Provavelmente porque você tenta copiá-las.
[dropcap]C[/dropcap]ertamente é difícil competir com empresas com orçamento dedicado ao marketing quase que “infinitos”. Só com uma campanha diária de remarketing os gigantes players desbancam todo o seu limite de gastos mensais. É mole?
O maior problema é que você tenta fazer exatamente igual a eles: atira pra todos os lados, só que sem o dinheiro que eles possuem para testar inúmeras ferramentas e soluções. Na verdade o seu atual orçamento não consegue nem bancar uma ferramenta poderosa para reunir os dados e performance dos seus canais de venda numa única dashboard (é o que chamam de BI – Business Inteligence).
“Tá, Guilherme, então você fez esse artigo pra me esculachar?”
Jamais! O principal objetivo deste artigo é te ajudar a compreender o que você está fazendo de errado e como poderia agir diferente, de maneira mais correta.
Neste artigo você verá:
1) Você tenta abraçar o mundo
Da mesma forma como quem tenta agradar a todos não consegue agradar ninguém; quem tenta fazer de tudo não consegue fazer nada de forma eficiente.
Para seu negócio crescer é preciso tomar as atitudes corretas no momento certo. Nem sempre você vai conseguir tocar determinadas áreas da sua empresa melhor do que quem estudou anos dedicados para tal, por exemplo: marketing, vendas, atendimento, etc.
Chega uma hora que você tem que assumir que é preciso contratar profissionais qualificados.
2) Você não foca no seu nicho
Você não precisa atingir todo mundo. Você precisa atingir o seu público potencial, ou melhor, sua persona potencial.
Um dos maiores erros que impedem pequenas e médias empresas de crescerem é justamente a “estratégia” de focar em todo mundo: o dinheiro se esgota muito rápido e dificulta o processo de calcular o retorno do investimento. Além disso, a marca acaba sofrendo por falta de identidade ou posicionamento.

Seja especialista no universo do seu segmento e construa sua autoridade, que consequentemente resultará numa maior conversão de vendas.
As pessoas tendem a comprar de quem confiam.
3) Você coloca a carroça na frente dos bois
Se a sua empresa não definiu sequer a própria marca, não quebre a cabeça pesquisando pela melhor solução de vendas. Dê um passo após o outro.
O mesmo vale para as etapas do Inbound Marketing: não adianta gerar leads se o seu fluxo de nutrição não está completo. Não adianta produzir 1000 ebooks se seu website não possui tráfego algum.
Antes de sair realizando testes você deve ter o minimo de direção, e de preferência, ser guiado por dados. Aí sim: analise o que estiver trazendo maior retorno e invista!
Jamais esqueça de acompanhar os resultados.
4) Você está ignorando tendências e a realidade
Se o seu site não é responsivo ou se você sequer tem um site, você só pode estar ignorando a realidade ao seu redor. Basta perguntar “que horas são?” para que qualquer pessoa próxima saque um smartphone do bolso.
Já falei isso algumas vezes, mas vale repetir:
A internet não é coisa do futuro. É coisa do presente, e já faz tempo.
E fique de olho não só nas tendências do mercado, mas também nas tendências do seu nicho: o que seu público faz e gosta? O que anda fazendo, comentando e consumindo? Quais suas preferências e principais problemas? Como sua empresa pode ajudá-lo a superá-los?
Espero que este artigo possa ter clareado o caminho do crescimento escalável.

Especialista em CRO, ADs, Copywriting e Estratégias de Conversão
Sou certificado pelo Conversion Optimization Minidegree Program da CXL Institute para aplicar as metodologias e processos necessários para obter as maiores vitórias com marketing digital aplicando métodos científicos de UX, Copywriting e Testes A/B. Empresas como a Google, Cisco, Gartner, HP e Ikea treinam e certificam as suas equipes de marketing digital no Instituto CXL. Também sou Google Partner credenciado com todas as certificações.