Como atrair mais inscritos no YouTube com youtube ads?

|

[dropcap]V[/dropcap]ocê resolveu abrir um canal da sua empresa no YouTube ou então decidiu seguir a carreira de youtuber, mas não sabe como prosseguir da melhor maneira possível para conquistar cada vez mais inscritos fiéis?

Percebemos que há cada vez mais dúvidas quando se trata de anúncios para youtube ou de como criar vídeos e um canal saudável (com inscritos recorrentes e em crescimento).

Mas calma, este artigo pode te ajudar. 🙂

planejamento youtube ads

Planeje seu conteúdo antes de produzir

Antes de pegar a câmera na mão e sair gravando vídeos, é preciso planejar seu conteúdo. Esta etapa é crucial para o crescimento do seu canal pois facilita uma rápida identificação com quem o assiste.

Para fazer esse planejamento, você precisa responder algumas perguntas:

Do que se trata o seu canal? Quem apresenta e porquê? Qual o diferencial do canal em relação a tudo que já existe na internet OU porque alguém deveria assisti-lo?

Com essas perguntas respondidas, você terá uma noção bem mais clara do tipo de conteúdo a ser produzido.

Lembre-se que quem fala de tudo, não fala de nada. Portanto, tenha uma linha editorial bem clara. Ex: Se seu canal é sobre dicas de reforma, fale de dicas de reforma.

Defina uma programação e linha editorial

Definir uma programação é a melhor forma de melhorar a recorrência dos seus inscritos – isto é, o quanto eles voltam por conta própria ao seu canal para consumirem conteúdo e se manterem atualizados.

Vamos supor que seu canal seja sobre dicas de moda com programação de terça e quinta-feira, às 19h. Você pode falar tanto sobre “como escolher o melhor look” quanto “faça uma bolsa você mesmo”. Mas qual data será a melhor para cada assunto? Seu público vai querer saber mais de um ou de outro vídeo? As linhas editorais podem te ajudar nisto de forma excelente, pois facilitam a mensuração de gostos e interesses do seu público.

Como assim? Simples. Crie uma editoria para falar de “DIY – faça você mesmo” e outra para falar de “como escolher looks”. Defina uma data fixa para cada uma e voilá! Seu publico saberá como se comportar, evitando assim rejeição e possibilitando a mensuração de interesses por determinado assunto.

Um exemplo disto é o quadro Giro de quinta, do Cauê Moura, que traz as notícias mais bizarras da semana. Sim! É uma editoria e só ocorre as quinta-feiras!

Divulgue com ajuda do YouTube Ads

Você já planejou seu conteúdo, criou editorias e está interagindo e analisando seu público para criar cada vez mais vídeos relevantes. Legal! Talvez seja a hora de utilizar YouTube Ads para potencializar sua audiência e número de inscritos.

Mas o que é youtube ads? São nada menos do que os anuncios da plataforma de vídeo mais utilizada no mundo. Segundo a própria página de anuncios do youtube:

Qualquer vídeo enviado ao YouTube pode ser um anúncio. Os anúncios em vídeo são exibidos antes de outros vídeos no YouTube, ao lado do player e nos resultados da pesquisa.

A notícia mais legal é que você tem controle total sobre seu orçamento diário, então, pode gastar quanto achar melhor. Além disso, você só paga quando alguém interage com seu anúncio. Se o anúncio for ignorado antes de 30 segundos (ou antes do fim), você não paga um centavo. Dica: com orçamento de R$ 200 mensais, dá pra conseguir resultados bem bacanas para o seu canal!

O YouTube possui uma segmentação poderosa que ajuda você a alcançar o cliente certo para o seu negócio. A segmentação pode ser por idade, sexo, localização, interesses e muito mais.

youtube ads

Como definir uma boa estratégia de youtube ads?

Ali em cima eu disse que com R$ 200 mensais é possível obter um ótimo resultado com adwords, e é verdade. Tudo vai depender de variáveis como a sua cidade, seu segmento, público, idade e principalmente da qualidade do seu conteúdo e segmentação correta dos anúncios.

Lembre-se: conteúdo chato e irrelevante não interessa a ninguém! Investir dinheiro em conteúdo-spam é o mesmo que disperdiçar dinheiro. Seja prestativo e segmente para os usuários corretos.

Isso é o que eu chamo de conteúdo + contexto. Essas duas palavrinhas são ótimas juntas, mantenha-as sempre assim. 🙂

Dica bônus: tenha sempre um objetivo por trás de suas estratégias, por exemplo, comece produzindo para personas da sua cidade, de determinado nicho. Assim fica muito mais fácil fidelizar e ampliar sua audiência depois.

youtube adwords
Alguns dos espaços onde se é possível inserir anúncios no youtube.

As redes sociais podem ser ótimas aliadas

Porque ficar limitado somente ao youtube, sendo que seus vídeos podem estar em qualquer parte da internet?

Compartilhe seus links no facebook, twitter e whatsapp. Pratique e-mail marketing e marketing de conteúdo nas redes sociais – em todas elas, por que não!? Para ter visibilidade na internet você deve fazer de tudo um pouco.