O YouTube passou o Facebook e se tornou a rede social mais usada pelos Brasileiros com 95% dos internautas presentes por lá – mas existem ainda mais motivos para usá-lo como ADs.
Você quer atingir um público mais atento e envolvido?
Como profissional de marketing digital, sei como gerar estímulos para conversão póstuma de leads numa estratégia de funil de vendas pode ser desafiador.
Felizmente o YouTube ADs é uma solução pra esta dor.
Embora a audiência da TV tradicional tenha caído na última década, a audiência dos vídeos digitais está crescendo.
Cada vez mais os consumidores estão valorizando um conteúdo que atende às suas necessidades e paixões imediatas e que pode ser acessado a qualquer hora do dia e em qualquer dispositivo.
Sem mais delongas, conheça as vantagens cruciais que tornam o YouTube eficiente para as marcas.
Neste artigo você verá:
Os Principais Benefícios do YouTube ADs
Qual a principal vantagem do YouTube ADs?
Eu diria que é se envolver com o seu público onde ele está assistindo e ouvindo, e com isso gerar impactos reais com resultados mensuráveis.
Ele é integrado ao Google ADs que é integrado ao Google Analytics, então você pode ficar tranquilo em medir tudo de forma transparente e precisa.
O YouTube é como a televisão e também possui horários nobres
Sendo assim você pode engajar com seu público-alvo durante os “horários nobres pessoais”.
São momentos de grande engajamento em que os espectadores acessam o YouTube para assistir a conteúdo que os apaixona.

Além disso existe a vantagem de trabalharmos com o formato de vídeo, que é a forma mais poderosa de contar histórias, educar e gerar percepção de valor.
Os Formatos de YouTube ADs
Você deve saber que o Google cria novidades e otimiza as suas soluções de anúncios o tempo todo.
Hoje temos Google Pesquisa, Display, Shopping, YouTube, Gmail e possivelmente teremos ads em novos produtos que o Google desenvolve ou adquire com o passar do tempo.
No momento deste artigo, os formatos de YouTube ADs são:
Formato Bumper
Os anúncios bumper são anúncios in-stream não puláveis, de seis segundos, comprados no CPM desejado e que geram mais alcance, frequência e reconhecimento da marca.
Formato TrueView
O TrueView para alcance está otimizado para oferecer alta eficiência e é comprado no CPM desejado, usando um formato in-stream pulável.
Formato In-Stream
Os anúncios in-stream não puláveis permitem que você compartilhe mensagens inteiras com anúncios de até 15 segundos e podem ser comprados com o CPM desejado.
Formato Out-Stream
Os anúncios em vídeo out-stream são exibidos fora do stream de vídeo, por exemplo, em artigos de notícias ou antes de jogos para dispositivos móveis, para ampliar o alcance das campanhas de vídeo além do YouTube.
Formato Masthead
Com o masthead de vídeo, é possível exibir sua marca em uma linda tela de vídeo em grande escala, em todos os dispositivos, na parte superior do feed da página inicial.

Segmentação de YouTube ADs
Além dos formatos de ADs, também existem as segmentações.
Ao segmentar seus anúncios em vídeo no YouTube, você pode anunciar para sua audiência de consumidores em momentos importantes.
Com uma ampla variedade de métodos de segmentação disponíveis, como grupos demográficos, interesses, canais e listas de remarketing, é possível alcançar públicos-alvo específicos ou de nicho com base em quem eles são, quais são os interesses deles e que conteúdo eles visualizam.
YouTube com Remarketing em Pesquisa
Esse subtópico é uma dica especial minha para você.
O remarketing de pesquisa é um tipo de público-alvo de intenção personalizada baseado em palavras-chave pesquisadas na rede de busca do Google.
Ou seja, se alguém pesquisou lá no Google por “solução X” ou “produto Y”, vou conseguir atingir essa pessoa posteriormente no YouTube usando essa pesquisa como input.
Trabalhar com pesquisa é trabalhar com a demanda do mercado, em outras palavras, com o fundo do funil (usuários já engajados).
Se o seu vídeo for pensado para gerar ação imediata e entregar valor ao que aquele usuário estava buscando, então pronto, você pode conseguir uma conversão.
YouTube ADs e o Funil de Marketing
Toda estratégia digital precisa construir uma audiência e depois ativá-la.
Estou falando de aquisição e ativação.
Como eu destaquei no início desse post, o YouTube pode incrementar a jornada de compras do seu funil de vendas e acelerar este processo.
As soluções do YouTube e do Google parceiros de vídeo estão em sintonia com as metas de marketing desejadas: “Reconhecimento”, “Consideração” e “Ação”
Google, Skillshop
Veja na sequência recomendações para alinhar os formatos disponíveis pelo YouTube ADs com o seu funil de vendas.
Reconhecimento
O objetivo da etapa de Reconhecimento é alcançar seus potenciais consumidores para apresentar sua solução ou mensagem.

Consideração
O objetivo da etapa de Consideração é engajar sua audiência de potenciais consumidores com suas mensagens durante o momento de formação de opinião.

Ação
Essa é a etapa final do funil de marketing e vendas, sendo o principal objetivo da estratégia: gerar ação dos seus potenciais consumidores para comprar ou solicitar orçamentos ou informações sobre a sua solução.

Considerações finais
O meu objetivo com este artigo é o de desmistificar o YouTube como apenas um canal de entretenimento ou de engajamento.
O YouTube é extremamente poderoso para gerar ações de fundo de funil, como visitas ao site baseado em remarketing ou pesquisa, preenchimentos de formulário de lead, instalações de aplicativos, visitas à loja ou compras online.
Portanto, se você ainda não testou o YouTube ADs na sua estratégia de marketing digital eu recomendo fortemente que faça esses testes!
Temos diversos casos de sucesso aqui na Alaska de uso do YouTube junto do machine-learning do Google ADs, para geração de leads qualificados e até mesmo de vendas para e-commerce.
Quer se aprofundar mais no assunto? Então eu recomendo as leituras abaixo.
E se precisar de alguém para te auxiliar com estes serviços de performance, conte com a Alaska Marketing Digital.
Leituras Complementares:
- Marketing Cientifico: O Guia Definitivo
- Landing Page VS Website: Vantagens e Desvantagens
- O Que É Marketing de Performance?
- Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Otimização de Conversão


Especialista em CRO, ADs, Copywriting e Estratégias de Conversão
Sou certificado pelo Conversion Optimization Minidegree Program da CXL Institute para aplicar as metodologias e processos necessários para obter as maiores vitórias com marketing digital aplicando métodos científicos de UX, Copywriting e Testes A/B. Empresas como a Google, Cisco, Gartner, HP e Ikea treinam e certificam as suas equipes de marketing digital no Instituto CXL. Também sou Google Partner credenciado com todas as certificações.