O que é o topo do funil de vendas e como criar conteúdo de atração?

|

Eis a grande pergunta que muitas empresas que tem uma página no Facebook com publicações atualizadas e um site com um design bonito fazem:

Por que meu site tem muitas visitas, minha página tem bastante seguidores, mas ninguém compra de mim?

E é bem fácil de responder essa dúvida: simplesmente porque você não utiliza as estratégias corretas no momento da atração de visitas. Entenda de uma vez por todas que números de seguidores ou visitantes não significam sucesso de vendas.

Afinal, o que é o topo do funil de vendas?

Vamos dizer, que o topo do funil de vendas é o primeiro contato da sua marca com o seu cliente.

Por isso chamamos esta primeira etapa de atração.

funil de vendas
Esta analogia representa muito bem. 🙂

No topo do funil você deve atrair uma quantidade grande de pessoas, despertando o interesse e fazendo com que elas saibam que você pode oferecer o serviço ou produto que elas estavam procurando.

O topo do funil serve basicamente para mostrar que sua marca é autoridade no assunto do seu segmento e também educar potenciais clientes para que no futuro se tornem advogados da sua empresa.

Nesta etapa de atração, existem diversos pontos importantíssimos a serem trabalhados com planejamento e estratégia.

1. A primeira impressão da sua marca

Sabe quando você conhece alguma pessoa e logo diz: “ah, não fui com a cara de fulano…”? Com marcas são exatamente a mesma coisa. Se não passar uma boa impressão de cara, logo o cliente vai procurar o seu concorrente, certo?

Por isso a primeira etapa do funil de vendas é a mais importante. Se o potencial cliente não ficar satisfeito com aquilo que está vendo, por que compraria os seus produtos?

O primeiro contato com a sua empresa tem que despertar no seu público interesse em saber mais sobre os serviços e produtos que você vende. Assim, aumentam as chances desse público comprar de você.

funil de vendas
A primeira impressão é a que fica, sim!

2. Mostre autoridade no assunto

Se um dia você quiser ficar mais forte e contratar um personal trainer, você contrataria uma pessoa claramente sedentária e sem músculos definidos?

Tenho certeza que não e sabe porquê? Porque um personal com essa forma física não tem autoridade e nem credibilidade para te ajudar com exercícios para criar músculos. Mesmo se essa pessoa souber exatamente o que fazer para você ficar mais forte, você não vai confiar neste profissional.

O assunto muda se este mesmo personal, mesmo magro e sedentário, te mostrar que entende realmente de exercícios específicos para isto e que pode sim te ajudar no seu problema.

Quando uma pessoa descobre qual é o problema e a necessidade dela, ela busca informações com quem é autoridade no assunto. Ou seja, quem com certeza vai resolver o seu problema de forma confiável.

É preciso educar os seus potenciais clientes e mostrar que você entende sobre o assunto do seu segmento. E é aí que entra o conteúdo relevante que ofereça soluções adequadas para os problemas do seu futuro cliente.

Resumão: Como criar um conteúdo correto para o topo do funil de vendas?

Não adianta você apenas começar a falar de um determinado assunto, sem antes traçar um planejamento e ter em mente todas as estratégias que pode utilizar para atingir o objetivo de atração.

funil de vendas

1. Conteúdo bem planejado e com as estratégias corretas

  • O conteúdo com objetivo em atração precisa ser direto e de fácil entendimento;
  • É preciso resolver problemas, ou seja, levar a solução para o público;
  • Criação de personas é uma estratégia essencial;
  • O fácil acesso ao conteúdo também é um fator importante, já que ele precisa atingir uma grande quantidade de pessoas curiosas. Entre todas essas visitas, estarão os seus futuros clientes fiéis;
  • Não é hora de vender! É hora de atrair potenciais clientes;
  • Jamais cite a sua empresa no texto. As pessoas não estão procurando por propaganda e sim por alguém que leve solução para seus problemas.

funil de vendas

2. A importância do blog

  • O conteúdo gerado no blog é exclusivamente seu e não corre riscos de ser subitamente apagado;
  • É possível mensurar com exatidão quem são seus visitantes, o que gostam, quais seus hábitos, etc;
  • Possibilita instalação de scripts e tags de conversão para re-marketing e re-targeting;
  • Possibilita coletores de dados e chamadas para ação como: landing pages, pop ups, ctas;
  • Possui audiência própria e exclusiva;
  • Possibilita aplicação de SEO e SEM, elevando visitas orgânicas.

funil de vendas

3. As redes sociais

  • As redes sociais são ótimas ferramentas para disseminar conteúdo;
  • O posicionamento de marca também é importantíssimo nas redes sociais da empresa. É preciso mostrar a sua personalidade;
  • Compartilhe os links do blog da sua marca nas redes sociais;
  • Aproveite e crie o tão desejável relacionamento entre marca e clientes.

Seguindo essas dicas você vai conseguir criar conteúdos que atraem e levar os usuários adiante na jornada de compra do seu produto ou serviço, através do inbound marketing. 😉

funil de vendas