O que podemos aprender sobre marketing de conteúdo com os atrasados do ENEM

|

[dropcap]T[/dropcap]odo ano é a mesma coisa. Alguns desatentos não conseguem organizar o seu tempo ou algumas pessoas sofrem alguns incidentes no caminho e acabam perdendo a prova do ENEM. E aí o final da história acaba sendo triste.

Um ano inteiro de preparo para não conseguir executar a prova.

Saiba que no marketing de conteúdo pode acontecer exatamente a mesma coisa. Por isso, é preciso se preparar, analisar o que está acontecendo para conseguir se organizar e fazer um trabalho bem feito.

Você pode tirar bons ensinamentos com os atrasados do ENEM. Quer saber quais?

Te respondo já!

O Planejamento será seu aliado

Quem vai fazer o ENEM, se prepara o ano todo para isso (ou até mais). Mas, infelizmente, é preciso planejar também na hora de sair de casa. Quando se observa o ambiente é muito mais fácil de se organizar.

Não conte que o trânsito estará normal e muito menos que o transporte público vá te ajudar. Também é preciso ficar de olho no clima, afinal, se estiver chovendo provavelmente a cidade ficará mais lenta. Além disso, é fundamental saber chegar no local de prova. Não deixe para procurar a escola na última hora.

aprender sobre marketing de conteúdo

É bom se planejar se quiser atingir o seu objetivo.

Essa é uma frase que pode ser usada também para o marketing de conteúdo.

Analisar o “ambiente da marca” também é essencial. Saber criar personas, identificar o objetivo, segmentar e distribuir corretamente os conteúdos, no período e frequência corretos, é fundamental para ter o resultado desejável.

Criar estratégias é sua melhor arma

É óbvio que, às vezes, pode acontecer alguns incidentes que não esteja dentro do seu planejamento. Por isso, é sempre bom ter uma estratégia na manga.

Começou a chover no meio do caminho e o trânsito parou? Você se perdeu e não está encontrando o local da prova? É preciso saber que acidentes acontecem. Estar preparado para eles e ter um plano B é a melhor maneira de sair da situação.

Pensar em rotas alternativas e ter um celular por perto para pedir ajuda são algumas das opções caso aconteça algum imprevisto.

aprender sobre marketing de conteúdo

É claro que pode acontecer o mesmo no marketing de conteúdo.

Encontrar a melhor maneira para sair de situações embaraçosas as vezes é difícil. Por isso, saber analisar cada caso isolado vai te ajudar a melhorar as estratégias. Anote todos os dados e métricas, trabalhe com relatórios e entenda cada ponto deles.

Fazendo isso, tornará seu trabalho totalmente analítico e com resultados satisfatórios.

Dê atenção para a concorrência, mas não se desespere

Analisar a concorrência é fundamental para qualquer marca sobreviver. Saber o que o seu concorrente está fazendo – ou até deixando de fazer – é ótimo para alterar ou continuar com o posicionamento da sua marca.

Portanto, tenha em mente que saber sobre a concorrência é importante para suas estratégias, porém não torne isso uma neura!

A concorrência criou um e-book com o mesmo tema que o seu e parece estar com uma taxa de conversão maior? Não se desespere. Pense e analise o que pode estar te prejudicando e como você poderia melhorar sua estratégia. Lembre-se que a primeira, a segunda e a terceira pessoa que você tem que se preocupar chama-se CONSUMIDOR.

E quem é a concorrência dos atrasados do ENEM? São aquelas pessoas que estão na porta só para ver o circo pegar fogo. Já sabe, né? É só não ligar e seguir com a vida.

Depois que o prazo passou ou o timing acabou não adianta chorar

Não preciso explicar, né? Não adianta chorar o leite derramado.

Se o prazo ou o timing da sua campanha de marketing de conteúdo passou, o jeito é seguir em frente.

aprender sobre marketing de conteúdo

Podemos tirar de lição que sempre podemos melhorar nossa organização. Por exemplo com a utilização de aplicativos que otimizem e organizem o seu tempo, a utilização de uma agenda online ou até mesmo uma tradicional. O importante é se planejar e anotar tudo para não acontecer de um timing passar ou do prazo de entrega expirar.

Viu como podemos tirar o caso dos atrasados do ENEM de lição? A vantagem do marketing de conteúdo é poder utilizar da performance para maior resultado. E claro, não ter que esperar até o próximo ano para começar seu planejamento e estratégia de novo.