O papel da inteligência de dados na tomada de decisões de empresas

Já se tornou um clichê dizer que em plena era digital, a capacidade de analisar e agir sobre os dados é fundamental para as empresas de quaisquer setores.

A transformação digital acelerou o ritmo das mudanças nos negócios e obrigou os gestores desenvolverem a capacidade de reagir quase que de forma imediata.

Com isso, a tomada de decisão estratégica se tornou algo complexo, visto que todos os setores competem em âmbito global.

Inteligência de Dados baseada em Big Data

A inteligência de dados baseada em Big Data pode ser muito útil para embasar decisões e ações de forma eficaz em tempo hábil.

Analisar todo esse volume de informações impactará, sem dúvidas, os resultados de sua empresa. Um estudo assinado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, revelou que as companhias podem ter grandes retornos a partir da qualificação dos seus dados, além de melhorar sua capacidade analítica, promover acessibilidade remota e flexibilidade.

Nesse cenário, empresas de consumo podem utilizar plataformas baseadas em Big Data para, por exemplo, antecipar o lançamento de um concorrente.

Já uma agência de comunicação pode se aproveitar desses dados para gerar insights de valor no plano estratégico de um cliente ou, até mesmo, para entender como um mercado específico se comporta no ambiente digital.

No entanto, para desfrutar dessas vantagens, as empresas precisam desenvolver e aprimorar a capacidade analítica para interpretar, organizar e processar informações relevantes a partir dos dados que ela tiver à disposição.

Normalmente, as soluções de Big Data utilizam fontes externas como redes sociais, notícias e bases de dados públicas de instituições, ou até mesmo informações geradas nos sistemas internos de uma companhia.

Sem espaço para achismos

Não há mais espaço para achismos no mercado atual.

É necessário deixar de lado a intuição para construir uma inteligência competitiva e empoderar os gestores que tomam as decisões.

A partir do momento que uma empresa tiver em mãos as ferramentas, habilidades e cultura necessárias para dirigir uma organização baseada em inteligência de dados, ela poderá se considerar estratégica e inovadora, já que será capaz de encontrar diversas maneiras de alavancar suas capacidades baseada em evidências.

Growth Marketing

O papel da inteligência de dados na tomada de decisões de empresas
Avalie o post

Sobre o Autor

Eduardo Prange
Eduardo Prange

Eduardo Prange é CEO da Zeeng – Data Driven Platform, e atua com Marketing Digital há mais de dez anos, com participação em mais de cem projetos relacionados ao tema.

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇