Métricas para marketing digital: quais avaliar e investir?

|

As empresas que querem crescer no mercado e se destacar, precisam trabalhar com métricas para marketing digital e avaliar quais delas realmente oferecem informações sobre o desempenho da marca e quantos clientes em potencial demonstram interesse no que é divulgado.

Por haver muita concorrência, é de extrema importância você investir em métodos que entreguem os resultados desejados em pouco tempo. E é através da Alaska Marketing que você descobre a importância de trabalhar com boas métricas em seu negócio para fazê-lo crescer!

O que são métricas para marketing digital e qual a importância?

As métricas são indicadores que apresentam informações completas a respeito de sua campanha ou de todo o trabalho que você e sua equipe realizaram através do marketing para atrair e captar os melhores leads do mercado.

Através dos dados obtidos, você compreende a importância das métricas para marketing digital durante a análise destas informações valiosas. Isto possibilita que você defina quais projetos são bem sucedidos e os que precisam de melhorias, com base em dados reais ao invés dos superficiais, que não entregam o que você necessita.

Com as métricas para marketing digital, você acompanha o trabalho realizado até o momento e, caso você perceba anormalidades, se reúna com o seu time para desenvolver estratégias mais eficazes e prevenir que problemas graves ocorram no futuro. 

métricas para marketing digital

15 métricas para marketing digital para avaliar e investir

Para ter controle sobre o que acontece em sua marca e garantir que as suas decisões sejam certeiras, é necessário atuar em conjunto de métricas voltadas ao marketing para proporcionar aumento de ganhos e mais segurança empresarial.

Crescer no nicho em que você atua requer muito estudo de visitantes e potenciais compradores. Portanto, para fortalecer o nome da sua companhia e converter usuários em clientes fiéis, a Alaska Marketing explica quais são as quinze principais métricas que você deve investir:

Acompanhamento de Leads 

Acompanhar frequentemente os leads que entregaram os dados pessoais em troca de um material que você oferece é essencial para saber quais estão mais aptos à conversão e, consequentemente, comprarem da sua marca através de conversas persuasivas com seus vendedores.

Avalie o ROI

Avaliar o retorno sobre investimento é, dentre tantas métricas para marketing digital, a mais fundamental porque através dela você acompanha o lucro obtido por sua empresa após realizar campanhas e saber quanto do valor investido teve retorno.

Ticket médio

O ticket médio fornece informações essenciais a você a respeito do quanto os seus clientes gastam ao consumir cada serviço ou produto. Para realizar este acompanhamento, verifique o valor médio gasto por seus compradores ao longo do mês e a sua receita neste período.

Taxa de cliques

Através do CTR, você descobre se o seu anúncio realmente está dando certo ou se precisa passar por melhorias em imagens, palavras-chave e textos. Nesta análise, você melhora a campanha e a fortalece para mais clientes em potencial interagirem ao clicar e serem redirecionados à sua página.

Visitas no site

Com esses dados, você descobre a quantidade de usuários que consomem os seus posts ao longo do dia, assim como quais páginas são frequentemente visitadas, possibilitando que você saiba o que dá certo e o que pode ser melhorado. É uma das métricas para marketing digital mais utilizadas para estratégias orgânicas e pagas.

Tempo de permanência no site

Quando os possíveis clientes encontram o seu site e descobrem que há muitos materiais relevantes, acabam ficando mais tempo nas páginas para ler as informações e aprender com o que você tem a oferecer. 

Através desta métrica, você descobre o tempo que os visitantes permanecem ativos e, se necessário, corrige conteúdos mais antigos para fazer este público permanecer mais tempo consumindo seus artigos.  

métrica-tempo-permanência-site

Abertura de e-mail

Acompanhe esta taxa para saber quantos dos seus leads e clientes abrem os e-mails enviados. Se você quer fortalecer esta comunicação, desenvolva mensagens chamativas para conquistar a sua audiência, avaliando quais ignoram os contatos para, dessa forma, removê-los de sua lista.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição apresenta informações sobre os visitantes que abriram o seu site, porém saíram na sequência sem deixar nenhum contato. Esteja ciente que este percentual precisa ser sempre baixo para melhorar os acessos e fortalecer a sua relevância na internet, pois se estiverem elevados, as estratégias não funcionam como esperado.

Taxa de engajamento

Uma das métricas para marketing digital de grande importância é a taxa de engajamento que mostra o percentual de interação dos seus clientes e potenciais compradores.

Esta é uma informação relevante que proporciona a você controle sobre os seus posts, quais dão certo e os que não funcionam para melhorá-los e deixá-los mais atraentes.

Taxa de retorno

Dentre as métricas para marketing digital que precisam ser avaliadas e incluídas em sua empresa, é a taxa de retorno que oferece dados a respeito de possíveis compradores que voltam ao seu site após uma primeira visita. 

Esta é uma informação valiosa porque você sabe se as suas estratégias realmente funcionam e os principais produtos de interesse destes nomes, possibilitando para os seus vendedores entrarem em contato e concretizar a venda.

Taxa de conversão do funil

As métricas para marketing digital sobre a taxa de conversão ao funil de vendas são fundamentais para acompanhar a jornada de compra, o período que leva para uma determinada ação ser concluída e quais leads precisam de mais atenção para efetivar uma compra.

Taxa de retenção

A taxa de retenção fornece dados sobre a quantidade de tempo que os visitantes permanecem ativos em determinada parte do seu site. Tenha como exemplo o período que estes clientes em potencial avaliam um produto que está disponível na vitrine da sua loja, até a leitura de avaliações, observação de imagens e descrições.

Oportunidades para vender

As oportunidades para vender são dados que revelam qual período o seu comprador te procurou para comprar. Este momento acontece quando o cliente entra em contato por vontade própria para tirar dúvidas ou fechar negócio por se interessar em mercadorias de qualidade.

Leads através dos canais

Os canais são as mídias pelas quais os seus leads foram atraídos até o seu negócio, como as redes sociais, e-mail marketing, conversão por blog ou cliques em anúncios que fortalecem o nome da marca. 

A partir do momento que você trabalha com as métricas para marketing digital, sabe qual canal realmente traz um número elevado de leads para fortalecer as estratégias neste meio de comunicação e atrair novos possíveis compradores até você.

Valor do tempo de vida dos clientes

O lifetime value oferece informações a respeito da quantidade de receita que os clientes da sua empresa estão proporcionando ao longo do tempo que permanecem ligados à empresa. É um valor necessário para todas as companhias, inclusive a sua, por facilitar na análise de dados e quais estratégias seguir para evitar gastos desnecessários.

Benefícios de usar as métricas para marketing digital

Trabalhar com as métricas para marketing digital evita que a sua marca faça o uso de estratégias inadequadas que a longo prazo não trarão os resultados estimados e apenas atrapalham no desenvolvimento da marca. Conheça mais benefícios de atuar em conjunto de excelentes métricas:

  • Mitigação de erros;
  • Acompanhamento integral dos leads em toda a jornada de compras;
  • Desenvolvimento de estratégias eficazes;
  • Maiores chances de fidelização de clientes;
  • Remoção de leads que não interagem com a marca;
  • Fortalecimento da sua base de contatos.

As métricas para marketing digital oferecem controle pleno sobre cada passo que os clientes dão em seu negócio, como a abertura de uma página da sua loja para verificar determinado produto e fazer a compra rapidamente.

Para vender mais aos nomes certos, a Alaska Marketing auxilia você a desenvolver estratégias eficientes com base nas informações fornecidas, e proporcionar aumento financeiro e fortalecimento da sua rede de clientes assíduos.