Quanto custa montar uma equipe de marketing digital?

Acredito que não precisamos mais convencer você da importância do Marketing Digital.

Você está decidido e vai investir.

Mas a dúvida que surge agora é: monto uma equipe interna de Marketing Digital ou contrato uma agência?

Veja nossas dicas para você montar sua equipe de marketing digital abaixo!

A equipe de marketing digital ideal

Vamos organizar aqui o que acreditamos ser essencial para se ter uma estratégia sólida de marketing digital com os seguintes profissionais:

1) Analista de SEO

É o profissional responsável por identificar tendências da suas personas nos mecanismos de buscas, identificar a melhor demanda de termos e dar insights relevantes para o seu negócio.

Este profissional é de extrema importância na sua estratégia, para orientar a sua produção de conteúdo, seja para o inbound marketing quando para qualquer estratégia de marketing digital.

Este profissional também vai cuidar da otimização do seu portal, blog ou site, monitorar o ranking de termos e identificar oportunidade de sites que tenham sinergia para fazer parcerias, linkbuilding, guestposts entre outras ações e claro, registrar tudo isso em relatórios constantes.

2) Gerente de conteúdo

É o profissional que vai usar as informações do analista de SEO para criar toda a estratégia de produção de conteúdo nos mais variados formatos.

Com essas informações vão ser gerados conteúdos estratégicos para atingir os desejos e sanar as dúvidas e objeções das suas personas nos mais diferentes canais, passando por mídias sociais, e-mail até conteúdos ricos, como e-books e webinarios.

3) Analista de Inbound Marketing

Este profissional é de extrema importância dentro da sua equipe pois é ele que vai fazer sua estratégia rodar sem problemas.

Ele que vai definir qual plataforma de automação de marketing você deve usar, qual canal está performando melhor na aquisição dos leads, quantos e quais fluxos cada lead vai seguir dentro da sua estratégia e para quais etapas do funil de marketing e vendas sua empresa precisa prestar mais atenção.

Além disso criar landing pages para ofertar seus materiais ricos e cuidar para que cada lead seja nutrido da melhor maneira possível.

4) Growth Hacking e CRO

Este é o profissional que vai acompanhar de perto todas as suas ações e conhecer a fundo suas taxas de conversões.

É um profissional extremamente completo que precisa trabalhar em conjunto com cada um dos profissionais citados até aqui. E ainda vai além!

O profissional de growth vai atuar nas taxas de conversões de SEO, de conteúdo, de inbound, de mídia paga, e ainda pensar em maneiras de escalar o crescimento da empresa, nos mais diversos canais além do digital.

5) Analista de mídia de performance

Também conhecidas como AdWords ou Ads.

Este é o profissional responsável por divulgar os materiais ou produtos em busca de leads e vendas para cada estágio do seu funil.

Ele faz com que seus posts em mídias sociais tenham mais alcance, engajamento ou que seu e-commerce venda mais aquele produto que você tem mais no estoque.

Ele é quem vai administrar sua verba e criar suas campanhas de mídia paga.

6) Web Designer hábil em UI e UX

É quem vai dar a cara para seu aplicativo, e-commerce, site ou blog.

Ele vai desenvolver o visual e o que os clientes vão ver no ar nos seus canais e garantir uma ótima experiência de usuário.

7) Desenvolvedor

É o programador que vai cuidar da estabilidade das coisas para que tudo rode e funcione da melhor maneira possível.

time de marketing digital

Como montar um time de marketing de sucesso?

Vamos direto ao assunto.

Confira os pontos positivos e negativos de cada um dos dois cenários possíveis.

Contratando profissionais internos

Parece óbvio que para montar uma equipe de marketing digital de sucesso você precisa dos profissionais que citamos, certo?

Mas o fato é que você precisará ainda de outros profissionais para que consiga cumprir esta tarefa com sucesso.

Sim, você precisa de uma equipe de RH capacitada para identificar o conhecimento, princípios e valores dos profissionais para saber se eles vão se adequar a cultura da empresa.

Por isso é comum os custos ficarem mais altos quando o desejo de montar uma equipe grande interna aparece em algumas empresas.

Se você não é uma empresa muito bem estruturada com tempo de estrada, isso com certeza pode inviabilizar o negócio como um todo.

Por outro lado, se você já é uma empresa sólida, já possui um departamento de RH estruturado, já tem uma cultura empresarial, missão, visão e valores bem enraizados, você pode se beneficiar sim de uma equipe interna, pois as pessoas estarão dedicadas exclusivamente aos seus interesses.

Porém, mesmo com as condições ideais isso pode não acontecer por diversos fatores.

Contratando um parceiro ideal

Aqui, todas as questões faladas no tópico anterior também acontecem, mas você delega esta responsabilidade para a agência ou parceiro.

Você acaba lidando só com a melhor parte do processo.

Ao contratar o parceiro ideal, como nós aqui da Alaska, você já tem a confiança e a certeza que nosso time está completo e entrosado para fazer o melhor trabalho possível para sua empresa — pois é desta forma que nós crescemos e atingimos nossos objetivos.

Montar uma equipe de marketing digital não é nada fácil.

Manter uma equipe de marketing digital motivada e alinhada também não é fácil.

Mas se você tiver uma pessoa responsável pelo marketing digital na sua empresa lidando diretamente com a agência ou parceiro você consegue garantir que seus interesses estejam sendo atingidos.

Nós, por exemplo, temos o cuidado de reter bons talentos, criar um ambiente bacana de trabalho para que não tenhamos uma alta rotatividade de profissionais na casa pois entendemos que isso acaba influenciando o bom andamento do trabalho com nossos clientes.

Por isso acreditamos que estamos consolidados no mercado e entregando resultados expressivos para nossos clientes, como por exemplo, a ROI HERO, que ganhou o prêmio de melhor ferramenta de marketing digital da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

“— Com a nova tática adotada pela Alaska de substituição de forms de contato por chatbots em nossas landing pages, tivemos um crescimento de leads qualificados e conseguimos uma taxa de 50% de conversão pelo chatbot.”

A citação acima é do Paulo Castello, COO e cofundador da ROI HERO.

Cultura data-driven e lean

A cultura é o principal ponto que irá garantir o sucesso de marketing.

Seja este realizado internamento ou através de parceiros como a Alaska, é importantíssimo que exista uma cultura guiada por dados: toda e qualquer tipo de ação realizada deve surgir de uma interpretação de dados e analisada posteriormente.

Cada ação é um novo aprendizado – se for um acerto, que se repita. Se for um experimento falho, então cancele-o e parta para um próximo teste.

Esta cultura também é conhecida como lean marketing.

Lean Marketing
Processo de Otimização constante

Ter um time ou parceiro alinhado com esta cultura é um grande desafio, porém é um requisito essencial.

Obter sucesso não é simples e muito menos fácil: é preciso enfrentar os desafios e aprender durante o processo.

Portanto, certifique-se de investir em uma equipe de marketing digital com este propósito focado em resultados — este talvez seja o melhor conselho que posso lhe dar.

Growth Hacking

Quanto custa montar uma equipe de marketing digital?
1 votos (média de 1 estrelas)

Sobre o Autor

Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

VAMOS INVADIR SEU INBOX!

Os melhores hacks, ferramentas, dicas e novidades do Growth Hacking. Chega aí! 👇