O Guia Completo de Como Investir em Marketing Digital em Ribeirão Preto

marketing-digital-40

Entenda de forma mais aprofundada a importância do Marketing Digital em Ribeirão Preto e como utilizá-lo em seu negócio.

A evolução da internet é rápida e de um dia para outro surgem novas plataformas e soluções de tecnologia que alteram todo o mercado novamente.

Mas aí é que está!

A mudança no comportamento do consumidor é tão veloz que nem mesmo as universidades conseguem acompanhar. A sacada é que quem observa este comportamento e o aproveita para obter insights de negócio, tem chances de vender mais. Bem mais.

Não investir em Marketing Digital é a maneira mais rápida de se tornar invisível para o seu público potencial. E ainda ajudar seus concorrentes.

Seus concorrentes certamente aproveitarão a oportunidade para roubar audiência e clientes que poderiam ser seus.

Marketing de Performance

A sua empresa pode ter excelentes resultados com a implementação das estratégias do Marketing online, já que de acordo com pesquisas, cerca de 70% das pessoas usam a internet em sua decisão de compra, muitas vezes a compra é realizada também pela web.

O Marketing tradicional sempre esteve presente nas corporações, tendo papel fundamental para a área de vendas e sucesso de qualquer negócio.

Atualmente, a internet é de grande importância na vida da maioria das pessoas, pois é através dela que acontecem as principais interações sociais, profissionais e de consumo.

Devido a popularização da internet, o marketing na web se tornou essencial para toda empresa que deseja conquistar novos clientes, melhorar seu engajamento com seu público e reconhecimento da marca.

A sua atuação é feita através de canais digitais.

Bônus: neste vídeo explicamos em 5 minutos o que é marketing de conteúdo e como aplicar a estratégia na sua empresa

Marketing Digital: Quando surgiu?

Ele surgiu a cerca de 20 anos, nos anos 1990, devido  ao forte crescimento da internet no mundo.

Com o passar do tempo, empresas como Google, Bing, Yahoo, empresas de hospedagem de sites, Amazon e as principais redes sociais foram surgindo, o que mudou a forma com que o consumidor interage com os produtos e serviços que consome.

Atualmente, o consumidor busca por marcas, produtos e serviços na internet, com isso a atuação das organizações na web é de suma importância, fazendo assim o sentido inverso do Marketing Tradicional.

Vantagens e Resultados do Marketing Digital ✅

A principal vantagem do digital é que por meio dele você pode executar ações guiadas por dados. Significa que não há mais desculpas para desperdiçar dinheiro por conta de achismos.

Na internet o usuário registra dados e mostra o caminho que devemos seguir.

Enfim, confira algumas das vantagens do marketing digital:

  • Menor custo em comparação ao Marketing Tradicional.
  • Possui um poder de segmentação poderoso.
  • Comunicação mais personalizada e maior assertividade.
  • Alto poder de seu conteúdo viralizar;
  • Fácil mensuração de resultados, com a utilização de ferramentas adequadas.
  • Precisão na divulgação dos conteúdo, o que aumenta a probabilidade de conversão.
marketing digital ribeirao preto aumento mobile brasil
O mundo está cada vez mais digital

Mas como funciona o Marketing Digital? 

O principal objetivo do Marketing Digital é utilizar a mídia eletrônica de comunicação para promover produtos, serviços e marcas.

Essa é uma excelente forma de comunicação entre empresa e consumidor, transmitida de maneira clara, rápida e individualizada.

Além disso, para atingir seu objetivo, algumas estratégias de marketing digital são necessárias.

As mais utilizadas são:

    • SEM (Search Engine Marketing): que abrange SEO (Search Engine Optimization) e Links patrocinados;
    • Inbound Marketing;
    • Marketing de Conteúdo.
    • Otimização de Conversão ou C.R.O.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é mais conhecida como otimização de sites, ou seja, é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento nos buscadores da internet.

Através de suas técnicas, os conteúdos publicados são mais facilmente indexados e tem melhores posições nas pesquisas realizadas através do Google, Bing, Yahoo, dentre outros resultados de busca orgânica (não pagos).

Os buscadores apresentam tanto os resultados orgânicos, quanto os de anúncios pagos (links patrocinados). Ter um bom sites SEO vai garantir um tráfego orgânico cada vez maior e de qualidade para seu negócio.

Com a aplicação do seo criação um maior número de pessoas encontram os conteúdos, sites, blogs e publicações online de sua empresa. É de extrema importância que seja implementado na sua estratégia de Marketing Digital.

O SEO pode ser on ou off page, os dois são importantes para o melhor posicionamento no Google e em outros buscadores.

Fazem parte do SEO On page:

  • Melhorias de usabilidade dentro do site;
  • Conteúdo com: título da página adequado, meta description, Url, imagens, linkagem internada, Head Tag, sendo adequadas a palavra chave e sobre o assunto tratado no conteúdo;

São comuns no SEO Off page:

  • Backlinks com o links recebidos de um outro site ou página da internet;
  • As principais formas de utilizar: Guest Posts, diretórios de artigos e empresas, parcerias com outros blogs, dentre outros.

O motores de busca valorizam os dois métodos, ou seja, quanto melhor estiver implementado o SEO On e Off Page, maiores são as chances de uma melhora no rankeamento do seu negócio na internet.

67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca. – Sirius Decision

Mídia Paga – Links Patrocinados

Os links patrocinados nada mais são do que os anúncios mostrados nos buscadores, sites e blogs parceiros que estão aptos para vincular esse tipo de propaganda.

O Google ADs é um plataforma da empresa, onde os interessados em divulgar suas marcas, produtos e serviços podem pagar para veicular seus anúncios diretamente para o público alvo do seu negócio, claro, através de estratégias corretas.

Ao realizar uma campanha, a empresa usualmente paga por clique efetuado em seus anúncios – sendo a mais comum, ou conforme a estratégia usada para atingir o seu público alvo.

As campanhas possuem maneira mais rápida de obter resultados com o marketing digital, podendo ser criadas por um profissional de Marketing Digital, empresas de criação de sites, dentre outros profissionais ligados ao marketing online. 

Inbound Marketing 

O Inbound visa utilizar técnicas para fazer a atração e conquista de clientes para o seu negócio.

O visitante pode se tornar um lead e, futuramente, um cliente da empresa. O Inbound é dividido em 4 etapas, sendo:

  1. Atrair;
  2. Converter;
  3. Vender;
  4. Fidelizar.

Através dessas etapas da Jornada de Compra, o Inbound cria relacionamento personalizado através de conteúdos direcionados conforme a estratégia correta da jornada do seu público.

Os conteúdos do Inbound sempre visam levar o cliente até o final da jornada, ou seja, fazer com que ele vire cliente fidelizado da marca.

inbound marketing ebook

Marketing de Conteúdo 

Esta é uma das estratégias fundamentais utilizadas no Marketing na internet, pois é através dele que será produzido conteúdo de qualidade para o seu público alvo.

A sua principal atuação é na atração, engajamento, conversão e retenção de clientes.

Os conteúdos podem ser distribuídos através dos canais de comunicação da empresa, como:

  • Blog;
  • Site;
  • Redes sociais;
  • Landing Pages;
  • Email Marketing.

Os formatos dos conteúdos podem ser diversificados, variando conforme a estratégia e jornada do cliente.

Alguns dos mais utilizados são:

  • Artigo (Blog Post);
  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Infográfico;
  • Ebook;
  • White paper;
  • Guest Post;
  • Webinar;
  • Guia;
  • Casos de Sucesso.

Como começar: os 8 Ps do Marketing Digital!

Os 8 P’s é uma metodologia desenvolvida no Brasil pelo especialista e empresário Conrado Adolpho.

Através dos  8 Ps é possível começar a implementar o Marketing Digital em Ribeirão Preto, na sua empresa.

marketing digital ribeirao preto

Confira o que são os 8 Ps: 

1) Pesquisa

A pesquisa é o ponto inicial para conhecer que é o seu público alvo.

É algo simples de ser feito e com custo baixo, pois é possível fazer a pesquisa com formulários de contato pela web, conversas diretamente com os clientes e pessoas que podem ser potenciais clientes da marca.

Fazer a pesquisa é essencial para saber quais são as preferências e informações sobre os seus potenciais clientes e, com base nisso, desenvolver campanhas de marketing digital em Ribeirão Preto, adequadas a elas. 

2) Planejamento

O planejamento deve ser realizado após a fase da pesquisa, para analisar os dados obtidos e verificar as melhores soluções para os problemas e preferências do consumidor.

É nesta fase que o caminho e melhores estratégias para a implementação serão definidos.

3) Produção

Nesta fase devem ser definidas as plataformas utilizadas pela empresa.

Seja nas redes sociais e definição das mais relevantes para o negócio, ou com a criação de sites, blogs, dentre outras.

Deve-se pensar além da presença orgânica, a empresa também deve investir em anúncios pagos e quais serão as melhores plataformas para esse tipo de estratégia. 

4) Publicação

Nesta fase é necessário ficar atento a importância de estar bem ranqueada nos buscadores, principalmente no Google.

É preciso definir como será feito o SEO para alcançar esse objetivo, dentre outros aspectos que envolvem um bom posicionamento. 

5) Promoção

Nesta etapa é preciso se preocupar não só com a divulgação, mas também com a qualidade e relevância dos conteúdos produzidos pela empresa, se impactam e realmente ajudam seu público alvo. 

Criar conteúdos educativos e que façam a diferença para o público, garantem o fortalecimento da marca, fazendo com que os potenciais clientes escolham comprar de uma empresa que auxilia em seus questionamentos, dúvidas e decisão de compra. 

6) Propagação

Com um bom conteúdo e plataformas escolhidas, está na hora de propagar todo o trabalho feito.

Criar conteúdos interativos que engajem e dirijam para alguma ação é muito efetivo. Através da propagação nas redes sociais e dos canais de comunicação da empresa, os conteúdos podem ser compartilhados de forma orgânica e crescente.

Outra forma de ajudar na propagação é fazer seu impulsionamento através de campanhas no Google Adwords e, principalmente nas redes sociais – o Facebook, dentre outras. 

7) Personalização

Personalizar é tudo, por isso, use linguagem, canais de comunicação, produtos e estratégias que estejam de acordo com o grupo de potenciais clientes que deseja atingir. 

8) Precisão

Nesta etapa é preciso mensurar os resultados das ações já realizadas.

Faça a análise de forma criteriosa dos conteúdos de maior interação e engajamento com seu público, os que tiveram maior relevância, mais visitados e pessoas falando sobre sua marca.

Sempre que possível, utilize ferramentas para ajudar a verificar e fazer a mensuração dos resultados – dentre elas está o Google Analytics.

Além disso, verifique o que desagradou o seu público, e faça as alterações cabíveis.

Após todas essas etapas, as métricas obtidas devem ser utilizadas para ajustar seu planejamento e todas as outras etapas do Marketing Digital em Ribeirão Preto, para a sua empresa.

Marketing Digital em Ribeirão Preto: o guia definitivo ?

O primeiro passo é identificar a necessidade do seu negócio e compreender como investir em inteligência digital pode ajudar a solucionar isso.

Já atendi diversos clientes e os problemas mais comuns nos pequenos e médios negócios de Ribeirão Preto e região, são:

  • Não possuem conhecimento de branding e do seu poder.
  • Consequentemente, não possuem envolvimento ou autoridade.
  • Não enxergam oportunidades para converter vendas.
  • Desperdiçam dinheiro em mídias caras e pouco efetivas.
  • Acreditam que existe uma “fórmula mágica” de vendas.

É geral.

A cada 10 negócios que nos solicitam uma análise de desempenho, ao menos 8 cometem TODOS os erros acima.

Os que possuem uma visão estratégica de marketing acertam em alguns pontos, mas ainda assim, deixam muito a desejar.

Marketing Digital em Ribeirão Preto
É batido e você já deveria ter colocado em prática: Pense Fora Da Caixa!

O valor da sua marca e construindo autoridade ?

A marca é muito mais do que os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.

A marca possui uma essência, e essa essência é uma ideia. 

A ideia do que sua empresa significa, do que sua empresa vende…

A Apple vende criatividade, design e inovação… E você?

Criar um caminho é a melhor forma de vender qualquer coisa, e você pode explorar isso com redes sociais e mídia paga — assim como nós fazemos para alguns clientes aqui na cidade, como o Btt. Burger.

Oportunidades e a fórmula mágica!

O marketing não é achismo.

Através de análise de dados – seja em website, campanhas de disparo, anúncios em redes sociais ou Google ADs – é possível identificar comportamentos e, então, traçar, guiar e prever ações com noções de performance e consequentemente, vendas.

O mito de que existe uma fórmula mágica de sucesso deve acabar.

Não há.

As pessoas são únicas. Cada consumidor em particular possui interesses, personalidade e contextos que influenciam diretamente na sua decisão e comportamento de consumo.

E além disso, cada meio ou plataforma possui um tipo de público, justamente pelos fatores ditos anteriormente.

Entende por que todas as suas ações deveriam ser embasadas a partir de dados?

Invista de forma efetiva ?

Através da internet, é possível atingir o seu cliente de maneira exata.

Não é mais preciso acreditar que seu público-alvo vai chegar em casa, tomar um banho, ligar a TV evai assistir ao programa certo na emissora certa.

E como mensurar que seu comercial levou ao consumo?

Neste infográfico eu explico como através da internet é possível atingir apenas o público relevante para o seu negócio e analisar o impacto do investimento.

marketing digital de performance

Fuja das agências defasadas

Assim como muitos donos de negócio erram ao ignorar completamente seu público-potencial e consumidor, outros apostam fichas em agências de publicidade com modelo de trabalho já defasado – e, obviamente, não obtém resultado algum.

Com “agência de publicidade com modelo de trabalho defasado” eu quero exemplificar qualquer tipo de agência que trabalha sem foco no resultado.

O tradicional bonito pelo bonito.

Não preciso argumentar o quanto isto é péssimo para o mercado  é ruim para quem contrata e desperdiça dinheiro que poderia estar convertendo em resultados, e ruim para quem leva a sério o marketing para ajudar o mercado.

No final, é ruim para todo mundo.

marketing digital em ribeirão preto

Aprenda algo novo hoje, amanhã e depois

Ontem ninguém chamava por um Uber. Hoje, os taxistas estão desesperados.

Alguns anos atrás o Airbnb era apenas uma startup e o Nubank nem existia.

A Netflix? Fez a rede Globo se repensar praticamente inteira.

A internet é surpreendentemente veloz.

O mundo muda, as pessoas mudam.

A dica é se manter sempre atualizado, seja com blogs (oi!), livros, canais ou até mesmo pelas redes sociais.

Busque por conhecimento e tenha a sede de querer saber sempre mais!

Vai por mim, uma hora você vai descobrir uma tecnologia ou insight que te dará resultados absurdos  principalmente por usar no timing certo.

E aí, já se decidiu? Invista em Marketing Digital em Ribeirão Preto e eleve suas vendas. #FicaDica

Leituras Complementares:

Growth Hacking

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Sócio-Diretor na Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas. Crio, executo e otimizo estratégias de retorno rápido, mensurando todos os resultados obtidos para maior conversão em vendas.

marketing-digital-40

AUMENTE SUAS VENDAS 🔥

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades de Growth Marketing!

Assine a Newsletter: