Marketing Digital vs Marketing Tradicional: porque devem andar juntos?

Marketing Digital vs Marketing Tradicional: porque devem andar juntos?
chatbot

Os objetivos do marketing você já conhece: o negócio é potencializar os lucros.

Fazendo o quê? Adequando a produção e a oferta de produtos ou serviços às necessidades e desejos dos consumidores. Mas como? Buscando conhecer o consumidor, fazendo campanhas, dando atenção ao atendimento pós-venda…

O arroz com feijão é comum no marketing tradicional e no marketing digital, acontece que o marketing digital é muito mais recente e vem apresentando resultados extraordinários.

Os departamentos de marketing não podem simplesmente escolher investir pesado em uma modalidade e esquecer a outra.

Não adianta travar uma guerra “Marketing Digital vs Marketing Tradicional”, é uma dupla frente de trabalho que trará os resultados mais expressivos.

Marketing Digital vs Marketing Tradicional

Se engana quem pensa que o marketing tradicional está morto.

Isso está longe de ser verdade. Mais de 70 anos atrás a estratégia de marketing começou a usar o rádio, jornais impressos, outdoors, revistas e depois a televisão. Apesar de muito antigos, estes veículos de comunicação continuam ativos.

Ainda se assiste televisão, compra-se jornais e revistas. No carro ainda se liga o rádio no caminho para o trabalho. Apesar de vivermos em uma nova realidade  com o universo digital cada vez mais presente na vida das pessoas – o marketing tradicional ainda gera resultados consideráveis.

Ele é capaz de dar às marcas uma visibilidade maior.

E é uma forma que a população mais idosa compreende bem e com a qual está acostumada. No Brasil existem ainda lugares onde não há internet, apenas rádio, TV e mídia impressa. O marketing tradicional ainda é responsável por campanhas incríveis. Quem não tem na cabeça a musiquinha da Coca-Cola?

Acontece que o marketing tradicional tem suas desvantagens.

A primeira delas é o custo. Fazer quase o Brasil todo conhecer a musiquinha da Coca com certeza custou alguns milhões. Obviamente em escala menor, lançar uma propaganda na TV custa caro!

O marketing tradicional pode ser um pouco agressivo também, ele não respeita o momento do público, ele simplesmente aparece sem ser convidado. Os jovens não têm muita paciência com isso. E mais, as pessoas mais novas conhecem bem as suas opções e sabem o que querem.

Fica difícil ser relevante para elas a partir dessa abordagem.

O marketing digital aparece no cenário como algo que é, ao mesmo tempo, uma resposta ao comportamento do consumidor e uma alternativa às desvantagens do marketing tradicional.

Enquanto uma campanha de marketing tradicional custa caro, o marketing digital é barato. Praticamente qualquer negócio consegue estar presente na internet e pode alcançar seu público a custo baixo.

O público adulto de hoje já está bem adaptado à realidade digital, e os jovens mais ainda. Aparecer na internet tem mais relevância para este público do que aparecer no rádio, num outdoor ou num panfleto entregue na rua. É uma forma rápida e fácil de ganhar uma visibilidade que de outra forma seria impossível.

Entretanto, o marketing digital depende de conexão à internet. A população idosa no Brasil e no mundo é crescente e não está adaptada ao universo digital.

O marketing digital também não consegue atingir uma grande população, e para ser relevante ele depende de estar presente em um nicho, que é pequeno.

O marketing de nicho ou de segmento

Apesar de soar como uma desvantagem, atuar em um nicho é na verdade uma estratégia que dá bons resultados.

Como a internet é uma via de mão dupla, a relação que o marketing digital cria com o cliente é muito diferente da relação que o marketing tradicional estabelece.

Se a interação do público com a web é voluntária, significa que informações são colocadas o tempo todo por este público na internet. Uma resposta que o marketing tradicional não tem.

Assim é possível conhecer melhor e mais rápido o que as pessoas precisam ou o que desejam. E é em posse deste conhecimento que o marketing digital cria estratégias cada vez mais adequadas a seus clientes.

O Marketing de Conteúdo traz 2,2x mais visitas e 3,2x mais leads para as empresas que o adotam. (Content Trends, 2017)

O marketing digital inaugurou uma nova forma de se relacionar com o público alvo. Ele transforma o produto ou serviço da empresa numa resposta à demanda das pessoas. O interesse é conhecer a especificidade da persona (conceito de cliente ideal ao qual o seu produto ou serviço responde).

E quando a empresa se torna esta resposta, ela abre uma via de comunicação eficaz!

Para ser relevante existem alguns recursos de marketing digital que conquistam os clientes. Conquistar os clientes com conteúdo é gerar Leads. Leads são pessoas que manifestam interesse e querem continuar em contato com a empresa.

Um desses recursos é o SEO, ou Search Engine Optimization.

É possível fazer com que o site de uma empresa apareça com facilidade entre os resultados de uma busca no Google. Usar as palavras chave da maneira certa e nos lugares certos torna o conteúdo relevante para o motor de buscas do sistema. Assim o site aparece entre os primeiros resultados.

Marketing Digital vs Marketing Tradicional

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: pense no seu consumidor e seja a resposta para a sua dor!

O próprio Google oferece um serviço chamado AdWords, em que o sistema entrega anúncios patrocinados de empresas como resultado da pesquisa do usuário – também é possível gerar leads com o google adwords!

Outro recurso são as Redes Sociais: sabendo quais as mais utilizadas pelo público alvo da empresa, fica muito mais fácil chegar até ele. A forma de comunicação muda de acordo com a rede social ou plataforma de conteúdo que a persona acessa. É como conversar com sua persona na língua dela.

Se você quiser descobrir como utilizar as redes sociais para a sua empresa da forma correta, separamos este quiz! Não deixe também de conferir as dicas práticas de como incluir as redes sociais no seu plano de marketing B2B.

E não dá para esquecer do bom e velho e-mail, que é uma das melhores estratégias de marketing para se tornar mais relevante e presente na vida do cliente.

Chegar diretamente na caixa de entrada é um privilégio, e o conteúdo entregue precisa fazer por merecer.

Marketing Digital & Marketing Tradicional

Ao invés de falar em Marketing Digital vs Marketing Tradicional é melhor trocar este “versus” pelo & (ampersand).

A melhor campanha de marketing é aquela que consegue atingir, com efetividade, o maior número de pessoas e vender mais.

Ambas as estratégias são relevantes quando o negócio é chegar até o cliente e converter esta relação em vendas. O marketing digital não veio para anular e tornar obsoleto o marketing tradicional. Afinal, até hoje você compra revistas, jornais e até acha sensacionais aqueles outdoors bem pensados.

Continuar investindo só em panfletagem, outdoors e demais modalidades de anúncios pagos pode levar a resultados muito modestos, quando não trágicos.

O mundo está passando por uma transição para o digital, e o lugar da sua empresa é o digital também!

marketing digital para iniciantes

Advertisement
Redator Alaska

Este artigo foi redigido por um de nossos redatores certificados em marketing de conteúdo e inbound marketing.

Inbound Marketing

[eBook] Introdução ao Inbound Marketing!

Aprenda o que é o Inbound Marketing e como aplicar a estratégia para sua empresa vender mais.

Tudo certo! Verifique sua caixa de e-mail e aproveite o e-book. :)