Vale a pena investir no Inbound Marketing para sua empresa?

marketing-digital-40

Neste artigo você vai descobrir se vale a pena investir em inbound marketing para sua empresa, suas vantagens e as particularidades da estratégia em cada área.

A grande vantagem do investimento em inbound marketing pode ser observada de forma mais clara ao citar que uma das consequências da transformação digital foi o empoderamento dos consumidores.

Neste cenário, a concorrência e exigência crescem cada vez mais, o que exige a implementação de estratégias digitais que de fato tenham potencial para atrair e conquistar os clientes.

Este é o caso do inbound, sendo também chamado de marketing de atração. É algo que está relacionado essencialmente com a premissa de despertar o interesse dos clientes em potencial através de conteúdos relevantes.

Basicamente, o desenvolvimento do inbound é marcado pela versatilidade e simplicidade que apresenta, sendo dividido em quatro fases: atração, conversão, venda e encantamento.

Em primeiro lugar, a obtenção de tráfego qualificado é visada para que, em seguida, seja possível apostar em um conteúdo direcionado para a conversão.

Os leads correspondem aos clientes em potencial que demonstram interesse na marca e, conforme são cultivados, há necessidade de averiguar o ponto correto de apostar em um conteúdo mais avançado em prol do estímulo da venda.

Por fim, a etapa de encantamento ocorre neste ponto, que contribui também com a fidelização.

Quais são as vantagens do inbound marketing?

O processo anteriormente apresentado reúne diversas vantagens, principalmente ao considerar que para o seu desenvolvimento diferentes canais de atuação e táticas são explorados, desde blogs e técnicas para aprimorar o posicionamento até redes sociais.

Entre os benefícios de maior destaque, é válido citar:

  • Aproximação;
  • Direcionamento;
  • Redução de custos;
  • Facilidade para mensurar os resultados.

A aproximação ocorre devido ao tipo de conteúdo oferecido para os clientes, uma vez que deve levar soluções e contribuir com a construção de uma relação de confiança.

Para que isso ocorra, as informações devem visar de fato as necessidades do público-alvo e não a venda, que acaba sendo uma consequência do processo.

inbound marketing wheel
O framework de Inbound Marketing, pela HubSpot

Por exemplo, uma empresa que trabalha com tubo galvanizado pode abordar em um blog as vantagens desse tipo de produto, da mesma forma que profissionais que realizam a impressão em PVC podem usar as redes sociais ou outras plataformas para atrair o público, através de curiosidades sobre esse tipo de impressão.

A partir desse ponto, as chances para um diálogo constante e mais aberto são potencializadas.

Por esse motivo, há um poder de persuasão mais evidente nesse tipo de estratégia, pois a audiência tem acesso ao tipo de conteúdo que realmente necessita. 

Não é só uma comunicação mais próxima que é viabilizada por meio do inbound, como também o alcance mais preciso do público.

Além de alcançar o público certo, contribui com um grande alcance e, por esse motivo, o retorno desse investimento pode ser significativo quando a estratégia é elaborada adequadamente.

A diminuição das despesas é alcançada principalmente ao considerar opções tradicionais, por exemplo, campanhas patrocinadas.

Neste caso, a qualidade é preservada juntamente com números satisfatórios de resultados, o que garante um investimento positivo e que evita o desperdício.

De uma forma geral, ao se tratar de táticas de marketing digital, a praticidade para a análise de métricas é um grande destaque e, quando se trata do inbound marketing, é importante destacar esse aspecto.

Afinal, para que as estratégias tenham uma performance positiva, é crucial que exista o monitoramento regular de resultados e, hoje em dia, diversas ferramentas podem ser encontradas para essa finalidade.

As particularidades do inbound em diferentes áreas

Sem dúvidas, é preciso acompanhar as tendências, o que se reflete em investimentos constantes em prol de melhorias nas empresas.

Nesse contexto, é fundamental que as táticas sejam compatíveis com cada modelo de negócio, objetivos e recursos a serem aplicados, o que leva aos empreendedores a se perguntarem se estratégias como o inbound marketing podem ser utilizadas.

A versatilidade é notável ao se tratar do método de atração, mas a forma de elaboração de cada estratégia varia para alcançar resultados satisfatórios.

Por exemplo, no setor industrial, uma fábrica de embalagens plásticas comumente lida com o mercado B2B (Business to Business), que corresponde às transações comerciais entre pessoas jurídicas. Sendo assim, grande parte dos clientes são outros empreendimentos, por exemplo, empresas de acrilicos.

Neste caso, a abordagem é marcada principalmente pelos benefícios que as transações podem oferecer para a empresa, pois se trata de um consumidor com grande potencial de estabelecer um relacionamento duradouro.

Já instituições de ensino podem utilizar o inbound marketing predominantemente para apostar na criação de valor e educação de mercado, é o tipo de base muito comum em empreendimentos relacionados com a educação e medicina, onde as diretrizes para o marketing são diferenciadas.

Desta forma, pode-se dizer que esse método tem grande potencial para que os mais variados segmentos sejam impulsionados e de fato alcancem autoridade.

Todavia, para que os benefícios sejam obtidos, é preciso contar com profissionais especializados e efetuar o devido acompanhamento das métricas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

funil de vendas

Sobre o Autor

Guia de Investimento
Guia de Investimento

O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Abordamos conteúdos de diversos procedimentos que permeiam esse mundo, com foco em empresários que desejam realizar melhorias para o crescimento da empresa e novos empreendedores que desejam entender um pouco mais a respeito do mundo dos negócios.

marketing-digital-40

AUMENTE SUAS VENDAS 🔥

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades de Growth Marketing!

Assine a Newsletter: