Os 10 maiores influenciadores de gastronomia do Brasil

Atualizado em 27/03/2018

Você sabe o que são influenciadores? São pessoas vistas como autoridade máxima em determinado assunto ou segmento.

Possuem uma monstruosa base de fãs — que são verdadeiros apaixonados por suas opiniões!

Aí é que está a grande oportunidade: se você possui um nicho de mercado, porque não trabalhar em conjunto com um influenciador do segmento e atrair diversos apaixonados para o seu negócio?

Muitas empresas estão preferindo investir nos canais de youtubersblogueirosfacebookersinstagramers e snapers! Ou melhor: os queridinhos do momento. E das marcas.

Mas você sabe como identificar um influenciador? A primeira coisa é identificar pelo menos, esses 3 tópicos:

1) Alcance;
2) Engajamento;
3) Autoridade;

Como Identificar Influenciadores de Gastronomia no Brasil?

Estas dicas podem e devem ser usadas para identificar não só Influenciadores de Gastronomia, mas qualquer tipo de influenciador.

1) Alcance

O alcance é o primeiro pilar importante para se identificar verdadeiros influenciadores pois afinal de contas, quando falamos em trabalhar com influenciadores de gastronomia no Brasil queremos impactar o maior número de pessoas que possuem interesse em Gastronomia, certo?

Claro! Mas perceba, não é só isso que é importante.

Pois afinal de contas se fosse para investir em uma mídia de massa talvez o melhor canal seria o rádio ou a televisão.

E isso nos leva ao segundo pilar mais importante!

2) Engajamento

O engajamento é o verdadeiro santo graal de qualquer trabalho com influenciadores.

Pois é através dele que nós podemos medir e identificar o nível de interesse das pessoas em nossos produtos, serviços, marcas etc… Aqui o que conta é realmente o nível de interações que determinado influenciador digital possui.

E aqui, nós precisamos te alertar de uma coisa: Nem sempre, o canal com mais seguidores/fãs/inscritos é o melhor, justamente pelo nível de interação.

Quer um exemplo? Vamos imaginar um canal com 50 mil seguidores e outro com 5.

De cara, qual você considera o perfil mais interessante para se trabalhar com o objetivo  de considerar um desses canais como influenciador de gastronomia no Brasil?

Se você respondeu 50 mil seguidores, você errou, infelizmente. Veja bem, fazendo uma análise um pouco mais profunda nós descobrimos que esses 50 mil seguidores, a sua maioria nem são brasileiros, são chatbots e indianos que vieram de uma ação paga sem critério para o canal adquirir esse número.

Agora, o canal brasileiro que tem apenas 5 seguidores se analisado mais de perto, temos o seguinte resultado:

Os seguidores desse canal são: Henrique Fogaça(1.6m), Bela Gil (1.1m), Brogui (260k), Rita Lobo (706k) e Felipe Bronze (207k).

Ou seja, esses 5 seguidores são referências em Gastronomia no Brasil.

Devemos ignorar este perfil que só tem 5 seguidores? Ou escolher esse canal que tem só 5 seguidores mas que se somados, possuem mais de 3 milhões de seguidores que são extremamente apaixonados por programas de culinária?

Além disso, nas postagens de cada um desses influenciadores existem muitos likes, comentários e compartilhamentos.

É aqui que entra a importância do engajamento, captaram vossa mensagem?

3) Autoridade

Ser influenciador não é uma tarefa fácil.

Além destes 2 pilares muito importantes, ainda falta mais um. De nada adianta, termos muitos seguidores, ou poucos mas excelentes seguidores, termos engajamento mas a pessoa não possuir autoridade sobre um determinado assunto.

A autoridade, vem do conhecimento específico que a pessoa tem do segmento em questão.

Perceba que todos os citados acima, possuem uma grande autoridade sobre gastronomia.

Henrique Fogaça é dono de restaurantes conceituados, foi por isso que ele foi escolhido para estar no Masterchef; a Bela Lobo, tem formação internacional em Gastronomia, especialidade em comida orgânica, programa na televisão e livro publicado.

Então, podemos dizer que essas pessoas possuem sim, os 3 pilares necessários para serem influenciadores de gastronomia do Brasil.

Nós acreditamos também que para um influenciador continuar tendo sucesso em suas estratégias de marketing digital é super importante ele ter um canal próprio.

Por isso um blog ou site é fundamental. Desta forma, o influenciador consegue realmente ter a sua audiência e não corre o risco de perder sua influência caso ele perca sua página no Facebook ou seu canal no Youtube, por qualquer motivo.

Pensando nisto, montamos a lista com os 10 maiores influenciadores de gastronomia do Brasil.

Bônus: confira nosso superkit de marketing digital para começar a sua estratégia

Os influenciadores de gastronomia

1) TASTEMADE BRASIL

Um dos maiores canais de receitas rápidas em vídeos rápidos do Brasil.

Sua página no facebook contabiliza mais de 16.5 milhões de fãs, e seu youtube contabiliza 45.500.877 visualizações totais desde 2013, com mais de 713 mil inscritos. No Instagram eles contam com 2.4 milhões de seguidores. Não tem nem o que falar, né?

Seu e-mail para parcerias é [email protected]

Esta postagem no Instagram conta com mais de 107,900 mil visualizações e 145 comentários.

2) TASTY DEMAIS

Outro gigante da gastronomia!

Você provavelmente já deve ter se deparado com o Tasty, ou Tasty Demais aqui no Brasil.

É a linha editorial gastronômica criada pelo maior site de conteúdo viral do mundo, o Buzzfeed. No facebook contabiliza mais de 18 milhões de fãs. No Youtube seus números são, mais de 9 milhões de visualizações e 227 mil inscritos. No Instagram, 2 milhões e 200 mil seguidores.

Sua última postagem até o fim deste post foi este vídeo:

3) PANELATERAPIA

Desde 2009, Tatiana Romano trocou a profissão de psicóloga pelas panelas ao criar o blog Panelaterapia, que conta hoje com perfil nas redes sociais, aplicativo e canal no YouTube.

No Facebook hoje, são mais de 2 milhões e 470 mil fãs. No Youtube são mais de 45 milhões e 456 mil visualizações com 844 mil e 556 inscritos. No Instagram o panelaterapia possui mais de 835 mil seguidores.

Seu foco são receitas simples com ingredientes acessíveis e bons resultados.

O vídeo no Instagram onde ela aparece com a filha teve mais de 35 mil views, dá uma olhada!

A blogueira também escreveu dois livros de receitas publicados pela Editora Belas Letras.

4) RECEITAS DE MINUTO

Gisele Souza, designer por profissão, descobriu o quanto era gostoso cozinhar após sair da casa de seus pais.

Por isso, criou o Receitas de Minuto, um blog totalmente colaborativo onde reuni receitas práticas que qualquer pessoa sem experiência possa fazer.

Além disso, a plataforma também é um guia prático com dicas de limpeza, organização, compras e muito mais!

O Facebook conta hoje com mais de 3 milhões 132 mil fãs. No Youtube, são quase 47 milhões de views com mais de 640 mil inscritos. No Instagram o canal possui mais de 144 mil inscritos.

Em um dos vídeos mais assistidos é este:

 

5) RECEITAS E TEMPEROS

Sandra é criadora e editora do Receitas e Temperos, um dos maiores blogs de gastronomia do país.

É também autora de livros de receitas, já trabalhou em indústrias de alimentos de diferentes segmentos, fez curso na escola Lênotre em Paris e viaja constantemente para conhecer a gastronomia de outros países. No trabalho, Sandra usa seu amor e seus conhecimentos para criar diversas receitas, das simples às mais complexas.

No blog publica conteúdo diariamente, no seu canal no youtube apresenta receitas toda semana, e no Facebook são diversas publicações e já ultrapassa  6.2 MILHÕES de seguidores. No youtube são quase 21 milhões de views desde 2012 com quase 431 mil inscritos. No Instagram são quase 380 mil seguidores.

Um dos vídeos de mais sucesso é este:

6) RECEITAS SUPREME

Receitas Supreme surgiu no início do ano de 2012 a partir da necessidade de sua criadora em reunir virtualmente algumas das centenas de receitas acumuladas em cadernos e folhas de papéis.

Atualmente o blog compartilha receitas autorais e não autorais que são enviadas por milhares de usurários todos os dias.

São receitas simples, pratos para todas as ocasiões, das mais fáceis até as mais requintadas.

O Facebook conta com mais de 4 milhões e 300 mil fãs. O Youtube possui quase 600 mil visualizações. No Instagram possui mais de 188 mil seguidores.

Veja que ação legal de engajamento que ela fez neste post. Excelente ideia!

7) COMIDAS E RECEITAS

Depois de 4 anos atuando como Culinaria&Receitas, hoje o novo canal é o Comidas e Receitas.

Já são mais de 3,6 milhões de seguidores que acompanham as delícias doces e salgadas compartilhadas no Facebook: petiscos, acompanhamentos, pratos principais, sobremesas e muito mais.

8) RECEITAS DE HOJE

O Receita de Hoje é um site de receitas práticas e eficientes para o dia a dia da família.

A comunidade de mais de 2,4 milhões de seguidores acompanha dicas culinárias e receitas de doces, salgados e o mais variados quitutes.

9) VAI COMER O QUÊ?

O Vai Comer o Quê é um blog e canal de culinária que apresenta receitas doces e salgadas para datas especiais ou para o dia a dia. O conteúdo é todo produzido por Francielle Nogueira e a atualização é semanal.

O Canal no Youtube completou 5 anos em novembro de 2017. O canal está com quase 300 mil inscritos Confira!

Possuem 185.013 inscritos e diversos vídeos com mais de 300mil visualizações.

O estudo de influenciadores de gastronomia

O gráfico abaixo foi construído pelo Grupo In Press para ilustrar seu estudo de influenciadores, e, segundo eles mesmos:

influenciadores de gastronomia brasil

Para o nicho “gastronomia”, o “Tastemade Brasil” seria o influenciador melhor qualificado para atingir o público desejado, seguidos pelo “Vai comer aqui” e “Tasty demais”.

“Nesse caso, a frequência de visitas a restaurantes e o quanto fazem resenhas da experiência no estabelecimento foram alguns dos itens analisados no estudo. Para o caso específico do seu negócio, outros influenciadores podem aparecer no ranking em diferentes posições.”

Ferramentas para identificar influenciadores digitais

Se você se interessou pelo assunto e deseja descobrir se você tem potencial para ser um verdadeiro influenciador de gastronomia, acesse essas 2 ferramentas que te ajudam a descobrir se você é ou não influente e qual suas áreas de atuação em que você é mais influente.

  1. Klout
  2. Brandwatch

Agora que você já sabe muito sobre influenciadores digitais, quem sabe você possa se interessar por fazer Marketing nas Redes Sociais? Não deixe de ler nosso artigo.

Difícil agora vai ser segurar a fome, né?

Aproveite e peça um orçamento para fazer uma ação de Marketing Digital com Influenciadores. 😉

Nós podemos te ajudar a você ter sua marca com os melhores influenciadores da internet brasileira.

Fontes: Premio Influenciadores e Grupo In Press.


Os 10 maiores influenciadores de gastronomia do Brasil
Avalie o post

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇