Como gerar 400 leads todos os meses sem gastar um único real

Conhecida por atrair os potenciais clientes, a metodologia Inbound Marketing é um exemplo de como gerar leads todos os meses de forma orgânica.

Conteúdo relevante é o centro da sequência de ações que fazem essa façanha possível, aliada ao poderoso SEO (Search Engine Optimization), que se encarrega de demonstrar ao Google que a página é boa o suficiente para justificar o clique do usuário.

Abaixo você confere como a persistência em boas práticas trouxe para nós — growth marketing — o resultado do que diariamente fazemos por nossos clientes.

Aqui a casa do ferreiro o espeto é de OURO mesmo!

A estratégia de Inbound Marketing

Atrair visitantes para gerar leads, SQL (sales qualified leads) e finalmente clientes.

Este é o processo de funil de vendas em que a metodologia inbound se organiza.

Primeiro é preciso definir a persona, ou seja, o perfil detalhado do cliente ideal com base em informações reais do público que atende: ambições, dificuldades, profissão, cotidiano, sexo, idade, família.

Tais dados impactam diretamente na qualidade e efetividade do conteúdo sobre o interesse do usuário, que são refletidas na linguagem, no enfoque, no tamanho e nos temas.

Em seguida é preciso mapear a jornada de compra.

Como é o comportamento do perfil de consumidor ao qual atende desde o momento que ele passa a precisar ou querer algo que o seu produto/serviço soluciona?

A etapa seguinte é realizar uma boa pesquisa para escolher as palavras-chaves, pois elas são o alicerce da estratégia.

SemRush keywords
Utilizamos o SEMRush como ferramenta de SEO

E não adianta querer bater de frente com que já se provou para o mercado: aposte nas que tem baixa concorrência, mas um volume de busca interessante.

A partir de então o conteúdo se torna instrumento para colocar em prática toda a lógica desenvolvida até aqui, pois ajuda e educa o potencial cliente nos diferentes momentos pelos quais ele passa antes de estar preparado para fechar negócio.

Os conteúdos são desenvolvidos com base no funil de vendas, respeitando o contexto de aprofundamento dos temas abordados para favorecer a experiência do usuário e o processo de conversão.

Neste estágio, aderir ferramentas como o calendário editorial melhora a organização e planejamento da execução da estratégia.

Durante esse processo o SEO é ferramenta intrínseca ao conteúdo, visando os robots do Google.

Estes mecanismos consideram a relevância da página de acordo com a forma de utilização das palavras-chaves.

A técnica utilizada fica imperceptível ao usuário, mas efetiva aos objetivos junto ao rankeamento do Google, pois este, ao julgar pertinente, melhora a classificação — favorece o aparecimento da página — durante as pesquisas.

O Inbound Marketing aplicado na Alaska

Sem fórmulas, apenas muito suor.

Para conseguir gerar leads em volume desejável à realidade da Alaska e otimizar o fluxo do funil de vendas, utilizamos o SEMRush para definir as palavras-chaves da estratégia.

A escolha foi guiada pelos princípios citados: as keywords não eram agressivamente concorridas, mas possuíam quantia de busca justificável.

Entre os termos da estratégia estavam “como anunciar no google shopping”, “influenciadores de gastronomia”, “marketing digital em Ribeirão Preto“, “google post”, “growth marketing“, entre outros.

Conteúdos foram desenvolvidos para responder as questões em torno dessas palavras-chaves, visando aumentar o tráfego, fortalecer o relacionamento e melhorar a percepção do visitante e do mercado sobre a marca.

Oito meses de consistência estratégica fizeram o processo chegar ao momento de entregar os resultados desejados.

É o efeito flywheel: no início existe a dificuldade de gerar audiência digital, porém o insistente trabalho de SEO converge em um processo contínuo em que mais visitantes se torna maior relevância.

O efeito Flywheel
O efeito Flywheel

Foi assim que o blog passou a entregar mais de 400 leads novos mensalmente.

Gerando 400 novos contatos periodicamente!

Como gerar os 400 leads recorrentes?

Para mostrar que não é só conversa e que há como gerar leads todos os meses, olhe como estavam nossos índices em 2017 e o cenário atual.

Eram menos de 2500 visitantes na página em Agosto — índice já em crescimento — e atingimos quase 7000 no último mês.

Passamos a gerar leads de maneira a superar as metas estabelecidas, tendo 423 novos contatos de 460 leads gerados em abril.

Um índice de 91,95% de leads inéditos para a nossa base!

como gerar leads

gerar leads

como gerar leads

Assim, se a sua empresa tem tido ociosidade no time de vendas ou se sente que tem potencial para crescer mas não sabe por onde começar, bata um papo conosco.

Ao entender as características de onde trabalha ou do seu negócio, será possível traçar uma estratégia e identificar os pontos a serem trabalhados para gerar leads, acelerar o seu crescimento e garantir resultados tão expressivos como o que conquistamos.

Somos Growth Hackers apaixonados por desafios.

Resumão: como gerar leads todos os meses

Se você não conseguiu ler tudo, aqui está um resumão.

Para não deixar nenhuma dica que foi passada escapar na execução do Inbound Marketing no cotidiano da sua empresa, abaixo você confere um check-list para conferir se está tudo em ordem e não errar:

  • Defina a(s) persona(s);
  • Mapeie a jornada de compra;
  • Defina as palavras-chaves: baixa concorrência e volume de busca satisfatório;
  • Tenha periodicidade e consistência nos temas e produção de conteúdo;
  • Link conteúdos já postados em novos artigos para otimizar o tráfego e o SEO;
  • Não pare mesmo após os resultados serem atingidos: mantenha consistência!

É um processo trabalhoso, mas recompensador.

A audiência devolve todo o empenho realizado para conquistá-la e os resultados estão aí para comprovar: entenda o seu cliente e não pare de ajudá-lo!

Caso queira saber mais sobre o assunto, temos diversos materiais gratuitos para te auxiliar.

Agora, se você não tem tempo ou equipe e precisa acelerar os resultados, conte conosco.

Growth Hacking

Como gerar 400 leads todos os meses sem gastar um único real
1 votos (média de 5 estrelas)

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇