Aprenda como criar um curso online do zero e ter sucesso

|

Está interessado em saber como criar um curso online do zero? Neste conteúdo iremos falar um pouco sobre todas as etapas envolvidas no processo e o que levar em consideração, bem como mostrar dados dessa tendência, para você entender o mercado.

É importante lembrar que os cursos online são cada vez mais procurados pelas pessoas, principalmente para atualização. Na correria do dia a dia, eles oferecem praticidade e conhecimento ao alcance de todos, para que as pessoas não deixem de aprender.

Suas vantagens são muitas, pois oferecem uma ótima relação custo x benefício e quebram barreiras para quem quer evoluir.

Vamos te mostrar todos os passos! Então, se você está pensando em investir nesse serviço, aproveite para entender como montar um curso online na prática!

Passo a passo: como montar um curso online do zero

Antes de falar sobre como criar um curso online do zero, planeje o seu curso. Você precisa colocar na ponta do lápis o que quer fazer e estruturar suas ações.

Para te ajudar a pensar em cada etapa, preparamos a organização a seguir. Veja só:

1) Definição de tema

A primeira coisa que você tem que fazer é ter o tema definido

Se você não tiver exatamente isso em mente, apenas sabe que pretende investir em um curso online para transmitir parte de seus conhecimentos ou alavancar sua empresa, é hora de olhar então para os temas em alta e descobrir com qual deles você mais pode contribuir.

Para fazer isso, é possível recorrer a ferramentas estratégicas e muito parecidas com as que podem ser utilizadas para sondagem de conteúdo.

Um exemplo é o Google Trends. Você pode usá-lo para encontrar temas em tendência e descobrir o que mais as pessoas estão querendo saber relacionado à área em que você atua.

2) Quem é o público que você deseja atingir?

É essencial que você tenha em mente também quem é a sua persona, ou seja, características do público que quer atingir quando for se preparar para aprender como montar um curso online.

Sem isso, fica difícil encontrar a temática adequada, quanto adaptar sua metodologia e sua linguagem para ofertar um bom curso.

Procure conhecer o perfil das pessoas que deseja alcançar. Caso já trabalhe com esse público de alguma forma, como, por exemplo, no marketing, use os mesmos estudos e informações sobre elas para pautar a montagem do seu curso.

Ah, mas claro: sempre continue atento aos feedbacks que elas dão, antes e depois de disponibilizá-lo. Isso é o que permitirá ir aperfeiçoando o trabalho.

3) Equipamento para captação

O próximo passo sobre como montar um curso online é pensar na infraestrutura para isso. Você vai gravar o seu curso?

Então reserve um local para isso, seja um estúdio ou um espaço apropriado de sua empresa, silencioso e com boa apresentação.

Em seguida, tenha atenção com o equipamento para captação de som e imagem. Recomenda-se usar equipamentos profissionais para maior qualidade desse áudio e desse vídeo.

Se for o caso, utilize um microfone para que o som do ambiente seja captado com perfeição. É possível alugar equipamentos profissionais, sem ter que comprar, ou contar uma empresa que já os tenha e te ajude na gravação.

4) Roteiro das aulas

Não parta do improviso; tenha um roteiro para te guiar durante a gravação das aulas. Isso é essencial no planejamento e é inclusive o que garantirá condições para gerenciamento do tempo.

Isso porque na hora de pensar em como montar um curso online você precisa planejar o tempo de duração das aulas.

É válido lembrar que nem sempre um curso online é composto somente por vídeos. Geralmente eles são um amparo às explicações e podem ir acompanhados de materiais, como apostilas digitais, e-books, planilhas.

Por isso, sempre tente não exagerar no tempo das aulas, para que não fiquem cansativas. Depois de um tempo, é natural que frente à tela a atenção do seu aluno se disperse. De preferência, pense em aulas de até 10 min., sempre fracionando o tempo para abordar um pouquinho do conteúdo em cada módulo ou parte do curso.

como criar um curso online do zero

5) Edição

Capriche na edição profissional na hora de pensar em como montar um curso online da melhor forma.

Depois de prontos, todos os vídeos e partes do curso devem passar por uma rigorosa revisão e otimização, quando for o caso.

Essa etapa é o que permitirá eliminar falas em excesso, eventuais erros ou falhas de gravação e até melhorar o que foi feito.

Dependendo do programa que se utiliza, é possível ampliar a qualidade da imagem e do som. Sem contar que é nessa etapa que se coloca as legendas, links, imagens extras ou tudo que for amparar a fala de quem está ministrando o curso.

6) Onde hospedar seu curso?

Em uma das últimas etapas, além de saber como montar um curso online, é importante descobrir onde hospedá-lo.

Existem várias opções na internet.

A Hotmart é uma plataforma para vender e promover cursos, seja em forma de e-books ou outros tipos, como vídeos, oferecendo hospedagem.

Existe também a SendPulse e seu construtor de cursos online que te permite criar cursos online, e ainda como utilizar diversos canais de marketing para promover e vender seu curso.

Algumas ferramentas e afiliados ajudam no processo de venda aos interessados. O cadastro é gratuito e você paga uma tarifa por venda feita (porcentagem de 9,90% + R$ 1,00).

Mas além dela há outras. A Udemy é um exemplo que tem se popularizado bastante. Lá dentro há aulas grátis e cursos pagos e quem deseja vender o seu pode utilizá-la como canal. Há afiliados também que ajudam na divulgação e recebem um percentual da venda.

A Moodle é outra que ganhou popularidade. É possível iniciar nela com um cadastro grátis e migrar para um plano pago quando precisar de mais capacidade para seus cursos.

Divulgação de curso online

Agora que você já sabe basicamente como montar um curso online, é o momento de pensar na divulgação. Afinal, sem ela não adianta muito fazer o seu conteúdo com toda dedicação e não ter quem o consuma.

As pessoas precisam saber que o seu curso existe e se sentirem instigadas e motivadas para conhecê-lo.

Por isso, você tem que despertar interesse no seu público e mostrar a relevância do que tem a ensinar.

É possível trabalhar com e-mail marketing nessa divulgação, se tiver uma lista (mailing) de leads qualificados, um trabalho que pode ser facilitado por uma ferramenta de automação. Mas em geral há várias alternativas para reforçar essa divulgação. Falamos delas agora! 

1) Newsletter

A newsletter é uma espécie de revista eletrônica, geralmente com determinada periodicidade,enviada a leads cadastrados. Mas também pode ser enviada em formato de e-mail, para essa mesma base.

Divulgar seu curso online nela é uma ótima forma de manter seus contatos informados de tudo o que sua empresa tem a oferecer de novo.

Além disso, convida o leitor a conhecer mais a fundo outras iniciativas e frentes de conteúdo que a empresa promove.

Tudo isso contribui para a construção de autoridade para a marca. Quanto mais o lead ver que ela investe em temas que é especialista e que entende do mercado, melhor.

2) Anúncios pagos

Se preferir, você também pode investir em mídia paga para divulgar seu curso online.

Um exemplo é o Google Adwords.

Você pode segmentar campanhas que trabalhem palavras-chaves relacionadas aos seus cursos. Pode segmentar também de acordo com região, por canais, por dispositivos e público-alvo de sua campanha.

Assim, ajuda que a oferta de seu curso chegue exatamente a quem poderia se interessar por ele.

3) Divulgação nas redes sociais

Pensar em marketing para Facebook, posts no Instagram e divulgação em qualquer outra rede que seja mais influente e representativa para seu negócio é essencial.

As redes sociais são hoje vitrines das marcas e por isso é muito importante trabalhar a boa imagem nelas. Isso impacta a credibilidade de seu curso também.

No final, se os alunos gostarem, poderão deixar comentários e avaliações positivas que encorajem outras pessoas. Isso mostrará que você sabe como montar um curso online e conquista a confiança de novos alunos.

Invista em vídeos explicando como seu curso vai acontecer, em forma de convite, promova lives ou faça posts estilo carrossel, usando também o apoio dos stories para divulgá-los e gerar curiosidade e interesse.

4) Landing page

A landing page é outra aliada para a tarefa de como montar um curso online bem divulgado.

Ela é uma página de destino que você pode adicionar ao seu site, somente com informações do curso para que as pessoas se cadastrem.

É uma excelente forma de atrair mais leads para ele e gerar conversão.

Problemas comuns de criar um curso online do zero

Mais do que entender como criar um curso online do zero, é preciso estar preparado para lidar com seus desafios.

Abaixo abordamos alguns dos principais:

1) Evasão de alunos

Uma das maiores dificuldades de quem vende curso online é enfrentar a possível evasão de alunos.

Nem sempre ela acontece porque o curso não agradou, mas como tudo é feito à distância é passível de eles se dispersarem.

Para isso, invista em relacionamento com seus alunos. Esteja sempre em contato, pergunte como ele está se sentindo em relação ao curso, ofereça ajuda se estiver com alguma dificuldade.

Nunca deixe seu aluno se sentir abandonado durante o percurso, depois da compra.

2) Falta de comunicação entre os alunos

Outro ponto que pode impactar bastante é o entrosamento dos alunos. Diferente do presencial, no online a turma não está junto fisicamente e por isso a sensação de conexão pode diminuir.

Por isso, o ideal é substituir essa “proximidade” por maior interação, nas aulas, em chats ou até montar grupos em alguma ferramenta, como o Meet ou Teams para que todos se falem e se conheçam.

Isso pode promover maiores oportunidades de networking também, aumentando o senso de cooperação, de aprendizado uns com os outros e a vontade de continuar cursando.

Tudo pode ser ainda um incentivo para criar novas turmas e cursos depois.

3) Falta de acompanhamento das atividades

A falta de acompanhamento das atividades pode ser outro problema. É comum que alguns alunos comprem o curso, mas não façam ou não aproveitem tudo o que ele propõe.

Para diminuir essa ocorrência, invista em facilidades para que os alunos acessem e entendam essa atividade e priorize a comunicação.

Esteja sempre disponível para tirar dúvidas, para que seu aluno não de sinta desassistido e desanime.

Invista também, quando for o caso, em SMS ou e-mail marketing para enviar lembretes motivadores sobre elas. Ajudá-lo a lembrar de um jeito descontraído traz leveza e estímulo para que nada seja deixado para trás.

Dados sobre o mercado de cursos online 

Quem está interessado em saber como criar um curso online do zero provavelmente já percebeu o potencial desse mercado.

Estando por dentro de dados dele, portanto, você saberá como montar um curso online que atenda melhor às expectativas e necessidades do consumidor de hoje.

Assim, oferece à sua empresa mais uma chance de aumentar sua visibilidade e construir autoridade sobre um tema que ela domina, se tornando uma referência em seu segmento, à qual as pessoas irão recorrer para obter maior conhecimento sempre.

Isso alavanca inclusive a venda de outros produtos e ajuda sua empresa a crescer.

Um mercado em expansão

Segundo o chamado Censo EAD, da Associação Brasileira de de Educação a Distância, esta área não para de expandir.

O censo 2019/2020 mostrou que cursos livres corporativos ou não corporativos, aliás,que são focados na transmissão de conteúdo, têm ótima aceitação.

O setor está em amplo crescimento e os cursos livres acompanham a livre iniciativa econômica.

Maior praticidade em novos tempos

Um levantamento do site Cuponomia, que trabalha com cupons de desconto, mencionado em uma notícia do UOL, mostrou que recentemente a procura tem aumentado.

Essa já era uma tendência observada em face da comodidade que a era digital traz para estudar, mas agora se intensificou.

Na quarentena, o levantamento mostrou que o aumento nas vendas desse segmento foi nada menos que 224%.

Isso mostra o quanto o consumidor tem optado por essa possibilidade, como forma de se adaptar ao momento e provavelmente como modo de incluir a busca por maior conhecimento mesmo em uma rotina mais agitada.

Gostou de entender um pouco mais sobre como montar um curso online? Precisa de ajuda para divulgá-lo? Conheça nossos serviços! Somos especialistas em marketing e podemos te ajudar!

CTA-Materiais-Gratuitos