Marketing industrial: Pense de forma estratégica e tenha sucesso no seu negócio

O marketing digital é utilizado por muitas empresas independente do mercado de atuação, no segmento industrial não é diferente.

Entenda como o conceito de marketing industrial e seu conjunto de técnicas podem ser essenciais para o crescimento da sua empresa!

marketing industrial

Atualmente vivemos na era digital, onde diariamente a tecnologia tem total influência na vida de grande parte da população.

Esse movimento cria possibilidades para empresas de diversos segmentos investirem em marketing digital, principalmente no setor industrial.

Diante a esse cenário de transformação tecnológica na comunicação da sociedade, fazer investimentos em marketing industrial se torna inevitável para que as grandes empresas continuem evoluindo.

Mas o que é marketing industrial e como esse conceito pode impactar no mercado?

Esse artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas!

Marketing industrial

Se formos falar de princípios, podemos dizer que a definição de marketing consiste em promover o seu negócio, encontrar maneiras de explorar e entregar valores que atendam as necessidades de um determinado público gerando lucro.

marketing industrial

O marketing digital surgiu junto a ascensão tecnológica, otimizando as formas de identificar as necessidades do público, medir e quantificar o mercado desejado buscando melhorar os resultados e a receita das empresas.

Marketing industrial é a junção dessas técnicas, proporcionando alternativas assertivas e alinhadas aos objetivos das empresas dessa área.

A indústria é um setor gigante, que abrange o mercado do nosso país em diversos aspectos.

São muitas particularidades e formas de lidar com o público-alvo para conseguir ter eficiência e se destacar da concorrência, principalmente em tempos de crise econômica.

Uma indústria que pensa de forma estratégica precisa ter alta visibilidade, ser referência no que faz e ter credibilidade, pois dessa forma terão mais possibilidades de gerar receita comparado às empresas que pensam apenas em vender a qualquer custo.

Algumas estratégias são essenciais para a comunicação direta com o consumidor e, é sobre isso que falaremos nesse artigo.

Existem algumas técnicas básicas para conseguir ter uma percepção melhor por parte dos clientes.

Otimização de sites (SEO)

Pesquisas recentes do IBGE apontam que mais da metade da população brasileira possui acesso a internet, sendo que 43% dessa quantia utiliza para fazer compras online ou pesquisar valores antes de ir até uma loja física.

Tendo isso em mente, podemos entender a importância das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são ações de marketing estratégico responsáveis por fazer o seu site ser bem reconhecido nos buscadores online como Google, Yahoo e Bing.

Se a sua empresa tem um site bem posicionado, consequentemente terá mais visibilidade, aumentando as possibilidades de impactar os leads (potenciais clientes) e gerar vendas.

Mas você sabe como otimizar o seu site?

Primeiro, deve identificar as palavras-chave relacionadas ao seu produto.

A identificação dessas palavras pode ser feita através de ferramentas específicas, como por exemplo o planejador de palavras -chave do Google Adwords (que também proporciona boas opções de posicionamento pago), Keyword Tools e FreshKey.

Nos casos de investir em campanhas pagas, é preciso levar em consideração que as palavras-chave mais concorridas de cada segmento possuem um valor mais elevado e, irá ter maior destaque nos buscadores aquele que pagar mais por ela.

Porém, estratégias pagas tem maior eficiência em ações promocionais, não são usadas a longo prazo e não passam a mesma segurança passada pelo posicionamento orgânico.

Os sites de busca identificam de forma positiva os sites que produzem conteúdo relevante ao seu público, mas você sabe como criar esse conteúdo e por que ele é importante para posicionar o seu negócio?

Marketing de Conteúdo

Essa é uma das estratégias mais utilizadas pelas indústrias, inclusive 93% das plataformas B2B (empresas que buscam negócios com outras empresas) desse setor tem profissionais de marketing que trabalham com essa entrega.

Este tipo de ação tem baixo custo, podendo custar até 67% menos do que outras estratégias tradicionais e gerar 3x mais clientes em potencial.

A essência do marketing de conteúdo é atrair, converter, vender e encantar através de conteúdos segmentados, levando relevância ao leitor nos melhores canais de comunicação.

Esse material não deve ser produzido com foco na sua empresa, e sim nos possíveis problemas a serem solucionados pelos seus consumidores, procurando engaja-los com esses assuntos e mostrando que a sua empresa tem as soluções que eles precisam.

No setor industrial, direcionar seus esforços ao seu possível comprador te diferencia da concorrência, torna a sua empresa uma referência no que faz e aumenta a taxa de retenção de clientes da sua indústria.

Para produzir marketing de conteúdo, deve-se atentar aos pontos abaixo:

  • Segmentação de mercado;
  • Criar conteúdos institucionais;
  • Materiais ricos (webinars, e-book, infográficos, textos em blog);
  • Apresentar respostas para as necessidades dos clientes;
  • Ter diversidade nos formatos dos conteúdos.

Presença ativa nas redes sociais

Ter um site otimizado com vários conteúdos para ser bem posicionado nos buscadores é essencial, porém toda indústria precisa marcar presença nos principais canais de comunicação: as redes sociais.

Plataformas como Facebook, Linkedin, Twitter e Google+ são ambientes perfeitos para se relacionar com os possíveis clientes através de postagens e muita interação que ajudam a engajar o seu público.

Essas publicações podem ser promovidas através de anúncios pagos, onde você tem o controle de segmentar quem será atingido pela sua estratégia, selecionar dados demográficos e geográficos, além de poder atingir diretamente o seu mercado.

Desta forma, é possível impactar um número maior de pessoas que têm assuntos relacionados aos trabalhos que a sua empresa oferece, mas que não necessariamente estavam procurando pelos seus serviços naquele momento.

Isso abre um caminho de relacionamento desse público com a sua marca, fazendo com que ela conheça mais sobre o seu serviço e, consequentemente você prepará-la até que chegue o momento de realizar uma venda.

Pense estrategicamente

Conseguir colocar o marketing industrial em prática não é uma tarefa simples, exige estratégias assertivas e eficientes para impactar um público conhecido por sua exigência.

Focar em marketing estratégico é de extrema importância, ou seja, é preciso ter planejamento para executar ações e campanhas, mensurar frequentemente os resultados em busca de melhorias.

Use as dicas desse artigo para fazer o marketing industrial da sua empresa ser o diferencial do seu negócio!

geração de leads

Marketing industrial: Pense de forma estratégica e tenha sucesso no seu negócio
5 votos (média de 5 estrelas)

Sobre o Autor

Kayque Borges
Kayque Borges

Assessor de imprensa, 22 anos, formado em Marketing com especialização em Marketing Digital.

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇