O que é meio do funil de vendas e como criar conteúdo para conversão?

O que é meio do funil de vendas e como criar conteúdo para conversão?

explicamos o que é o funil de vendas e que o topo dele é caracterizado como a etapa de atração. Nela você vai educar os consumidores, a fim de descobrirem quais são os seus problemas ou até mesmo de conhecerem sobre um problema que não sabiam que tinham.

Mas estou aqui hoje para falar sobre o que é meio do funil de vendas: a etapa mais conhecida como a hora da conversão!

O que é meio do funil de vendas?

Se você caiu neste artigo sem conhecimentos sobre o Inbound Marketing, temos um ebook gratuito que explica suas vantagens e detalha didaticamente toda a sua metodologia.

O meio do funil é a etapa responsável por fazer seus visitantes – que foram atraídos pelo seu blog, site ou rede social na primeira etapa – se converterem em leads.

Nesta etapa o usuário já descobriu o seu problema e está em busca de uma solução.

E adivinha só? Sua empresa pode (e deve) estar lá para ajudá-lo.

Aqui, o consumidor já possui uma intenção de compra, mas ainda não sabe se você é a empresa que ele precisa. Aliás, ele tem dúvidas em relação à isso e é o seu dever fazer com que ele faça a escolha correta…

Como fazer para os visitantes converterem no meio do funil de vendas?

Então você já entendeu que nesta etapa o usuário já tem um conhecimento sobre os seus problemas: é o momento em que ele vai procurar se aprofundar no assunto para tomar sua futura decisão de compra – e é o momento da sua empresa entender quem é essa persona.

Para isso, é necessário fornecer informações ainda mais detalhadas sobre o assunto de interesse do consumidor.

A partir do momento que você oferece essas informações, a sua persona começará a interagir com seus conteúdos, te dando em troca dados sobre ela para que sua empresa consiga dirigi-la para a próxima jornada de compra, de forma natural e rica.

Agora vem a pergunta que não quer calar.

meio do funil de vendas

Como produzir conteúdos que geram conversão?

Como disse lá em cima, nesta etapa o usuário já está educado e com informações básicas sobre o assunto. Ele quer se aprofundar para decidir e justificar sua compra.

Cabe a você conseguir entregar este conteúdo à ele.

1. Repense o conteúdo do seu blog

Tenha um planejamento de conteúdo para o seu blog.

Procure produzir conteúdos para topo, meio e fundo de funil.

Mas lembre-se que nesse estágio a sua persona quer informações mais detalhadas para a solução deste problema, então oferecer materiais exclusivos pode ser uma boa ideia.

2. Entregue materiais exclusivos

Aqui entram os materiais que você fornece em troca de alguns dados do usuário para conhecê-lo melhor.

Ebooks, vídeos, whitepapers e infográficos são alguns dos materiais que você pode produzir para entregar informações mais detalhadas e específicas sobre determinado assunto.

Você pode até para ajudar o próprio visitante na sua jornada de aprendizado caso sua empresa forneça serviços específicos. No caso da Alaska, temos um ebook para ajudar profissionais de marketing a automatizarem sua rotina.

3. Relacione-se com seus leads

Não adianta apenas produzir bons conteúdos e esquecer do primordial: o relacionamento com a sua base de leads.

Quando os visitantes convertem e se transformam em leads, é a hora de se relacionar através de campanhas de email marketing, por exemplo.

Aqui também entram as automações de marketing, como fluxos de e-mail ou ofertas.

funil de vendas

Advertisement
Mariana Bueno

Publicitária, certificada em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, especialista em estratégias digitais pela ESPM e fotógrafa no tempo livre. Delicadamente desastrada e baixinha com espaço gigante para os bons conteúdos e as boas cervejas da vida.

Inbound Marketing

[eBook] Introdução ao Inbound Marketing!

Aprenda o que é o Inbound Marketing e como aplicar a estratégia para sua empresa vender mais.

Tudo certo! Verifique sua caixa de e-mail e aproveite o e-book. :)