O que é email marketing e como ele pode te ajudar?

|
[dropcap]S[/dropcap]abe aquela historia do rádio que substituiu a televisão e do livro que será substituído pelo iPad? Talvez essas afirmações antigas sejam baseadas na mesma teoria de que o email será substituído pelas redes sociais. A gente sabe que as coisas mudam de um dia para o outro, mas de fato, ainda não aconteceu e parece estar longe de acontecer.

O email continua “muito bem, obrigado” como ferramenta de marketing. Utilizando da forma correta, ele pode se tornar o melhor aliado da sua marca e te trazer grandes resultados. Primeiramente, para falar desse “serumaninho lindo” é preciso saber o que é email marketing e entender como você pode aproveitá-lo de forma correta para obter lucro.

Tudo depende do seu bom uso.

o que é email marketing

O que é email marketing?

Eu acho que não preciso explicar a definição de email, pois você já deve possuir uma conta há algum tempo neste lugarzinho chamado internet.

O email marketing nada mais é do que aquelas mensagens que você recebe de determinada empresa informando sobre alguma ação ou campanha da marca. Por exemplo, quando a Netshoes te manda as promoções do mês, ou quando recebe aquela dica do Mc Donald’s com um cupom de desconto no seu próximo Big Mac. Dependendo da abordagem utilizada, o email marketing é uma das ferramentas digitais mais eficientes para conversão em vendas ou fidelização de clientes.

O que preciso fazer para você entender é a ferramenta é ótima tanto para relacionamento com o cliente quanto para obter algum tipo de conversão. Além disso, é uma forma das pessoas lembrarem sempre da sua empresa.

Com um planejamento apropriado, você consegue criar ótimas campanhas utilizando a ferramenta de marketing mais antiga da internet. Mas calma, não vá com muita sede ao pote. Não adianta disparar um monte de emails por aí para qualquer um. Para a sua ação ter resultados, é preciso considerar uma série de detalhes importantíssimos e assim fazer o uso adequado da ferramenta, como por exemplo, criar o seu próprio mailling.

Não seja chato, envie email marketing com autorização

Aqui vai uma das dicas mais importantes do email como ferramenta de marketing: Nunca, jamais, em hipótese alguma envie algum tipo de conteúdo sem autorização do destinatário.

Isso é o famoso SPAM e sua prática é inadequada, pois a pessoa não pediu para receber informações da sua marca.

Além de ser super inconveniente e correr o risco de alguém criar aversão ao seu negócio.

Um conselho bacana é sempre destacar a opção para desinscrever-se da lista, evitando assim o incômodo dos leads.

Agora que você já sabe o que é e-mail marketing, planeje-o para se relacionar com os seus clientes através de um bom mailing e estratégias digitais, mas isso é papo para outro artigo.