As maiores reclamações sobre inbound marketing e o motivo pelo qual elas não fazem sentido

As maiores reclamações sobre inbound marketing e o motivo pelo qual elas não fazem sentido
chatbot

Ao navegar no universo do marketing digital e ser inundado por conteúdos cada vez mais ricos, é normal e até mesmo saudável que surjam dúvidas sobre investir em Inbound Marketing para a sua empresa.

É por isso que escrevo este artigo, quero ajudar a desmitificar as principais dúvidas sobre o Inbound Marketing e explicar porque você não precisa de uma equipe completa de marketing, um investimento monstruoso e porque deveria começar ainda hoje a aumentar suas vendas.

Aliás, essa ultima dúvida já dá para responder com a seguinte frase:

A hora de começar a vender mais amanhã, é agora.

Inbound Marketing: as 5 principais dúvidas

1. “Não tenho tempo para aplicar”

O que é importante ressaltar aqui, é que nas entrelinhas dessa dúvida existe aquela ideia de que qualquer um pode começar a produzir conteúdo e aplicar o inbound sem o mínimo dedicação, e isso é uma mentira.

Não existe resultado sem planejamento, assim como não existe qualidade sem dedicação.

Se você não tem tempo para aplicar a estratégia na sua empresa, então o ideal é contratar um funcionário de marketing ou uma agência de marketing digital para te ajudar com as demandas seguindo um planejamento e analisando os resultados, é claro.

2. “Não tenho conhecimento em marketing digital”

Às vezes nos queremos abraçar o mundo, até percebermos que o tempo perdido não compensou a qualidade do que foi feito. Acontece.

Se você já compreendeu o valor que o inbound marketing pode te entregar, e inclusive já realizou as projeções de retorno de investimento, então talvez seja melhor confiar o serviço para um profissional.

inbound marketing dúvidas

O Inbound Marketing engloba todas as técnicas de marketing digital

3. “É muito caro. Não tenho dinheiro.”

Antes de adentrar na resolução, é importante que você tenha em mente que marketing não é gasto, mas investimento. E com o Inbound Marketing é possível metrificar exatamente o quanto você está gastando e o quanto isso está te gerando no final do mês.

Com as projeções de funil de vendas você consegue enxergar o custo-benefício de aplicar o inbound para a sua empresa, de forma que possa investir conforme seu crescimento. É escalável. E essa é justamente a vantagem do Inbound!

A estratégia une diversas etapas e técnicas de marketing digital, mas é possível focar em cada etapa separadamente nos períodos iniciais, o que te permite mensurar o retorno.

Se você quer começar o Inbound Marketing, então comece investindo numa estratégia com foco na etapa de atração. Conforme as vendas forem impactadas, você passa a investir de forma gradativa e escalável nas demais etapas – só não dê chances para a concorrência!

4. “Inbound não serve para o meu perfil de empresa”

Se a sua empresa possui um processo de vendas muito complexo, então maior ainda a necessidade de implementar o inbound marketing.

Com a estratégia é possível reduzir o seu ciclo de vendas devido ao relacionamento com os leads e o processo de distribuição de conteúdo baseado na jornada de consumo e permissão de cada contato.

No caso de ecommerces e lojas com jornadas de consumo mais curtas, o Inbound Commerce ajuda a reter e atrair novos clientes, além de elevar a taxa de conversão das vendas.

inbound marketing duvidas

Diminuir o ciclo de vendas e elevar as taxas de conversão = mais performance e mais vendas!

E se o seu segmento for micro-nichificado, melhor ainda!

É a sua chance de aproveitar o mar aberto para construir sua autoridade usando o inbound, preparando o terreno para quando surgir uma concorrência.

5. “Não tenho como atender novos clientes”

Isso significa que chegou o momento de crescer! Escalar!

Não ignore esta oportunidade de aumentar sua estrutura e consolidar ainda mais a sua máquina de vendas. O céu é o limite. Aqui também fica a dica de terceirizar profissionais qualificados para te ajudar em determinados processos da sua empresa – ou aumentar a equipe.

Se você não tem como atender novos clientes, esse é só mais um motivo para implementar ou continuar com a estratégia de inbound marketing, que irá reduzir seu ciclo de vendas e processo de educação dos leads através das automações de marketing e business intelligence (BI).

inbound marketing

Advertisement
Guilherme Lacerda

Diretor da Alaska Marketing Digital e blogueiro nas horas vagas.
Sou apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz além de um entusiasta, um Growth Hacking por natureza. :)

Inbound Marketing

[eBook] Introdução ao Inbound Marketing!

Aprenda o que é o Inbound Marketing e como aplicar a estratégia para sua empresa vender mais.

Tudo certo! Verifique sua caixa de e-mail e aproveite o e-book. :)