Presença Digital: Saiba Como Destacar Sua Empresa na Internet

Presença Digital: Saiba Como Destacar Sua Empresa na Internet
chatbot

A humanidade está chegando a um momento em que é preciso questionar: gastamos mais tempo olhando para baixo ou para frente?

Entre no ônibus pela manhã e — ao invés de pegar o smartphone — experimente observar o comportamento das pessoas.

Praticamente ninguém está prestando atenção no caminho, e muito menos nas “estratégicas” propagandas afixadas nos outdoors, na frente das lojas e nos painéis.

Um alto valor de investimento em propaganda que provavelmente terá um ROI baixíssimo, nulo ou negativo.

Essas pessoas que provavelmente estão olhando mais tempo para baixo do que para frente estão interessadas em outro tipo de coisa. Enquanto perdem a “grande oportunidade” de ver um outdoor lindo, elas estão lendo conteúdos sensacionais que parecem estar dialogando com os anseios delas.

Elas preferem ficar entretidas com as novidades da Empresa X.

Talvez a Empresa X tenha oferecido, grátis, uma dica que resolveu um problemão que muita gente tinha. E essa gente vai dar aquela fortalecida no Brand Awareness da Empresa X com uma série de compartilhamentos e comentários positivos na rede.

Podia ter sido o conteúdo da sua empresa chegando, literalmente, nas mãos de milhares de pessoas.

Dica: seja como a “empresa X” e comece sua estratégia de marketing de conteúdo

Que tal destacar a presença da sua empresa no lugar para onde a seu cliente está olhando? A tela do smartphone!

Conheça neste post o que é a Presença Digital e saiba o porquê de ser tão importante na atualidade.

Saiba também como ela impacta a relação da sua empresa com seus consumidores.

Um fato sobre estar na web

Estar na internet é muito diferente de possuir uma presença digital.

Marcar presença é uma coisa muito mais poderosa do que só registrar comparecimento. Comparecer no universo digital é estar ali, com um domínio no nome da empresa, com algumas informações básicas de contato e talvez mais algumas coisinhas.

Mas quem só comparece não aparece, e não é devidamente sentido pelo público alvo. Já quem marca presença aparece, é percebido e sentido pelas pessoas. São duas posições distintas que geram resultados opostos.

Já imaginou uma equipe de zagueiros de futebol que não marca presença em campo?

É melhor deixar uma zaga dessas no banco. Funciona assim também com a Presença Digital da sua empresa. Se ela não marca presença, é melhor tirar o site do ar.

Perdoe a bordoada, mas esse assunto é tão importante que talvez um impacto desses atraia de vez a atenção para algo indispensável: manter o negócio vivo.

Introduzindo o conceito de presença digital

A metáfora da zaga que não marca presença em campo vem a calhar por que dá a ideia de uma presença que não cumpre seu papel.

Quando o assunto é empresas x internet muita gente pensa que basta ter o site da empresa no ar. E a coisa fica por aí mesmo.

Ficar online é fácil, a parte mais importante fica de fora, que é conseguir fazer a empresa ser notada e se tornar relevante para o cliente.

Só assim para ficar na memória dele.

Conseguir um bom Brand Awareness é ter uma presença na vida das pessoas.

presença digital

Em poucas palavras Presença Digital é a relação de confiança que a marca estabelece com seus clientes por meio do uso de recursos do universo digital.

A Presença Digital é conquistada após alguns esforços da empresa para conseguir estabelecer um papel relevante na vida dos consumidores. A ponto deles se transformarem em divulgadores da marca na internet e em suas relações pessoais fora da web.

Ações que colaboram com a presença digital

Dentre estes esforços estão as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO), que ajudam o Google, e outros mecanismos de busca, a entregar para as pessoas o site da empresa e seu conteúdo.

Isso implica a pesquisa e aplicação de palavras-chave que as pessoas usam nos mecanismos de busca quando procuram a solução de um problema.

A empresa precisa responder a estas demandas apresentando respostas de qualidade e valor.

A presença digital se manifesta também no uso correto das redes sociais. Estar presente nos meios onde as pessoas interagem entre si aumenta a visibilidade da empresa e sua participação na vida dos clientes.

No que tange ao relacionamento com os clientes, a estratégia de e-mail marketing é um recurso valiosíssimo.

É dito que, quando um cliente aceita receber e-mails de uma empresa, ele está na verdade dando o privilégio à empresa de aparecer de vez em quando para suas novidades serem apresentadas.

Não é um aceite, é um convite. O valor disso é inestimável.

E uma das estratégias mais importantes é o marketing de conteúdo. Empresas que se importam com seus clientes fazem publicações que, de alguma forma, vão ajudar seus clientes.

O marketing de conteúdo tem a função de transportar a voz da empresa diretamente ao cliente.

Uma palavra sobre Conteúdo

Autoridade.

Esse é o objetivo ao publicar qualidade ao invés de um simples texto.

Um texto é qualquer emaranhado de palavras que muitos podem compor. Só que existe uma grande diferença entre um texto e um conteúdo especificamente planejado para o seu cliente perfeito.

Todo conteúdo que a empresa vai divulgar precisa ser planejado para a persona. A ideia é conseguir chegar lá dentro do cliente e dar um peteleco no coração dele dizendo: “Ei, estamos aqui!”.

As únicas palavras que vão chegar tão fundo na experiência do seu cliente são palavras de autoridade. Palavras de quem sabe do assunto e consegue transmitir esta autoridade de forma direta e segura o suficiente para fazer a persona se render.

Esse é o tipo de conteúdo que a Presença Digital pede e o cliente aprova.

Um blog associado ao site é uma das melhores maneiras de ter um espaço dedicado ao conteúdo.

Investir na manutenção do blog com conteúdo de qualidade e relevância sendo atualizado constantemente é um passo importante no processo de conquista da Presença Digital.

Online identity

Estar online é… Praticamente existir!

Não ter o negócio online é praticamente não existir para uma boa parte da população (talvez quase toda!).

Não é possível deixar este fato de lado, a Presença Digital é parte da existência de uma empresa.

Aliás, é parte da existência até das pessoas — quem hoje não tem uma conta no Facebook, Instagram, Tweeter, LinkedIn? Ou pelo menos não usa o Google!?

É preciso acompanhar a relação que as pessoas vêm estabelecendo com o digital. Só assim é possível conseguir uma marcação homem a homem no campo dos negócios.

Benefícios da Presença Digital:

  • Estreitamento do relacionamento com os clientes;
  • A visibilidade da marca aumenta muito, podendo atingir todo o país e até o exterior, se for do interesse da empresa;
  • As vendas aumentam, já que o canal para a aquisição do produto estará disponível a qualquer pessoa;
  • A interação direta entre o público e a empresa resultará em feedbacks constantes, o que é uma excelente oportunidade para o aperfeiçoamento e a criação de novos produtos ou serviços.

Na próxima vez que estiver viajando com a família ou com os amigos e reparar num imenso outdoor na beira da estrada, provavelmente o motorista é você.

O resto dos passageiros estará dormindo ou olhando para a tela do celular, lendo, procurando sites interessantes, vendo um vídeo ou uma série.

Mas, talvez estejam compartilhando o novo conteúdo da sua empresa nas redes sociais.

Se esse for o caso, parabéns, sua empresa conquistou a Presença Digital!

ebook inbound marketing

Advertisement
Redator Alaska

Este artigo foi redigido por um de nossos redatores certificados em marketing de conteúdo e inbound marketing.