Como o Marketing de Conteúdo fará sua empresa crescer em Ribeirão Preto

|

Atualizado em 25/05/2017

[dropcap]Já[/dropcap] comentamos aqui no blog sobre como o marketing de redes sociais pode ajudar o seu negócio a aumentar as vendas, comentamos até sobre como investir em marketing digital. Agora chegou a vez de explicar como o Marketing de Conteúdo fará sua empresa crescer ainda mais em Ribeirão Preto.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma metodologia de marketing que preza por criar conteúdo relevante como forma de engajar com seu público-alvo, crescendo sua base de usuários e audiência, gerando valor para seu negócio e consequentemente, mais vendas.

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto

Você atrairá quem já está interessado

A estratégia de marketing de conteúdo é pensada para atrair os usuários que se interessam ou demonstram interesse relacionado ao seu produto ou serviço.

Não é atoa que os textos são planejados de acordo com palavras-chave relevantes no google, não é mesmo? Certamente você encontrou este artigo à partir do google (ou de redes sociais).

Isso demonstra como a escolha de clicar no artigo partiu de uma decisão totalmente sua.

É mais fácil se relacionar com quem tem gostos similares

Uma vez que você analisa o comportamento e entende seu usuário, fica muito mais fácil estreitar um relacionamento saudável e duradouro. É como num relacionamento de verdade: confiança é a base de tudo.

Legal, Guilherme. Mas como me relacionarei com usuários se não tenho visitas?

É correto afirmar que se seu website ou blog não possui visitas, não faz sentido que ele exista.

Então é aí que entram os diversos canais e ferramentas digitais para alocar e atrair visitantes, como: blog, redes sociais, adwords, website, retargeting, seo, etc.

Eu já expliquei sobre como organizar e utilizar tudo isto dentro da estratégia de atração.

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto

 

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto: como começar? O passo a passo.

Existem duas formas de iniciar a estratégia de marketing de conteúdo em Ribeirão Preto. A primeira é procurando ajuda de empresas especializadas em marketing digital, a segunda é fazendo você mesmo!

Acabei por desenvolver esse planejamento básico de como você poderá começar a aplicar a estratégia para sua empresa hoje mesmo.

Para acessar cada item do checklist, basta clicar:

  1. Crie buyer-personas a partir de estudos dos seus clientes e segmento.
  2. Pesquise as principais palavras-chave relacionadas ao seu segmento no google.
  3. Comece a produzir! Crie conteúdo para cada palavra-chave. Certifique-se de que tenha qualidade e esteja otimizado (SEO) para que possa ser indexado e ranqueado no google.
  4. Faça uma estratégia de adwords, tanto para o buscador do google quanto para as redes sociais.
  5. Comece a levantar e-mails e pratique suas habilidades de e-mail marketing.
  6. Estude marketing digital sempre que possível! Novas estratégias e soluções são desenvolvidas diariamente.

Seguindo este pequeno checklist você estará a passos de construir a autoridade local da sua empresa! E se restar dúvidas assista ao nosso vídeo onde explicamos o que é Marketing de Conteúdo em apenas 5 minutos.

Criando sua buyer-persona

Imagina o quão fácil seria produzir conteúdo e landing pages se você tivesse um personagem em mente, com interesses e comportamento próprio?

Esta técnica é chamada de “personas”, e é bastante utilizada no Marketing Digital.

O processo de criar sua persona pode ser simples se seguido algumas dicas, mas o segredo consiste em criar personagens baseados em dados reais dos seus clientes – o que te permitirá a compreender ainda mais a fundo o seu público.

Você pode criar mais de uma persona para a sua marca, mas tome cuidado com a quantidade para não perder o foco da estratégia.

Uma vez tendo as personas bem definidas, pense em cada etapa da jornada de consumo de cada uma, e tenha um conteúdo a oferecer para cada uma delas.

Xeque mate.

Palavra-chave cauda longa para SEO

As palavras-chaves, comumente chamadas de keywords, são a peça principal na estratégia de conteúdo fundamentado em SEO. Na verdade, todo conteúdo é produzido com dois propósitos: ajudar alguém em determinado momento da sua jornada de consumo, e segundo, se posicionar bem no google.

Não adianta ter o melhor conteúdo do mundo se ninguém souber que ele existe.

Logo, posso afirmar com todo o conforto que, todo conteúdo é produzido pensado em SEO, sendo assim, utilizar a palavra-chave ideal é de fundamental importância para o sucesso do seu artigo no buscador do Google.

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto
Antes de escrever, pense na keyword!

“Mas que negócio é esse de palavra-chave, Guilherme?”

Vou explicar da forma mais resumida possível: sabe quando você procura por determinado assunto no Google? Imagina que você descobriu que haverá um show do Paul McCartney em Ribeirão Preto, em 2017, mas você não sabe a data e quer muito obter mais informações sobre o evento imperdível.

O que você faz? Digita: “show do Paul McCartney em ribeirão preto”, então te aparecem alguns dos melhores resultados da web sobre o assunto, você clica, satisfaz sua dúvida e resolve o problema.

Agora vou dissecar o que ocorreu, em termos de Marketing Digital.

Você tinha um problema (encontrar notícias sobre o show do Paul McCartney em Ribeirão), então digitou a dúvida no Google. A palavra-chave desta situação, obviamente, é “paul mccartney”. É envolta dela que toda a dúvida se resume: “Sobre o que está pesquisando? Quem? Onde? Quando? O que?”. Logo, através da keyword o Google te levou aos melhores resultados, e você se satisfez.

É assim que o Google funciona!

Então se você quiser ranquear em primeiro lugar no buscador, fica a dica e utilize o algoritmo ao seu favor: produza conteúdo relevante e otimizado para SEO.

Como produzir conteúdo relevante?

Leve em consideração o que eu falei antes sobre personas e sobre as keywords.

Se você ainda não definiu um planejamento de conteúdo para cada persona e para cada etapa da jornada de consumo, já na etapa de diagnóstico de mercado, vai encontrar inúmeras oportunidades que estavam sendo ignoradas pelo seu time. Vai por mim, hahaha!

Com um simples levantamento de keywords no Google Keyword Planner, você já encontrará muita informação útil, que com certeza lhe renderão importantíssimos insights sobre o seu posicionamento e segmento.

Com todas as dicas acimas sobre personas e palavras-chave, será uma breve questão de tempo até você se tornar um verdadeiro mestre do marketing de conteúdo. ;) Se posso dar uma dica, é: nunca deixe de se atualizar e fique por dentro de todas as tendências do mercado e redes sociais!

Usufrua e abuse do poder do AdWords

Diferente das mídias tradicionais como outdoor e revistas, no mundo digital custa muito pouco atingir os usuários. O bom resultado só vai depender do seu planejamento, que terá enorme influência na relevância da sua produção.

E quando falo de adwords, não estou me referindo apenas ao Google Adwords, mas de todos os programas de anúncios pagos da internet: Facebook Ads, Youtube, Twitter Ads, etc – existem inúmeros!

Hoje em dia todos utilizam a internet, seja para tirar dúvidas no Google (como já explicado no caso acima) ou para se relacionar nas redes sociais. Tudo isso resulta num mundo de informações armazenadas em servidores, e que podem – e são – utilizadas para venda de anúncios aos anunciantes. É assim que as redes sociais se pagam.

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto

Com tanta informação, é possível criar anúncios com uma segmentação poderosíssima nunca vista antes em qualquer outro veículo de comunicação.

“Nossa, Guilherme, você tá viajando?”

Pode parecer papo de maluco, mas não é. Atualmente dá para anunciar ofertas exclusivamente para mulheres grávidas, de 20 a 30 anos, em Ribeirão Preto, e que frequentaram ao menos um ou dois festivais do Rock In Rio nos últimos 5 anos – super especifico!

Se você tiver uma loja de roupas para mamães roqueiras, a segmentação acima te garantirá uma taxa de conversão fantástica. É que pelo marketing digital você consegue verificar o quanto gasta em cada campanha, e o quanto isto reverte em vendas no final das contas.

É o que chamamos de ROI.

Comece a gerar leads hoje mesmo

O adwords realmente te dá um poder enorme de segmentação, que pode ser muito bem  aproveitado em altas taxas de conversão. Mas e quando o orçamento de mídia online acabar?

É por isso que você deve construir sua própria audiência.

Ter uma estratégia ativa para geração constante de leads te garante a liberdade de não depender exclusivamente de serviços de terceiros (adwords), além de aproximar os contatos da sua empresa e permitir uma análise concreta de cada etapa de jornada do consumidor.

Enviar o e-mail correto na hora certa é o que determina o sucesso de 90% das vendas online.

Se você ainda precisa de mais motivos para criar um blog, pode acessar aqui, mas já adianto: sem um canal próprio sua empresa nunca ficará independente de investimentos em adwords.

Ter a própria audiência é o maior trunfo do Marketing Digital: é o atestado da sua autoridade.

Estude e pratique Growth Hacking

As pessoas mudam, o mundo muda. Uau!

Pode parecer clichê, mas o mercado gira em torno do comportamento das pessoas, e o marketing gira em torno do mercado: se quer crescer sua empresa, se atente ao comportamento do consumidor.

Hoje você não está atrás de seus concorrentes e nem atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.

Maior exemplo disto é a própria internet.

Ela existe há menos de 2 décadas e mudou nossas vidas de inúmeras maneiras, conectando o mundo, democratizando a informação de forma jamais vista e possibilitando um consumo mais prático e inteligente a todos.

Tome cuidado para não se esquecer no mundo ilusório e confortável da acomodação. Acompanhe blogs do seu segmento, esteja sempre atento, atualizado. E faça testes!

Grande parte do sucesso de inúmeros cases de marketing digital ocorreram por testes que deram certo.

É nisso que consiste a filosofia de Growth Hacking, que é nada menos do que:

“Growth Hacking é o marketing atrelado a experimentação.”

Quer saber mais sobre Growth Hacking? Nosso ebook sobre automação de marketing pode te dar alguns insights. ;)

Essas são as dicas para o seu negócio alcançar a autoridade com o Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto. Coloque-as em prática de forma bem aplicada!

Se houver dúvidas não hesite em deixar nos comentários abaixo, será um prazer trocar informações.

Marketing de Conteúdo em Ribeirão Preto