O que é persona e como ela ajudará no seu planejamento digital

O que é persona e como ela ajudará no seu planejamento digital
chatbot

No marketing não existe estratégia sem planejamento. E isto inclui, principalmente, um bom entendimento do seu público-alvo. Entender o que é persona e como ela vai melhorar na sua estratégia é um grande passo para atingir suas metas no marketing digital.

Não adianta fazer um conteúdo ou um anúncio que você “acha” que vai dar certo, ou “acha” que o seu consumidor vai gostar. Entenda que “achismos” são os grandes vilões das estratégias. E no marketing digital não seria diferente.

Toda empresa precisa de um estudo aprofundado de quem é o seu consumidor, e como impactá-lo da melhor forma possível na internet para obter uma conversão eficaz, certo?

Vamos supor então que você tenha uma loja de roupas para gestantes no centro da sua cidade. Quem seria o seu público-alvo?

Certamente você diria que são mulheres, de 20 a 35 anos, classe C.

Mas já pensou que essas mulheres tem comportamentos, gostos e personalidades diferentes? Que se você basear o seu planejamento apenas nesses dados básicos e amplos, talvez você não atinja quem realmente queira comprar o seu produto?

Pensando nisso, foi criado o conceito de persona.

Com a utilização de um planejamento ideal de cliente você segmenta e define muito melhor quem é seu potencial consumidor, o que ele faz, o que gosta e não gosta. Assim, sua estratégia sempre será guiada por isso.

Então, o que é persona?

É a criação de uma personagem do seu cliente ideal baseado em dados reais dos seus consumidores.

No exemplo acima, ela poderia ser a Angélica de 23 anos, solteira, grávida há 2 meses, recém-formada em administração e é caixa em um banco. Angélica gosta muito de sair com as amigas no shopping para se divertir e quer comprar suas roupas para quando sua barriga estiver maior. Ela quer roupas bonitas para poder sair e também roupas mais sérias para trabalhar.

Entende a diferença? É muito mais simples e certeiro criar um conteúdo ou um anúncio para a Angélica, sabendo sobre os seus gostos e seu comportamento do que para um público-alvo abrangente, que você desconhece a personalidade.

Você pode criar mais de um consumidor ideal para a sua marca, mas tome cuidado com a quantidade para não perder o foco da estratégia.

o que é persona

Esse tipo de estratégia serve apenas para criar conteúdo e segmentar anúncio?

Não. Esse tipo de planejamento de público vai muito além disso.

Sabendo o que é persona, você entende com quem está falando. Não adianta oferecer uma cerveja para quem só gosta de destilados.

Ela serve para ajudar a sua marca e até mesmo os seus vendedores a se relacionarem com seus clientes. Ainda tornando o exemplo acima de base, essas são algumas perguntas importantes para se fazer ao definir o personagem da sua empresa:

  • Criação de conteúdo: quais assuntos que Angélica gostaria de saber sobre o seu mercado? Quais são os desafios e obstáculos que Angélica enfrenta que sua empresa poderia ajudá-la?
  • Formato do conteúdo: Angélica gosta mais de vídeos, e-books ou artigos em blog?
  • Identidade da sua marca: como sua marca deve se relacionar com Angélica? Uma linguagem mais jovem, bem-humorada ou séria?
  • Redes sociais: quais você deve utilizar? Angélica está no Facebook e Linkedin? Então é lá que você deve estar. Não adianta criar um Instagram se ela não usa.
  • Frequência de e-mail marketing: uma vez por semana ou duas? A taxa de abertura é maior no começo da semana ou no final dela?
  • Segmentação de anúncios: quais são as marcas e gostos de Angélica? Ela visita quais tipos de locais? Consome qual tipo de entretenimento?

o que é persona

Mas afinal, como criar uma persona?

Agora que você já tem as principais respostas sobre a personalidade do seu consumidor ideal, é a hora de começar a criar cada persona para sua empresa. É um bom momento para refletir sobre o seu negócio e verificar se vale a pena ter mais de uma.

Por exemplo, se a sua empresa vende insumos para impressoras e você percebeu que existem consumidores que compram para revenda, consumidores que compram para a empresa e consumidores que compram para a própria casa.

Só aí você pode ter três tipos distintos:

  • João, o cara que quer abrir sua própria empresa e comprar os insumos de você para revender;
  • Antonio, o diretor da empresa que compra em maiores quantidades e gosta de saber tudo sobre economia empresarial;
  • Silvia, mãe de família que preza pela economia e compra insumos para os filhos utilizarem a impressora em casa para escola.

Viu como você deve tratá-los de formas diferentes, porém para vender o mesmo produto?

Depois de saber quantos consumidores ideais cabem no planejamento da sua empresa, você precisa responder as principais perguntas:

  • Nome;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Cargo e empresa;
  • Nível de escolaridade;
  • Meios de comunicação que utiliza;
  • Redes Sociais que utiliza;
  • Quais são seus principais problemas;
  • Como sua empresa poderia lhe ajudar;
  • Quais são os objetivos que ela possui.

Feito isso, é só se basear neste guia de público.

Escreva em um documento o que é persona e todos os dados de cada uma delas e depois é só apresentar e enviar para o restante da equipe.

Assim, todos trabalharão em conjunto para atingir os objetivos do seu consumidor potencial.

Garanto que sua estratégia será muito mais eficaz e certeira se guiada a partir delas.

ebook inbound marketing

Advertisement
Mariana Bueno

Publicitária, certificada em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, especialista em estratégias digitais pela ESPM e fotógrafa no tempo livre. Delicadamente desastrada e baixinha com espaço gigante para os bons conteúdos e as boas cervejas da vida.

Inbound Marketing

[eBook] Introdução ao Inbound Marketing!

Aprenda o que é o Inbound Marketing e como aplicar a estratégia para sua empresa vender mais.

Tudo certo! Verifique sua caixa de e-mail e aproveite o e-book. :)