Marketing de Segmento: Descubra o Poder Dos Nichos!

Marketing de Segmento: Descubra o Poder Dos Nichos!

Sabe o que as pessoas encontram hoje na internet? Exatamente aquilo que estavam procurando.

É isso aí, você mesmo está acostumado a tirar uma dúvida ou procurar o que precisa fazendo uma busca rápida no Google. O consumidor de hoje adquiriu este comportamento.

Em outras palavras, os consumidores procuram exatamente aquilo que desejam, e esperam encontrar rápido o que querem. Na contramão, os meios tradicionais de marketing tentam atingir o maior número possível de pessoas para conseguir um punhado de clientes.

Os recursos tecnológicos de acesso à internet permitem que as pessoas não percam mais tempo, e saibam exatamente o que vai resolver o seu problema. E o que a sua empresa está fazendo para acompanhar os novos hábitos do consumidor?

Será que existe uma forma melhor de chegar diretamente a quem vai adquirir o seu produto?

É aqui que entra o marketing de segmento, uma estratégia que vai transformar a forma como a sua marca atinge o cliente.

O que é marketing de segmento

A estratégia do marketing de segmento é a concentração dos esforços de publicidade em um nicho. O nicho é uma parcela menor, muito singular e bem definida da população.

Focar em um nicho é identificar as necessidades, vontades e preferências dos consumidores que não estão satisfeitos com os grandes concorrentes do mercado.

O nicho é uma parcela menor, muito singular e bem definida da população.

De certa forma o marketing de segmento cria um nicho quando identifica as características mais específicas de uma parcela do público alvo. O nicho é único, e por isso é chamado de persona, inaugurando o conceito de buyer-persona.

Buyer persona é uma representação aproximada do seu cliente ideal, tendo como base pesquisas de mercado, dados reais e até informações coletadas de seus atuais clientes.

A partir do descobrimento do nicho é possível entregar bens e serviços que vão realmente satisfazer os consumidores deste segmento.

Como o seu buyer persona entra em contato com o seu marketing?

As pessoas procuram exatamente aquilo que precisam, querem ou desejam, e é nesse ponto que o marketing de segmento entra em cena.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google ela usa “palavras-chave” (keywords) diretamente relacionadas com o conteúdo de sua necessidade.

Só que quando uma pessoa faz uma busca por flores para o seu casamento, por exemplo, ela não vai digitar apenas “flores” (palavra-chave head tail) na barra de buscas do Google. Ela vai ser mais específica, vai digitar algo como “arranjos de flores para casamento” (palavra-chave long tail).

Você consegue imaginar quantos sites possuem a palavra “flores”? Talvez milhões. Mas, e “flores para casamento”? Acredito que alguns milhares. E que tal “arranjos de flores para casamento em São Paulo”?

Se você for do ramo e quiser explorar um nicho de mercado, talvez aí você encontre uma boa oportunidade!

Você acabou de conhecer o que são palavras-chave “head tail” e palavras-chave “long tail”.

O marketing de segmento faz uso de palavras chave head tail e especialmente long tail para criar conteúdo que seja facilmente encontrado pelos motores de busca. Eles dão uma mãozinha para que o seu negócio apareça logo de cara nas pesquisas feitas pelo seu buyer persona.

Mas essa mãozinha tem um preço, que não é necessariamente dinheiro. É conteúdo de qualidade.

Marketing de conteúdo e geração de Leads

Ok, mas como se manter relevante para os motores de busca? A resposta é simples: Sendo relevante para as personas!

As pessoas que procuram exatamente aquilo que querem são as mesmas que já aprenderam a identificar o que é bom e o que é ruim na internet. E que quando elas abrem a sua página na web elas querem informação de qualidade e um produto ou serviço que atenda à sua necessidade.

O segredo do marketing de conteúdo é envolver a pessoa exatamente com aquilo que ela busca, na linguagem dela, da forma que a atinge.

Isso é feito por meio da produção de um conteúdo relevante, que vai segurá-la ali: lendo, ouvindo, assistindo um vídeo…

marketing de segmento

Mas o conteúdo de qualidade tem uma particularidade: ele não termina em si mesmo.

Ele sugere que cliente potencial dê um passo a mais. Sugere que o cliente saiba um pouco mais sobre o assunto em algum outro lugar do site – ou quem sabe aceite receber as notícias (e promoções) da empresa.

E é isso que se chama “Criação de Leads”.

Leads são pessoas interessadas na empresa e no produto oferecido. Elas dão o privilégio à empresa de se apresentar melhor, de aparecer de vez em quando na caixa de entrada de e-mails, por exemplo. Enfim, elas abrem caminho para a criação de um relacionamento duradouro.

Se quiser entender um pouquinho mais sobre o assunto, leia o nosso artigo sobre o que são leads e como conquistá-los.

Alguns benefícios do marketing de segmento

O marketing de segmento tem muito a oferecer, desde um pequeno a um grande negócio que pretende se apresentar a um nicho.

Veja abaixo alguns benefícios desta estratégia:

Criar, melhorar e manter um relacionamento de qualidade com os clientes.

Por se tratar de um nicho é possível focar a atenção na qualidade dos relacionamentos.

Conhecendo melhor o seu cliente a empresa pode produzir um conteúdo mais personalizado, e assim conseguir entregar um produto ou serviço na medida certa. Fortalecer o relacionamento ajuda a fidelizar clientes.

Oferecer um produto ou serviço único no mercado.

Isso porque a sua atenção estará voltada para o seu nicho!

Logo, os concorrentes terão dificuldade de competir com a sua empresa. Quanto mais específico o seu mercado, menor a concorrência.

Aumentar a sua visibilidade.

Oferecer um produto ou um serviço único no mercado aumenta a percepção da empresa, torna-a singular. Existe maior chance de aparecer e conseguir se colocar em frente às pessoas certas.

Garantir a estratégia de marketing mais antiga de todas, o “boca a boca”.

Como a empresa estreitou o relacionamento com o cliente, esse cliente fala sobre a empresa, gosta e compartilha a sua boa experiência com outras pessoas.

Apareça para o seu público!

O marketing de segmento é isso: concentrar os esforços da sua empresa para ser um peixe grande num lago pequeno. Se preferir, tenho outra analogia: melhor um tiro de sniper certeiro do que desperdiçar munição para todos os lados.

Competir para tentar ganhar tudo pode levar a pouco ou nada, a sacada é focar esforços e aparecer dentro do seu mercado.

Pretende aplicar a estratégia para a sua empresa? Então não deixe de baixar o kit de marketing digital para iniciantes aí embaixo. Nele tem tudo o que você precisa para planejar e executar!

marketing digital para iniciantes

Advertisement
Redator Alaska

Este artigo foi redigido por um de nossos redatores certificados em marketing de conteúdo e inbound marketing.