youtube.

Hoje queremos saber se aquilo que pensamos em comprar é realmente bom e se vai atender as nossas necessidades.

O Inbound Marketing entra aí.

Imagine que sua impressora está dando vários problemas e você não sabe mais o que fazer com ela… até passa pela sua cabeça em comprar uma de modelo mais novo. Mas é claro que antes você vai dar uma olhada no Google para ver se alguém pode te ajudar a resolver o probleminha da que você já tem.

É desse jeito que você vai parar em um blog lindo, de uma empresa que vende impressoras, explicando o que fazer quando o seu equipamento trava. Pronto!

Aquela alma caridosa te ajuda a resolver um problemão – além de te explicar o que fazer para economizar folhas de papel da impressora, através de um ebook.

Até que, depois de muito conteúdo – que parecem ter sido pensados para você – a empresa do blog te envia uma oferta imperdível de uma impressora que não vai mais travar e nem te deixar na mão. E o melhor? Da marca e cor que você estava pensando em comprar.

Que coincidência, né? Não, não é coincidência!

O nome disso é jornada de compra do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é muito mais do que uma simples estratégia de marketing digital. Com ele é possível atrair visitantes para seu site, educá-los e se relacionar de forma adequada, permitindo também analisar o comportamento de como e quando eles querem comprar o seu produto.

Você pode estar pensando: “ah, mas só da para fazer inbound marketing para negócios online, já que o cliente compra no site”.

Calma, eu vou falar das empresas B2C, mesmo as lojas físicas.

Inbound Marketing para empresas B2C

Você está enganado se acha que não dá para aplicar Inbound para lojas físicas B2C.

Dá sim! E as únicas coisas que mudam do exemplo acima são algumas das estratégias utilizadas. O princípio do Inbound é o mesmo: atrair, converter, vender e encantar.

Sabe o exemplo da padaria perto da minha casa que eu dei no começo do artigo? Tomarei essa referência para a explicação de agora:

Suponhamos que eu não conhecesse a padaria aqui do lado e estivesse com vontade de fazer o meu próprio pão. Pesquisei no Google e apareceu um blog com várias dicas para quem quer fazer o primeiro pão.

É através desses conteúdos de Inbound Marketing que vou saber qual a diferença entre os tipos de farinha para fazer um pão. E quais as receitas que eu posso fazer em casa com os ingredientes da padaria aqui da esquina. E também como tornar os meus dias mais saudáveis.

marketing de conteúdo padaria

Na estratégia de Inbound o conteúdo é rei!

É ali que vou baixar um ebook com uma receita para cada dia do mês.

E são esses ebooks que podem criar um relacionamento tão bonito comigo, que mesmo se eu mudar de bairro, continuarei comprando naquela padaria. Pois ela se tornou autoridade em padaria pra mim.

Consegue perceber como o processo é basicamente o mesmo da loja de impressoras?

E assim seria caso eu já tivesse em mente um modelo de impressora para comprar desde o início. Eu pesquisaria no google e encontraria um blog com vários comentários, reviews e vídeos sobre o modelo que me interessa.

Este blog estaria me ajudando com o meu problema e, sendo assim, se tornaria autoridade no assunto para minha pessoa como consumidora.

Inbound Marketing para empresas B2B

“Ah, mas é óbvio que é muito mais fácil fazer Inbound Marketing para o consumidor final. E quem vende para outra empresa? Não tem nem como aplicar isso.”

Engano seu se pensa dessa forma e vou te mostrar porquê.

Pense em uma empresa grande, como uma que vende materiais e equipamentos para médicos e hospitais. Será que é possível eles aplicarem Inbound e conseguir crescer mais do que já crescem todo ano?

Quando se trata de empresas B2B, os contratos ficam ainda mais demorados de serem fechados, pois envolvem negociações mais complexas e um ciclo mais extenso.

jornada do consumidor

Os leads que percorrem a jornada de compra são altamente educados

Então quem decide efetuar a compra B2B precisa de muitos motivos e vantagens para decidir por uma empresa e não por outra. Ou seja, precisa ser educado.

E é assim que o Inbound Marketing e seus fluxos de e-mail entram no segmento B2B.

4 motivos para provar que Inbound Marketing serve para qualquer empresa:

  • 1) Inbound Marketing é mais barato do que Outbound Marketing

Já falamos em outro artigo as diferenças entre o Inbound Marketing e o marketing tradicional.

No marketing tradicional, as empresas tendem a investir nas mídias convencionais, como é o caso da TV, rádio, outdoor… Porém, todos sabemos que mais de 60% das pessoas não acreditam mais nesse tipo de publicidade.

Além disso, o investimento em propaganda convencional acaba por ser mais caro e sem a eficiência comprovada. O seu anúncio pode atingir pessoas que talvez nem sejam o seu público.

Esse é um grande diferencial da internet.

Quando você investe em anúncios em redes sociais ou no google adwords, você tem a certeza de que a sua empresa aparecerá para a persona da sua marca. Isso por conta das funcionalidades de segmentação.

métricas e kpis

Outro diferencial dos anúncios online são as métricas.

Você consegue acompanhar em tempo real como está sendo o resultado das suas campanhas, além de poder alterar quando precisar.

  • 2) O Inbound Marketing educa o consumidor

Com o Inbound Marketing é possível nutrir os seus leads através de um conteúdo planejado e fazer com que ele saiba o que realmente quer comprar.

Isso não só faz toda a diferença no momento da venda, como também aquece o mercado.

Além disso, é uma ótima estratégia para a sua empresa se tornar autoridade no seu segmento.

  • 3) Inbound Marketing melhora o processo de vendas da empresa

Imagina os seus vendedores tendo que entrar em contato com potenciais consumidores sem antes educá-los para a compra?

Seriam várias tentativas no escuro, né? Além de gastar energia à toa, os seus vendedores perderiam muitas chances em focar apenas em quem realmente tem interesse de compra.

Inbound Sales

É exatamente o que acontece com o Inbound ao integrar o processo de marketing com vendas.

O marketing desempenha as 1ª etapas da jornada de compra. Significa que apenas os leads altamente qualificados serão entregues ao departamento de vendas, seja através de relatórios ou integrando o CRM com a ferramenta de automação de marketing.

Isso facilita muito o trabalho do setor de vendas de qualquer empresa.

  • 4) Inbound Marketing fideliza clientes

A última etapa do funil do Inbound é a fidelização, sendo assim, o seu cliente nunca ficará perdido na jornada de compras.

Quando a venda é efetuada, o cliente será automaticamente levado para essa etapa. Assim ele se tona um cliente “premium” dentro da sua loja: é um cliente fiel ou até mesmo um advogado da sua marca.

E quer saber da melhor? Um cliente apaixonado vale muito mais do que um anúncio!

Você sabe 70% dos usuários confiam mais na opinião de outras pessoas do que em publicidade? Isso explica a importância que as redes sociais tem tido na estratégia de marketing das grandes marcas.

Mas veja pelo lado bom: um cliente fidelizado – ou advogado da marca – passa a ser um canal de atração, trazendo novos usuários para o topo do seu funil de vendas.

agência de inbound marketing

Advertisement
Mariana Bueno

Publicitária, certificada em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, especialista em estratégias digitais pela ESPM e fotógrafa no tempo livre. Delicadamente desastrada e baixinha com espaço gigante para os bons conteúdos e as boas cervejas da vida.

Inbound Marketing

[eBook] Introdução ao Inbound Marketing!

Aprenda o que é o Inbound Marketing e como aplicar a estratégia para sua empresa vender mais.

Tudo certo! Verifique sua caixa de e-mail e aproveite o e-book. :)