O Que É Sprint E Como Ele Pode Ajudar Suas Estratégias de Marketing

Neste artigo você vai saber o que é sprint e como você pode inseri-lo no seu planejamento para melhorar as suas estratégias de marketing.

Parte da metodologia scrum, o sprint traz agilidade e foco aos projetos, o que otimiza os resultados!

Ter mais produtividade e resultados expressivos é sonho de todo time, ainda mais no universo de marketing em que os diferentes tipos de acontecimentos de mercado e sociedade afetam diretamente as estratégias.

Assim, conseguir otimizar a entrega é ponto importante para conquistar vantagem competitiva!

O que pode ser atingido por meio de sprints, que se caracterizam em períodos de tempo em que atividades pré-definidas têm de serem cumpridas.

Esse termo surgiu com a metodologia Scrum, criada no final do século passado por Jeff Sutherland e Ken Schaber, como uma resposta às demandas do que viria a ser o manifesto ágil.

Já a notoriedade da abordagem aconteceu com a adaptação do Google, pela iniciativa de Jake Knapp, a qual se denominou Design Sprint.

Contudo, as premissas que baseiam as metodologias beneficiam diferentes realidades.

Isso porque trabalha com ação focada, comunicação diariamente alinhada, times enxutos e multidisciplinares com metas claras a serem cumpridas em prazos estabelecidos.

o que é sprint

Todas essas características descritas podem soar quase militares, mas passam longe disso!

Apenas formam um método de gestão que organiza a criatividade e os esforços de forma efetiva.

Entenda as etapas do processo ao continuar a leitura deste post e tenha insights para o seu time!

O que é Sprint? Sprint Planning? Sprint Review?

A metodologia Scrum é formada por diversas etapas que têm características distintas e também acontecem de formas diferentes — podendo ser progressiva ou simultânea — mas que se complementam.

Product Backlog

O product backlog se refere ao mapeamento de todos os atributos ou objetivos que precisam ser desenvolvidos ou cumpridos para que, ao final, o resultado seja o esperado pela empresa.

Sprint

Sprints são períodos de tempos.

Os atributos e objetivos acima são desmembrados em conjuntos de tarefas progressivas: os sprints.

Em questão de duração, os prazos são fechados, podendo durar uma, duas, três ou quatro semanas.

Contudo, quando há baixa complexidade, é preferível optar por sprints mais curtos, dando agilidade ao processo.

Sprint Planning

É a reunião em que os objetivos e metas daquele sprint em específico serão conhecidos e abordados.

Há delegação de atribuições, além de, como um todo, a equipe ser alinhada sobre o que é esperado dela e o quanto de tempo tem para realizar.

Sprint Backlog

Resumo das tarefas a serem concluídas em cada sprint.

Uma boa prática é tornar esse backlog visível, a partir de post-its distribuídos em uma matriz simples que classifique as tarefas em três status:

  • A ser feito
  • Em andamento
  • Realizado

O acompanhamento pelos membros se torna imediato e acessível, uma vez que basta implantar a matriz em local estratégico que permita a visualização de todos.

Daily Scrum ou Stand-up Meeting

Reunião que acontece todos os dias, com duração máxima de 15 minutos e na qual todos os participantes se mantêm em pé, a fim de que seja dinâmica.

A prática auxilia a manter todas as atividades do sprint em discussão, sem negligenciar ou abandonar nenhuma delas.

É um momento de alinhamento entre os membros da equipe, pois, trocam informações, discutem empecilhos entre as tarefas, entendem as demandas uns dos outros e colaboram entre si em conhecimento e ação.

Sprint Review

É a reunião que acontece ao final de cada sprint e na qual são apresentados os resultados atingidos ou atributos desenvolvidos.

A partir da review é possível iniciar o próximo ciclo de tarefas.

Neste contexto é perceptível o incentivo constante que o método Scrum à integração dos profissionais, o que também é visto e pode ser aprimorado a partir das características do design thinking.

Para potencializar essa característica, entenda a melhor maneira de montar o grupo de trabalho.

Equipes focadas, entregas completas

Optar por times com número limitado de pessoas favorece a comunicação, a ação e, consequentemente, os resultados de forma positiva.

Por isso o número a quantidade de profissionais na metodologia Scrum não deve ultrapassar dez pessoas.

Dentre esses profissionais, há também alguns papéis específicos (que não são obrigatórios), que visam a melhor coordenação do andamento das etapas.

Conheça-os abaixo.

Product Owner (PO)

É a pessoa responsável pelo todo.

É quem mapeia as primeiras diretrizes de trabalho, ou seja, os atributos indispensáveis ao produto ou projeto.

Em sequência, para cada sprint, esta função determina, entre todas as demandas, qual é a prioridade a ser resolvido no ciclo, o que é organizado por meio de tarefas e metas.

Scrum Master (SM)

Profissional responsável pelo gerenciamento diário, faz com que a metodologia se cumpra para favorecer a realização das tarefas.

Ele precisa manter o foco do grupo de forma colaborativa e produtiva, além de ter compromisso direto com a realização das etapas sprint.

Ambas funções apresentadas auxiliam, pois dão um ponto de referência para a equipe, principalmente se houver a necessidade de contato fora do grupo de trabalho, dando segurança para o cliente que sempre é atendido pelo mesmo profissional, bem como em casos específicos, se sabe a quem pedir orientação.

Ao analisar a metodologia dentro da realidade de marketing, em que estatísticas racionais e a experiência emocional do consumidor se fundem em uma mesma área, a implantação só tende a ser positiva, pois, utilizar o Scrum equilibra o pragmatismo com a interação entre os profissionais, o que contribui para ambientes e resultados melhores.

Na estratégia de marketing digital, ainda mais quando se trata do growth marketing em que o processo acelera resultados, a dinâmica do que é sprint organiza as pessoas envolvidas, pois estão imersas em alto volume de variantes e indicadores, o que beneficia os resultados dos clientes.

E então, o que acha de colocar um novo processo no seu cotidiano de trabalho?

introdução ao cro conversion rate optimization

O Que É Sprint E Como Ele Pode Ajudar Suas Estratégias de Marketing
5 votos (média de 5 estrelas)

Sobre o Autor

Redator Alaska
Redator Alaska

Este artigo foi redigido por um de nossos redatores certificados em marketing de conteúdo e inbound marketing.

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇